sexta-feira, 9 de junho de 2017

Jovens de Cruxati, em Itapipoca, ganham Escola de Ensino Médio


Alunos que finalizam o ensino fundamental, na localidade de Cruxati, no município de Itapipoca, passam a contar com um novo espaço p ara continuar a estudar sem sair da região onde moram. Nesta quinta-feira (8), às 18 horas, o governador Camilo Santana inaugura a Escola de Ensino Médio Ana Costa Teixeira, na localidade. O secretário Idilvan Alencar participa da solenidade.
Antes, para fazer o Ensino Médio, os alunos precisavam se deslocar até os distritos de Betânia, Bela Vista e Calugi. A nova escola tem 12 salas de aula, com capacidade para atender a até 540 alunos em cada um dos turnos (manhã e tarde). Oferta laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, salas para o Grêmio Estudantil e de vídeo, além de biblioteca. Para incentivar a cultura e o esporte, o prédio contará ainda com anfiteatro e um ginásio poliesportivo. Para construir, mobiliar e equipar a unidade de ensino, foram investidos R$ 4,6 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. A obra foi supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
O diretor da EEM, Jhonata Paixão Tabosa, destaca alguns dos projetos que serão desenvolvidos para a melhoria da aprendizagem dos alunos: Professor Diretor de Turma e o Apadrinhamento de Turma. O primeiro tem a missão de manter um professor da unidade de ensino como diretor de uma turma, acompanhando todo o desempenho escolar destes estudantes até o final de sua escolarização. Será implantado, inicialmente, nas turmas do 1º ano do Ensino Médio.
O segundo projeto atenderá aos demais alunos, a partir de professores que atuarão de forma voluntária, com o mesmo objetivo. A unidade de ensino também oferta um reforço com foco na melhoria da leitura e da escrita, assim como da Matemática.
O nome da Escola é uma homenagem à Ana Costa Teixeira, moradora de Cruxati, que pagava as professoras pela alfabetização de crianças da comunidade cujas famílias não podiam custear a educação dos filhos.
A rede estadual na região conta com 44 escolas, sendo 1 Centro de Educação de Jovens e Adultos, 9 Escolas Profissionalizantes, 1 Escola do Campo, 1 Escola Indígena, 1 Escola de Tempo Integral e 31 Escolas Regulares.
Serviço:
Inauguração da Escola de Ensino Médio Ana Costa Teixeira
Data: 08/06/2017
Hora: 18 horas
Local: Estrada do Cruxati S/N Distrito de Cruxati, Cidade de Itapipoca /CE

Com informação da A.I