quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ceará receberá 23 mil doses extras de vacina para combater surto de meningite


O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi em Brasília, conseguiu a disponibilização de 23 mil doses de vacina contra meningite para garantir o atendimento aos outros grupos. No Estado foram disponibilizadas, inicialmente, quatro mil doses para vacinação da população masculina de 20 a 49 anos, perfil de adoecimento no município.
O secretário da Saúde, Henrique Javi, esteve em Parambu, na segunda-feira (5), com uma equipe de técnicos da Saúde estadual para participar de reunião com a administração municipal e com a população em que foram anunciadas que a partir de agora homens entre 7 a 49 anos passam a ter prioridade na imunização, em seguida as demais pessoas da região.
Desde o dia 13 de maio, a Sesa registrou cinco casos de meningite na cidade. Um paciente está internado em situação estável no Hospital São José, da rede pública do governo do Ceará. O hospital é referência em doenças infecciosas e tratou outros quatro pacientes que vieram de Parambu com meningite. Dois casos chegaram a óbito.
A vacinação da meningite tipo C é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até cinco anos de idade e para o público de 12 e 13 anos. Há recomendação de vacinação quando se configura surto comunitário.