quinta-feira, 15 de junho de 2017

Prefeitura de Forquilha realiza 2ª audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana

 

A Prefeitura de Forquilha, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Governo do Estado e Secretaria das Cidades realizaram na manhã desta quarta-feira (14/06), no auditório do Sindicato dos trabalhadores Rurais de Forquilha, a 2ª audiência pública para discutir o Plano de Mobilidade urbana da cidade. Estiveram presentes o vice-prefeito Régis Prado, Secretária de Governo, Guida Prado, Secretário de Insfraestrutura José Ilário, Coordenadora do plano de Mobilidade Urbana municipal Michelle Melo e demais secretários e vereadores do municípios.
Na 2ª Audiência foram apresentados os resultados obtidos na etapa de diagnóstico, prognóstico e diretrizes para a mobilidade, que é constituída por quatro etapas.
“ Nesse momento estamos apresentando a população os problemas de mobilidade em nosso município, problemas esses, que já são do nosso conhecimento”, destacou o Secretário de Infraestrutura José Ilário.
O Plano de Mobilidade de Forquilha - PlanMob trata-se de um instrumento fundamental para implementação da mobilidade urbana sustentável, ou seja, garantir o direito de deslocamento de todos, privilegiando o transporte coletivo, o transporte a pé e por bicicleta. As cidades devem garantir o direito dos cidadãos à livre escolha do meio de transporte, escolha essa que deve ser baseada na mobilidade sustentável garantido o equilíbrio entre o uso do veículo privado, do transporte coletivo e o pedestre. A partir da implementação do PlanMob espera-se que a cidade possa apresentar uma mobilidade mais respeitosa com o meio ambiente, bem planejada e com modais mais eficientes do ponto de vista energético, promovendo ativamente uma redução do uso do automóvel.
O diagnóstico com base nos dados levantados na etapa anterior e na sistematização destas informações e a identificação dos problemas. O prognóstico consiste na elaboração de uma matriz de cenários futuros. A Etapa conta também com a formulação dos objetivo e diretrizes que nortearão as propostas; 
Etapa 1: Mobilização e Levantamento de Informações → Estruturação do trabalho, seu planejamento, assim como o levantamento e a sistematização das informações necessárias para a criação da base de dados do projeto; Etapa 2: Diagnóstico e Prognóstico → O diagnóstico com base nos dados levantados na etapa anterior e na sistematização destas informações e a identificação dos problemas. O prognóstico consiste na elaboração de uma matriz de cenários futuros. A Etapa conta também com a formulação dos objetivo e diretrizes que nortearão as propostas; Etapa 3: Elaboração de Propostas → Consiste na elaboração das propostas em mobilidades, na apresentação da viabilidade das propostas e de um cronograma físico e financeiro capaz de oferecer critérios objetivos para a priorização das propostas. Etapa 4: Elaboração da Minuta de Lei → Consiste na elaboração da minuta de lei em mobilidade e uma Cartilha Educativa PlanMob.

A população pode consultar as etapas do processo do PlanMob, que se encontram disponíveis para consulta pública nos sites da Prefeitura de Forquilha (www.forquilha.ce.gov.br) e da Secretaria das Cidades (www.cidades.ce.gov.br). Contribuições e sugestões também poderão ser apresentadas durante a audiência pública ou enviadas para o e-mail planmob.idom@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário