quinta-feira, 22 de junho de 2017

Morre a presidente do jornal O Estado Wanda Palhano aos 84 anos


A jornalista  e advogada Dra. Wanda Palhano, presidente do jornal O Estado, faleceu na manhã de hoje (21), ás 10h20 no hospital Monte Klinikum. Segundo o laudo médico, a causa foi parada cardiorrespiratória.
O velório será nesta quarta-feira (21), na Funerária Ethernus Complexo Velatório da na Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota, a partir das 17h30 e o sepultamento amanhã (22), às 11h, no Cemitério Parque da Paz. Antes do sepultamento será celebrada uma missa de corpo presente às 8h.
Wanda Palhano foi a primeira mulher cearense a ocupar o cargo de procuradora Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); foi procuradora federal e a primeira conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Além disso, foi advogada e jornalista.
Biografia
Natural do Paraná, tendo nascido na cidade de Jataizinho, Wanda Palhano trilhou um brilhante caminho profissional. Formada em direito pela Universidade Federal do Ceará, em jornalismo pela CEUB de Brasília e em Administração Pública pela UECE, é também pós-graduada em marketing pela UFC.
Filha de Joacy Gonçalves Palhano e Cecy de Holanda, veio ainda criança para o Ceará. A família morou  primeiro na  cidade de Guaramiranga, lá construindo o hoje famoso Sítio Tibagi e depois transferiu-se para Fortaleza.
Recebeu o título de cidadã cearense pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e o título de cidadã fortalezense pela Câmara Municipal de Fortaleza, decisão unânime entre os Parlamentares de ambas as casas.
Exerceu a função de procuradora federal e também procuradora-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, neste último, a primeira mulher a ocupar o cargo. Outra posição de destaque foi na OAB – CE, como a primeira mulher eleita conselheira.
Por ser considerada ícone da imprensa cearense e intelectual, Wanda Palhano ocupa a cadeira número 07 da Academia Cearense de Literatura e jornalismo, cujo o patrono é Olavo Dutra.
Desde 1996 preside o Jornal O Estado, um dos mais tradicionais jornais impressos do Nordeste, onde imprimiu a marca da modernidade.
História no Jornal O Estado
A narrativa social do O Estado começa em 24 de setembro de 1936, com a sua criação. Com mais de 21 mil edições o jornal é conhecido por sua credibilidade e tradição. E na grande maioria das vezes o simples ato de folhear estas páginas de notícias esconde a verdadeira VIDA presente neste papel: desafios, perdas e conquistas contidas nas mais de 500 mil folhas já publicadas, aproximadamente.
Por ser uma empresa familiar a história do Jornal às vezes se confunde com a biografia da vida de alguns dos principais personagens. Ninguém melhor para falar sobre essa tal intimidade do que a atual presidente, Wanda Palhano. Após a morte do seu marido, Venelouis Xavier Pereira, em 1996, resolveu enfrentar as dificuldades e tocar o jornal.
“O Jornal tem sempre sido remodelado e novas funções foram, com o tempo, distribuídas entre os irmãos. “Eu trago como característica da presidência, o meu tom conciliador e nossa capacidade de fazer parcerias”, completa Wanda Palhano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário