quarta-feira, 14 de junho de 2017

Prefeitura realiza 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres

 
A Prefeitura de Forquilha, por intermédio da Secretaria da Saúde, realizou nesta terça-feira (13) a 1ª Conferência Municipal da Saúde das Mulheres. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com as presenças da Secretaria da Saúde Joelma Pessoa, a Secretária Adjunta, Ana Maria, Secretária Municipal de Governo, Guida Prado, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natalino Gomes, Coordenadora da Atenção Básica, Silvia Andréia Frota, vereadores, funcionários do município e profissionais da saúde.
A Conferência debateu a Política para as Mulheres e teve como objetivo analisar a situação atual e estabelecer diretrizes, ou seja, indicar caminhos para atingir desejos e necessidades expressas pela população. Na oportunidade, o público acompanhou a Palestra ministrada por Palestrante Robstênia Sousa, com analises amplamente para otimizar o atendimento à mulher, na área da saúde, e demais temas foram debatidos na conferência.
Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social.
De acordo com a secretária de Saúde, Joelma Pessoa, foi um passo muito importante para o município. “Na Conferência diversos temas foram colocados em debate nos grupos.
Em maio deste ano o Conselho nacional de Saúde convocou a Conferência nacional de Saúde das Mulheres com o objetivo de propor diretrizes para a política nacional de Atenção Integral à saúde das Mulheres.
A 1ª Conferência nacional de Saúde e Direitos da mulher aconteceu em 1986 e após 30 anos retoma as discussões e reúne as, mulheres para pensar a política nacional de saúde. A Conferência Nacional deste ano contempla as políticas de equidade: da população negra ( no combate ao racismo, desigualdade étcnico-raciais e racismo Institucional), da população LGBT ( no combate a discriminação por orientação sexual e indenidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua ( com reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da população do campo, da floresta e das águas ( por conta da redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

A expectativa é que seja a efetivação do controle social no SUS para a saúde das mulheres. Como parte dos requisitos para a conferência Nacional, A cidade participa no momento da Etapa Municipal, cuja convocação foi legitimada pela resolução 05/2017 do Conselho Municipal de Saúde de Forquilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário