sexta-feira, 30 de junho de 2017

Vereador Carlos Wagner(PEINHA) solicita reforço policial para o XV Festival de Quadrilhas


Preocupado com a segurança publica o vereador Carlos Wagner(PEINHA) solicitou do coronel Assis reforço policial para os dias que vão ser realizado o festival de quadrilhas de Forquilha.Com esse pedido o edil mostra sua sensibilidade e preocupação com o grande numero de pessoa que vão curtir o festival,para que todos tenha uma festa com segurança.

REQUERIMENTO N°159/2017, CONTEÚDO- Requer do chefe do poder executivo municipal que solicite do 13° batalhão da policia militar da zona norte do estado,tendo como comandante o tenente coronel Sr. Francisco Assis Azevedo de Sousa,o reforço policial nos dias de realização do festival de Quadrilhas do nosso município.

Prefeito de Irauçuba Nonatinho em Brasília consegue melhorias para o município


Logo na Quinta-feira(30), trabalhando por habitação, Juntamente com o Deputado Federal Danilo Forte, o Prefeito Nonatinho esteve em reunião com a Vice-Presidente Nacional de Fundos de Governo da Caixa Econômica Federal, Deusdina dos Reis Pereira, e Assessores da pasta, aonde trataram dos projetos de habitação urbana de Irauçuba que estão em análise final.

A reunião foi produtiva e as perspectivas são excelentes.
O resultado dos projetos serão publicados em Julho.

Quando os projetos forem aprovados, Irauçuba dará um salto na qualidade de vida de dezenas de famílias, com a conquista da casa própria.

152 títulos de propriedade rural são entregues em Santa Quitéria


A Secretaria de Agricultura de Santa Quitéria e o Instituto de Desenvolvimento Agrário entregaram na tarde desta quinta (29), em solenidade realizada no auditório da secretaria, 152 títulos de propriedade rural, integrando o Programa de Regularização Fundiária do Governo do Estado.
A entrega contou com a presença de autoridades, como o prefeito Tomás Figueiredo, o superintendente estadual do INCRA Marcos Cals, a superintendente-adjunta do IDACE Gracinha Pedrosa, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, além de agricultores locais.
O título de propriedade rural é o produto final do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária do Governo do Estado, que vem sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
Iniciado em 2004, o programa já teve o trabalho concluído em 109 municípios, dos 182 previstos para serem atendidos até a conclusão do programa, em 2020.




A VOZ DE SANTA QUITÉRIA 

Vicente Nery doa cachê de show para ONGs de Pernambuco


Vicente Nery é famoso por abraçar causas sociais. Na noite desta quarta-feira, 28, o cantor fez mais uma boa ação, ao doar o próprio cachê arrecadado no show da cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, para três ONGs serratalhadenses.
“Nada mais justo. Tentei devolver a Serra Talhada, um pouquinho do carinho que o povo dessa cidade tem por mim”, afirma Vicente. O cearense fez 55 apresentações no município pernambucano, sendo um dos forrozeiros que mais passou pelos palcos da capital do xaxado.
A doação foi feita à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que trabalha na inclusão de pessoas com deficiência. A APAE tem como principal missão prestar serviços de assistência social no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando a sociedade.
A OSEP, que é um centro de recuperação para dependentes químicos, também recebeu parte do dinheiro doado. Outra a ser contemplada foi o grupo de voluntários Amigo Quatro Patas, que realiza o trabalho de proteção, acolhimento e adoção de animais de rua no município.

FNDE repassa R$ 918 milhões do Fundeb a Estados e Municípios


O valor referente a parcela de junho da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está disponível a partir desta quinta-feira, 29.

Moisés Braz chama atenção para crise hídrica


O deputado Moisés Braz (PT) chama atenção para o risco de colapso hídrico no Estado. De acordo com o parlamentar, a capacidade total de armazenamento dos 153 reservatórios de água monitorados no Ceará é de 18,64 bilhões de metros cúbicos, mas, atualmente, o registrado é de apenas 2,5 bilhões de metros cúbicos.
Para Moisés Braz, a situação da Região Metropolitana de Fortaleza é uma das mais críticas. “É muito grave e pode ocasionar na necessidade de um racionamento de água, pois o açude Castanhão, maior reservatório que temos e responsável por abastecer Fortaleza e Região Metropolitana, tem apenas 6% de sua capacidade e pode não ter suporte hídrico para o abastecimento”, salientou o deputado.
O parlamentar destacou os esforços do governo Camilo Santana na questão hídrica, mas considerou que a população também vai precisar fazer a sua parte para amenizar os efeitos da falta de água. “O governador tem pautado o seu mandato na determinação de fazer ações que evitem a falta de água no Estado, com perfuração de poços e dessalinização de águas, mas, mesmo assim, a situação hídrica continua muito crítica”, apontou Moisés Braz.
Para ele, “não basta apenas a iniciativa do governador se a população não fizer a sua parte e tratar com zelo a água que chega à torneira para garantir a segurança hídrica de 2018”.

Na ocasião, o deputado Dr. Santana (PT) apontou que a garantia de água deve ser tratada como prioridade, neste momento no Estado. Já o deputado Jeová Mota (PDT) agradeceu o governador Camilo Santana pelas ações que garantiram o abastecimento de água na região de Crateús.

TRE inicia revisão biométrica em mais seis municípios do Ceará


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizou audiências públicas nessa quinta-feira, em Pentecoste, e Redenção, que marcaram o início dos trabalhos de revisão eleitoral com biometria na 50ª e na 52ª Zonas Eleitorais, respectivamente, que abrangem ainda os municípios de Apuiarés e General Sampaio, Acarape e Barreira.
As audiências públicas foram conduzidas pelo vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, na presença de autoridades locais e de juízes e servidores da Justiça Eleitoral, que esclareceram aos representantes das comunidades dos municípios os principais aspectos da biometria.
Todos os eleitores dos seis municípios são obrigados a comparecer aos respectivos cartórios eleitorais para fazer a revisão eleitoral. Caso contrário, os títulos serão cancelados. A meta do TRE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do estado até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020.

Presidente da CCJ usará denúncia contra Temer como vitrine eleitoral


O presidente Michel Temer (PMDB) e seus principais aliados estão preocupados com provável fogo amigo do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). Pela avaliação do Planalto, o deputado deve usar o cargo como vitrine eleitoral para 2018. Pacheco quer se candidatar ao governo de Minas Gerais.
O governo entende como “perda de tempo” esperar ajuda de Pacheco para unificar as denúncias contra o Temer vindas da Procuradoria Geral da República. O presidente é alvo de denúncia por corrupção passiva, mas espera pelo menos outra denúncias por obstrução de Justiça. O procurador geral da República, Rodrigo Janot, escolheu “fatiar” as acusações para forçar o governo a unificar a base aliada por duas vezes na Câmara para conseguir barrar as ações.
A estratégia parece ter surtido efeito. A base aliada de Michel Temer na Câmara entende que, através de manobras do Planalto, como distribuição de cargos e de Pacheco quer concorrer ao governo de Minas Gerais no próximo ano e liberação de verba, o governo consiga barrar a primeira denúncia. Porém, em caso de uma segunda votação na Casa, o desgaste pode ser muito grande às vésperas das eleições, podendo fazer parlamentares mudarem de lado para tentar a reeleição e manter o foro privilegiado.

terça-feira, 27 de junho de 2017

LÍNGUA FERINA: Politica no gancho como anda


Uma das perguntas feitas no município de Forquilha,se existe hoje oposição.Com a reeleição do prefeito Gerlásio Loiola os ânimos de quem pensava politicamente ao contrario do grupo da situação "esfriaram" e com a vinda do vereador Eliezer Siqueira para o grupo da situação e com o desaparecimento do grupo do primeiro prefeito de forquilha Jose Antonio e também do ex-prefeito Edmundo rodrigues(PITBUL) o que ser ver e uma calmaria na politica do gancho,ATE QUANDO...

PENSANDO BEM...
A ex vereadora Socorrinha do Juve dizem as línguas ferrinas que já estar se deliciando com a delicias do poder.

SERA...
O ex vereador Roberto do Padre ja estaria de malas pronta para voltar de Brasilia para Forquilha.

E MAIS COISA VEM AI...

Heitor defende retorno de Danilo ao comando do PSB


O deputado Heitor Férrer (PSB) defende o retorno de Danilo Forte ao comando da sigla no Ceará. Ontem, os políticos estiveram reunidos para discutir o cenário político partidário nacional e local, após destituição da presidência estadual do PSB. Caso Danilo seja reconduzido, o parlamentar, inclusive, anunciou que irá repensar sua intenção de deixar os quadros da legenda.
“Manifestei ao Danilo Forte nosso total apoio à reversão da decisão partidária de retirá-lo da presidência estadual. A situação do partido como está, já estou com um pé fora. Danilo sendo restabelecido à condição de presidente estadual, poderemos rever nossa posição” disse Heitor, acrescentando que “a forma como o partido procedeu na destituição nos decepcionou profundamente”.

No início do mês, Danilo recorreu à Justiça para reverter a decisão do presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, que o destituiu da presidência estadual da sigla, após votação a favor da reforma trabalhista na Câmara. A medida trata-se de “um mandado de segurança contra uma medida autoritária, monocrática, sem embasamento legal”.
Sobre o assunto, Heitor demonstrou solidariedade ao correligionário. “Estou inteiramente associado à luta judicial do deputado Danilo Forte, no intuito de reverter a decisão do partido que o destituiu da presidência do PSB local que construímos juntos” afirmou Heitor, presidente do PSB Fortaleza.
Férrer ressaltou ainda o diálogo sobre as convenções municipais já convocadas por diversos presidentes de comissões provisórias e diretórios nos municípios cearenses, que entre outras medidas demonstram solidariedade ao ex-presidente.
Pela assessoria de imprensa, Danilo agradeceu o apoio e ressaltou possuir um manifesto com mais de 80 presidentes do PSB nos municípios em seu apoio.

“Sou grato e fico feliz à solidariedade do deputado Heitor Férrer que junto chegou ao partido conosco em setembro de 2015. De lá pra cá trabalhamos para que o PSB passasse a existir no contexto local, participasse das eleições municipais, incluindo Fortaleza, onde defendemos o nome do próprio Heitor. E, agora não podemos voltar atrás. Seguiremos dialogando para que as decisões futuras sejam tomadas em conjunto neste novo jeito de fazer política no Estado a que nos propomos”, frisou Danilo Forte.
Equipe do jornal O Estado tentou entrar em contato com o deputado Odorico Monteiro, hoje presidente estadual do PSB, mas não houve retorno até o fechamento desta edição. Em maio deste ano, o parlamentar trocou a presidência do Pros pela do PSB. Na ocasião, ele informou que recebeu convite do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e que assumiu dentro das diretrizes do partido de ser oposição ao governo Michel Temer.
Destituído
No final de abril deste ano, o deputado Danilo Forte foi destituído do comando estadual do PSB, como punição por ter votado a favor da reforma trabalhista, na Câmara Federal, contrariando a orientação do partido. Além dele, outros três parlamentares, que presidem a direção partidária em seus respectivos estados, também perderam o cargo, por votarem a favor do governo.

Bombeiros e Ciopaer resgatam corpo de homem em precipício


Uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social conseguiu localizar e resgatar o corpo de um morador de Ubajara, que havia caído de um precipício na localidade de Sitio Chapadinha, na zona rural do município.
Por volta das 15h40min, a guarnição do Corpo de Bombeiros chegou ao local. O local era de difícil acesso. Segundo testemunhas, a vítima caiu na ribanceira por acidente. O resgate foi realizado com apoio da guarnição da Ciopaer. O corpo foi devidamente acondicionado e conduzido pelas equipes de resgate até o topo da Serra da Ibiapaba, aonde chegaram por volta das 18h.

Cerco se fecha: Janot denuncia Temer ao STF por corrupção passiva


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou, nessa segunda-feira, o presidente Michel Temer e ex-assessor do Palácio do Planalto, Rodrigo da Rocha Loures, ao STF (Supremo Tribunal Federal) por crime de corrupção passiva. De acordo com a denúncia, Temer foi o destinatário final de uma mala contendo propina de R$ 500 mil e de uma promessa de outros R$ 38 milhões em vantagem indevida. A origem do dinheiro: o Grupo JBS.
Segundo o procurador Rodrigo Janot, o intermediário das operações foi Rocha Loures, preso desde o dia 3 de junho e filmado pela polícia correndo com a mala contendo os R$ 500 mil. A informação de que a denúncia ligaria. Janot pede que o presidente seja condenado a pagar R$ 10 milhões por danos morais à coletividade. Já o ex-assessor de Temer, R$ 2 milhões.
As delações dos empresários da JBS fizeram com que, pela primeira vez na história brasileira , um presidente da República é acusado formalmente de crime no exercício do cargo. Em novembro de 1992, Fernando Collor também foi acusado de corrupção pela PGR, mas na época estava afastado da Presidência e aguardava julgamento final de seu processo de impeachment no Senado, que ocorreria no mês seguinte. Collor acabou absolvido.
O procurador afirma que Temer “recebeu para si”, por meio de Loures, a “vantagem indevida de R$ 500 mil ofertada” por Joesley Batista, sócio da JBS, e entregue na mala. De acordo o procurador, o presidente recebeu os recursos “entre os meses de março a abril de 2017, com vontade livre e consciente” e “valendo-se de sua condição de chefe do Poder Executivo e liderança política nacional”.
A Procuradoria Geral da República revela ainda que, “além do efetivo recebimento do montante espúrio mencionado”, Temer e Loures “em comunhão de esforços e unidade de desígnios, com vontade livre e consciente, ainda aceitaram a promessa de vantagem indevida no montante de R$38 milhões”.
A partir de agora, o ministro Edson Fachin, relator do inquérito no STF, deve decidir quando enviará a denúncia à Câmara dos Deputados, que precisa dar o aval para o Supremo decidir se abre ou não um processo contra o presidente. Para a autorização ser aprovada, são necessários os votos de pelo menos 342 deputados. Se a ação penal for aberta, Temer se transforma em réu no Supremo, podendo então ser condenado ou absolvido ao seu final. A pena por corrupção passiva vai de 2 a 12 anos de prisão. O presidente tem negado as acusações.
Segundo, ainda, o procurador Rodrigo Janot os empresáris Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS, não são alvos da denúncia em razão do acordo de delação premiada homologado pelo STF. A denúncia por corrupção é baseada nas tratativas de Loures para receber os recursos da JBS e favorecer a empresa no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Com base no documento encaminhado ao STF, Janot pede a condenação de Michel Temer por corrupção passiva, perda da função pública ou mandato eletivo e indenização aos cofres públicos de ao menos R$ 10 milhões por Temer e R$ 2 milhões por Loures

Direção Estadual do PSD confirma expulsão de Osmar Baquit do partido


Leia a íntegra do comunicado
COMUNICADO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSD
O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) definiu durante reunião nesta segunda-feira (26) pela ratificação da decisão da Presidência Nacional da legenda que decidiu expulsar o deputado estadual Osmar Baquit de seus quadros. Conforme a deliberação, ele fica impedido de atuar, representar e se expressar em nome do partido em qualquer situação. Com a confirmação da decisão nacional, a bancada estadual do PSD na Assembleia passa a ser constituída pelos deputados Roberto Mesquita e Gony Arruda. O PSD estadual encaminhará ofícios comunicando a deliberação à liderança do bloco PMDB-PSD-PMB da Assembleia, ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e à Presidência da Assembleia.
Na semana passada, o PSD Nacional acatou a representação feita pelo diretório estadual da sigla e definiu pela expulsão do Osmar Baquit. O deputado, segundo a representação, desobedeceu às deliberações fechadas pela legenda e incorreu em infidelidade confessa ao partido. Osmar Baquit subiu à tribuna da Assembleia Legislativa no dia 13 de junho passado e demonstrou “a vontade consciente e deliberada em infringir a norma interna ao expressar verbalmente que ‘sairia do partido na primeira oportunidade'” seguido de graves ofensas à sigla.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Boca Junior e campeão Forquilhense de futsal

 
Em uma noite histórica no futsal forquilhense, mais de 3 mil pessoas acompanharam a decisão do Campeonato Forquilhense de Futsal 2017 realizada no último sábado dia 09 de abril, no ginásio poliesportivo Real Madrid. Boca Júnior e Salsa disputaram o título de campeão numa partida com muitos gols.
A Salsa estava invicta no campeonato, mais no jogo da final acabou sendo goleada pelo placar de 5 a 0, pelo ó Boca Júniors que é Campeão do Campeonato Forquilhense de Futsal 2017.

Estiveram presentes prestigiado a final o Sub-Tenente B. Sousa ( Linha Dura), o Presidente da Câmara de Vereadores Gerson Freire, Vereador Rock, Secretário de Esporte Josias Araújo e demais autoridades.
Na preliminar da final aconteceu o jogo feminino disputando o troféu Marinho, se enfrentaram Seleção Forquilhense e PSG (Jaibaras), as meninas da Seleção venceram o PSG pelo placar de 7 a 3.
“ Agradeço a todos os clubes e torcedores que participaram do campeonato, todos estão de parabéns, arbitragem de Sobral que esteve realizando um grande trabalho aqui, a pedido dos clubes que arbitragem fosse de fora. Parabenizo toda gestão do Prefeito Gerlásio Play e vice-prefeito Régis Prado”, disse o Secretário Josias Araújo.

PREMIAÇÃO COMPLETA
CAMPEÃO - BOCA JUNIOR: R$ 2500,00 + TROFÉU + MEDALHA
VICE - SALSA: R$ 1000,00 + TROFÉU + MEDALHA
3° COLOCADO - REAL BETIS: R$ 500,00 + TROFÉU E MEDALHA
TROFÉU GOLEIRO MENOS VAZADO: João Neto( Goleiro do Boca Júnior)
TROFÉU ARTILHEIRO DO CAMPEONATO: Ruan Sobrinho


FOTOS:Fabiano Silvia
CONTRIBUIÇÃO: Radialista Tony Paiva

Forquilha é oficialmente a Capital Cearense do Cinema Popular


O Diário Oficial do Estado, edição de 21 de junho, trouxe a sanção do governador Camilo Santana à lei 16.266, de 20 de junho de 2017. Aprovada pela Assembleia Legislativa, a lei é de autoria do deputado estadual Moisés Braz (PT).
“É um justo reconhecimento a uma vocação do município, que recebe o apoio do poder público municipal. Parabéns a Forquilha e ao prefeito Gerlásio Loiola por esta conquista”, afirmou o parlamentar.
Confira a JUSTIFICATIVA do projeto:
“Forquilha, município da região norte do Estado do Ceará é conhecida como “cidade do cinema popular”. Alcançou notoriedade em nível regional, nacional e até internacional na produção de filmes populares. Produções cinematográficas cujos atores, atrizes, diretores e todos os equipamentos e materiais aplicados são do próprio município.
Localizado a 212 km da capital, Forquilha possui atualmente 23 mil habitantes. A maior parte da população vive na sede, às margens da rodovia BR-222. É neste cenário em que acontece uma manifestação cultural sem precedentes na região: a produção de filmes populares em longa-metragem de ficção, capitaneada por Josafá Ferreira Duarte.
Com destacado talento para as artes audiovisuais, o cineasta Josafá Ferreira iniciou as produções de filmes feitos no Salgado dos Mendes, zona rural do município. Com essas produções, Forquilha passou a ser conhecida por essa arte, atraindo curiosos e até profissionais da área, que passaram a apoiar a ideia. Com isso, outros produtores na região também começaram a mostrar seus talentos e produzir também seus filmes.
A produção cinematográfica amadora e autodidata de Josafá, em Salgado dos Mendes, se apropria da narrativa cinematográfica para construir discursos de resistência política e permitir reflexões sobre temas de interesse local. Ao investigar como são estabelecidas as sociabilidades advindas destas práticas – tanto com relação àqueles que participam das gravações, como com a comunidade que assiste aos filmes – anseia-se desvendar as formas de representação e de compartilhamento de significados desta produção dentro da comunidade a partir da linguagem do vídeo. Deseja-se perceber como se dá a relação entre aspectos da cultura popular (nativa) e o espectro da globalização contemporânea (externa à comunidade).
Por conta da força que as iniciativas cinematográficas vem assumindo, o município sedia todos os anos, desde 2014, o Festival de Cinema de Forquilha.
O Festival, realizado com o apoio da municipalidade, visa incentivar a cultura, prestigiar os artistas locais e potencializar a identidade local com Cinema Popular. Para se ter ideia da relevância da atividade, a cidade de Forquilha já conta com mais de 40 filmes produzidos por artistas locais.
Além disso, o evento, também promove visibilidade às produções amadoras e independentes, gerando a troca de experiências entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais, de Forquilha, do Ceará e do Brasil.
Por isso, nada mais justo que reconhecer este município, seu povo e sua cultura como Capital do Cinema Popular do Ceará.”
Confira a edição do DOE completa
Veja abaixo a reprodução do DOE com a lei:

forquilha

Em Irauçuba Prefeito Nonatinho homenagea escola Gil bastos pelo premio ESCOLA NOTA 10

 
Sábado, dia (24) por iniciativa do prefeito Nonatinho Souza Silva, aconteceu na Praça José Airton Rocha no Bairro Gil Bastos um grande evento de homenagem a Emef Gil Bastos, pela conquista do prêmio ESCOLA NOTA 10 no 2 ° e 5 ° Ano do Ensino Fundamental concedido pelo governador do Estado Camilo Santana. Vale destacar que a referida escola é a primeira do município a ser titulada nas duas turmas concomitantemente. Na ocasião foram entregues Certificados de Menção Honrosa e valor de R$ 1.000, 00 para professor e R$ 1. 300, 00 para o Núcleo Gestor. Tanto o Prefeito Municipal como a Secretária Tanya Alves em seus pronunciamentos ressaltaram que o município precisa melhorar os índices educacionais, visto que, este vem perdendo posição no ranking dos municípios cearenses nos últimos anos. Parabenizaram os alunos, professores Núcleo Gestor e funcionários pela importante conquista. Além da Comunidade Escolar, Prefeito e Secretária da Educação, Diretores e Coordenadores das Escolas Municipais, estiveram presentes a Primeira Dama Patricia Barreto, Presidente da Câmara Vinte e Cinco, Vereadores : Antônio do Eudo, Alex Galuxo, Felipe Fernandes, Rogério Barbosa, Chefe de Gabinete Fernanda Fernandes, Ouvidora Geize Maia entre outras autoridades.
Foi uma noite memorável, movida de muita emoção!

Fábio Assunção:"Reconhecer meus erros e procurar aprender com eles é o que eu desejo"


O atos Fábio Assunção publicou um pedido de desculpas em seu Instagram, na noite deste sábado, após ter sido detido na festa São João de Arcoverde, em Pernambuco. "Lamento muitíssimo o ocorrido em Arcoverde. Era uma noite de celebração. Tínhamos acabado de exibir nosso documentário filmado no sertão pernambucano no palco principal do festival de São João. Então fomos com a equipe confraternizar e a situação saiu do controle", escreveu o artista.
Mais de 11 mil pessoas já haviam comentado, até as 10h30min, deste domingo, no post do ator. Entre os comentários, diversas mensagens de apoio de fãs e de artistas como Preta Gil.
Assunção foi preso por ter se exaltado após o carro em que estava colidir com uma viatura policial. Vídeo publicado pela Folha de Pernambuco mostra o ator sendo hostilizado por populares. Na sequência, ele se exalta e discute com as pessoas. Outro vídeo mostra ele já dentro de uma viatura com vidro quebrado, pedindo para chamar "o sargento" para ser liberado e xingando a polícia. "Eu não sou criminoso", diz em outro momento.

Antônio José Albuquerque será candidato a deputado federal



Antônio José Albuquerque é o secretário da Regional de maior peso da prefeitura, administra uma população em torno de 700 mil pessoas. Sua avaliação é de executivo de grande desenvoltura, a experiência de gestor lhe ajuda.


Antônio José Albuquerque é candidato a deputado federal pelo PP. Jovem, é um projeto do grupo de Cid Gomes para o futuro. Nos quatro anos como prefeito de Massapê, sempre foi escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará. O presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque aposta alto no futuro político do Antônio José Albuquerque, que leva seu nome.

Semana inicia com novo embate entre deputados na AL


A semana na Assembleia Legislativa do Ceará começa tensa em virtude da decisão da executiva nacional do PSD que deliberou pela expulsão sumária do deputado estadual Osmar Baquit de seus quadros na semana passada. A medida foi tomada devido a sua postura diante da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) prevendo extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Direção estadual do PSD se reunirá, hoje, para decidir sobre o pedido do mandato do deputado na Assembleia.
Osmar Baquit deixou a Secretaria Estadual da Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA) e voltou à Assembleia para assumir a relatoria da proposta, substituindo o deputado de oposição, Leonardo Araújo. A manobra foi comunicada por um memorando da liderança do bloco partidário PMDB/PMB/PSD, durante expediente legislativo, informando da substituição do deputado Leonardo Araújo (PMDB) como membro titular da CCJR pelo deputado Osmar Baquit (PSD).
O presidente estadual do PSD, deputado federal Domingos Neto, reclamou da postura da ex-correligionário, que, segundo ele, tem atuado politicamente em desobediência…” ao que foi estabelecido pelo partido em relação ao fechamento de questão contra a extinção do TCM. Além disso, de acordo com a executiva do PSD, o parlamentar “estaria manifestando apoio político a ideais vinculados a partidos opositores”. Domingos Neto informou também já ter notificado a Assembleia sobre a decisão e aguarda retorno.

O deputado Roberto Mesquita (PSD), por sua vez, deixou escapar que a permanência de Baquit nos quadros do partido estaria causando “mal-estar” em virtude das suas declarações. O parlamentar lembrou que, no último dia 13 de junho, Baquit claramente informou que deixaria o partido, e que estava apenas aguardando a janela partidária – período no qual os políticos fazem mudanças partidárias sem a perda do mandato eletivo. Mesquita disse, ainda, que internamente “tá pesado o clima entre nós”, fazendo referência ao novo comando do grupo PSD/PMDB na Assembleia Legislativa.
Para Osmar Baquit, tudo não passa de uma “manobra” para lhe tirar da relatoria da PEC. Ele reclamou, ainda, não ter tido direito de defesa das acusações de infidelidade partidária. Segundo ele, não houve notificação acerca da abertura do processo. “Todo mundo tem direito a defesa”, disse ele, que aguarda ser notificado para definir os atos burocráticos posteriores a decisão da executiva nacional.

No aguardo
Assembleia Legislativa, por meio da assessoria de imprensa, informou ainda não ter sido notificada e disse que, ao receber o documento, dará ciência ao plenário.
PEC
Segunda tentativa de extinguir o Tribunal, a PEC 8/2017 — lida em maio deste ano — tem levantado discussões internas e externa. Enquanto governistas tentam agilizar a tramitação, oposição faz questionamentos jurídicos a fim de barra a matéria. A pauta expõe publicamente a rivalidade entre base aliada e oposição já antevendo a disputa eleitoral de 2018.
No final do ano passado, a Assembleia aprovou o fim do Tribunal de Contas dos Municípios. Logo em seguida, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmém Lúcia, suspendeu PEC que extingue o Tribunal.

Mudanças Já: 63% querem saída de Aécio da presidência do PSDB


Para descobrir o que fazer com o senador afastado, Aécio Neves, o PSDB encomendou pesquisa para saber “como deve agir em relação às acusações feitas ao senador”. O resultado deixou os tucanos numa saia-justa: 61% defenderam o afastamento imediato dele do partido; 32% recomendaram à sigla “esperar a conclusão das investigações para tomar uma decisão” e 7% não se manifestaram. A maioria dos que pedem a saída de Aécio é homem (63%), tem entre 45 e 59 anos e curso superior. E ainda: 61% votaram nele no 1º e 2º turnos e 58% só no 2º turno. A pesquisa foi feita em 9 de junho.
Metodologia. O PSDB encomendou a pesquisa ao Ipesp. Foram ouvidas 3.062 pessoas de todas as regiões do País. A margem de erro é de 3,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Daqui não saio. Após ser tragado pela delação do empresário Joesley Batista, Aécio se afastou da presidência da sigla. Interlocutores dizem que ele não vai renunciar à vaga e tampouco se desfiliar.
Paisagem. O resultado da pesquisa constrangeu tucanos. Presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal chegou a negar a existência da enquete.
Pedindo cola. Os tucanos também perguntaram na pesquisa estimulada o que seria melhor para o País. Resultado: 36% disseram que Temer deve ficar; 35% que deve renunciar e 20% sofrer impeachment.
Ficção. O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Marcus Pestana, diz que vai se inspirar em Tom Cruise para cumprir a “missão impossível” dada a ele pelo presidente do Congresso, Eunício Oliveira, de votar até 14 de julho o parecer final no plenário.
Ter ou não ter. O Congresso só entra em recesso após a votação da LDO.
Vida ou… Depois de ser alvo de críticas pelo pedido de inquérito contra o presidente Michel Temer sem a perícia no áudio, o procurador-geral Rodrigo Janot anda cauteloso.
…morte. Janot tem dito à equipe que esta tem de ser “a melhor denúncia da vida”, firme e objetiva, já que é contra um presidente em exercício.
Elo… O empresário Edgar Safdié, que para a PF pode ser o mesmo Edgar apontado por Rodrigo Rocha Loures para receber propina da JBS em seu nome, foi contemporâneo de faculdade do ex-deputado.
…perdido. Os dois se formaram em Administração na FGV e chegaram a estudar na mesma turma. Safdié nega ser o mesmo Edgar citado por Loures.

Com informações O Estadão

Deputados que vão decidir futuro de Michel Temer já foram citados em delação


Parte dos deputados que vão julgar a procedência da denúncia que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nos próximos dias sobre o presidente Michel Temer, já foi no mínimo citada em planilhas de pagamentos ou nas delações da Odebrecht e da JBS, informa a edição deste domingo (25) da Folha de S. Paulo.
Segundo a reportagem, um quinto dos 66 titulares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara foi ao menos mencionado nessas delações ou nas planilhas. Dos 14 congressistas do colegiado que aparecem nesse contexto, dois tiveram seus casos arquivados: Esperidião Amim (PP-SC) e Paulo Maluf (PMDB-RS).
Um dos cotados para assumir a relatoria da denúncia, Alceu Moreira (PMDB-RS), aparece na delação de Ricardo Saud, da JBS, como destinatário de R$ 200 mil em espécie na disputa eleitoral de 2014.
Constam como investigados a partir das delações da Odebrecht os deputados Daniel Vilela (PMDB-GO), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Marco Maia (PT-RS), Jutahy Júnior (PSDB-BA) e Betinho Gomes (PSDB-PE). Todos negam irregularidades.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

(COVARDIA)Comerciante Forquilhense tem casa invadida por assaltantes


Por volta de 3:40 da manhã de hoje(23/06), ocorreu um assalto na cidade de Forquilha, onde dois elementos ambos encapuzados e armados, renderam o comerciante de nome Erivaldo Mendes muito conhecido no município de Forquilha, e levaram a quantia de aproximadamente 40 mil reais, alguns pertences dentre eles um iPhone e na saída levaram também uma motocicleta de placa PMG- 3593.Os bandidos usaram da força e violência e o mais estarrecedor que tudo foi presenciado pela esposa e o filho da vitima de apenas 06 anos,foram momentos de terror como relatou a esposa de Erivaldo Mendes no Facebook.

 




Camilo Santana defende nome de Lula para presidente em 2018


O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), disse na noite desta quinta-feira, 22, durante a cerimônia de posse do comando do Partido dos Trabalhadores no Ceará, que Luiz Inácio Lula da Silva é o "grande nome para disputar a presidente da República em 2018".
"Amanhã estarei com o ex-presidente Lula em São Paulo. Vamos dialogar. O momento agora é importante para a esquerda deste país. A esquerda precisa se unir para combater a direita em 2018. Eu não tenho dúvida que o nome do companheiro Lula, que fez história nesse país, é o grande nome para ser candidato a presidente da República pelo PT e pela esquerda", afirmou chefe do executivo estadual.
Em fevereiro deste ano, Camilo Santana disse em entrevista ao O POVO que o momento político era propício para Ciro Gomes (PDT). "Precisamos dialogar e vamos construir os caminhos. O que está em jogo é o futuro do povo brasileiro", finalizou.
Redação O POVO Online

Genecias consegue carro Pipa para Pedra Branca


O deputado Genecias Noronha esteve reunido com o Ministro Helder Barbalho, do Ministério da Integração Nacional, juntamente com o Secretario de Finanças, Mosses Mendes, do município de Pedra Branca-CE, para tratar da situação dos carros pipas que o município estar necessitando.
Na reunião ficou acertado que o município será atendido. Pedra Branca tem varias comunidades sem agua potável e açudes secos.

Supremo valida delação da JBS e Fachin continua como relator


A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nessa quinta (22) pela validade da homologação da delação premiada da JBS, que levou à investigação do presidente Michel Temer. Foram sete votos proferidos. Os ministros decidiram manter a relatoria com o ministro Edson Fachin. Eles discutiram, mas deixaram para a próxima semana a abrangência da revisão dos benefícios aos delatores na hora da sentença de um processo decorrente da colaboração. A sessão foi encerrada e deve prosseguir na próxima quarta (28).
Até agora, sete magistrados definiram que a atuação do relator ao homologar um acordo se limita a aspectos formais, não cabendo ao ministro emitir qualquer juízo de valor sobre as declarações de um colaborador.
Com isso, o STF estabeleceu que Edson Fachin é de fato o relator da delação da JBS e que cabia a ele homologar monocraticamente o acordo com a JBS. Os magistrados destacaram que, caso algum delator quebre o contrato celebrado com o Ministério Público, poderá ter os benefícios revistos.
Em seu voto nessa quarta (21), Fachin defendeu sua manutenção na relatoria do caso JBS. Para ele, são atribuições do relator: homologar de forma monocrática (individual) e se limitar a conferir a legalidade do contrato entre delator e Ministério Público.

Ele argumentou ainda que os benefícios dos delatores só possam ser revistos pela Justiça ao final do processo. Até agora, Fachin foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Barroso afirmou que foi legítima a distribuição do caso da JBS para Fachin e considerou “fora de dúvida” de que “a competência da homologação [da delação] é efetivamente do relator”, e não do plenário.
Barroso fez uma defesa mais ampla do instituto da delação premiada como meio de investigação e disse considerar que, nos acordos, é possível oferecer aos delatores benefícios que, inclusive, não estejam previstos em lei.

“O instituto se impõe como uma necessidade da investigação penal. O acordo de colaboração premiada é, em última análise, um acordo de vontades, é um contrato. De modo que acho possível e legítimo que sejam concedidos os benefícios previstos na lei e acho que, também, é possível se estabelecer condições razoáveis e legítimas independentemente de estarem previstas na lei, desde que não sejam vedadas pelo ordenamento jurídico e não agravem a situação do colaborador”, afirmou.
A posição foi para contrastar com questionamento feito nesta quarta por Gilmar Mendes. Ele disse que a Procuradoria tem “legislado” ao conceder benefícios não especificados em lei – e citou um caso em que um réu foi para “regime domiciliar diferenciado”, o que considerou inadequado. Por fim, sobre a discussão de rever o benefício da imunidade oferecido aos irmãos Batista, donos da JBS, Barroso disse que o Estado precisa ser “leal” e honrar seu compromisso. “O Estado tem que cumprir a sua palavra tanto quanto o colaborador”, afirmou.
Em seguida, durante o voto de Fux, os ministros divergiram sobre o que poderá ser revisto após a homologação. Fachin foi instado a explicar esse ponto de seu voto, e sustentou que, ao homologar um acordo, o relator já analisa sua legalidade. Resta ao plenário, no momento do julgamento do processo, avaliar eficácia desse acordo -se o que foi “entregue” pelo delator realmente se concretizou- e se seus termos foram adequados.
Só nesse momento é que poderiam ser revisados os benefícios prometidos aos delatores. “Isto precisa ficar claro: o órgão colegiado [o plenário, por exemplo] não pode rever os termos da delação se tudo for cumprido”, disse Fux, ao retomar a palavra.


Ilegal
Gilmar, por sua vez, disse que, se ficar comprovado que provas foram obtidas ilegalmente ao longo da delação e do processo, mesmo que o relator já tenha analisado a legalidade do acordo ao homologá-lo, o plenário pode declará-lo ilegal.

Gilmar citou uma reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” que, para ele, sustenta que a gravação que Joesley Batista, da JBS, fez do presidente Temer pode ter sido orientada pelo Ministério Público, e não espontânea -o que contaminaria todo o acordo de delação.
“A ‘Folha de S.Paulo’ sustenta que a gravação foi combinada previamente com o Ministério Público e que houve treinamento [do delator]. Caso se comprove este fato, a posteriori…”, disse.

A discussão ficou acalorada, polarizada principalmente entre Barroso e Gilmar. “Não pode ser ‘acho vou que perder, então, vou embora’”, disse Barroso. Na quarta, Gilmar deixou a sessão no meio.

Inhamuns: Exercito promete regularizar situação de Operação Carro Pipa em 72 horas


A 10ª Região Militar do Exército, responsável pela Operação Carro Pipa em zonas rurais do Estado, realizou uma seleção de 40 caminhões que deveriam abastecer os municípios da região dos Inhamuns durantes os meses de maio, junho e julho.
Porém, na terça-feira (20), o radialista Alverne Lacerda, correspondente do Jornal Alerta Geral (Expresso 104,3 FM – Grande Fortaleza e Região Metropolitana + 20 emissoras do Interior do Estado) informou que os carros pipa não fizeram nenhum abastecimento na região no período citado.
Denúncia Carros Pipa
Procurado para responder sobre a denúncia, o Exército afirma que retomará o abastecimento nas próximas 72 horas. Em nota, a instituição esclarece que “a Operação Carro-Pipa (Op Pipa), coordenada no Ceará e no Piauí pela 10ª Região Militar, atualmente distribui água na zona rural de 112 municípios no estado do Ceará, atendendo a uma população de cerca de 807 mil pessoas. Para cumprir essa missão, são contratados 1.600 carros-pipa que se distribuem em todo semiárido cearense. Especificamente no município de Tauá, a Op. Pipa atende a uma população de 179.537 pessoas, e para esse atendimento contrata 56 pipeiros”.
A nota afirma ainda que em relação à suspensão temporária do abastecimento, ocorreu porque “a Organização Militar Executora (OME), o 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), de Crateús-CE, precisou refazer todo o seu planejamento logístico para esse abastecimento em função da mudança do manancial de captação de água a ser distribuída”.
Afirmando que esses planejamentos foram regularizados nesta quarta-feira (21), na presença do representante do município nas dependências do 40º BI.

Segue abaixo nota 10ª Região Militar do Exército sobre o caso:
1. A Operação Carro-Pipa (Op Pipa), coordenada no Ceará e no Piauí pela 10ª
Região Militar, atualmente distribui água na zona rural de 112 municípios no estado do
Ceará, atendendo a uma população de cerca de 807 mil pessoas . Para cumprir essa
missão, são contratados 1.600 carros-pipa que se distribuem em todo semiárido
cearense. Especificamente no município de Tauá, a Op Pipa atende a uma população de
179.537 pessoas, e para esse atendimento contrata 56 pipeiros.

2. Em relação à suspensão temporária do abastecimento, ocorre que a
Organização Militar Executora (OME), o 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), de
Crateús-CE, precisou refazer todo o seu planejamento logístico para esse abastecimento
em função da mudança do manancial de captação de água a ser distribuída.

3. Conforme preconiza a Portaria Interministerial nº 2, de 25 de julho de
2012, celebrada entre o Ministério da Integração Nacional (MI) e o Ministério da
Defesa (MD), base legal da Op Pipa, cabe à administração municipal a indicação do
local de captação da água a ser distribuída, bem como a apresentação mensal de um
Laudo de Potabilidade que assegure que a água captada não é imprópria para o consumo
humano.

4. Recentemente, todos os mananciais utilizados próximos ao município de Tauá
apresentaram o Laudo de Potabilidade desfavorável a esse consumo. Por conta dessa
situação, o 40º BI, de forma preventiva, suspendeu temporariamente o abastecimento
no município. Com a indicação, pela Prefeitura de Tauá, do Poço do Gilson – PI como
novo manancial a ser utilizado para o abastecimento dos carros-pipa, foi necessário um
novo planejamento, com os respectivos reajustes de recursos, considerando que as
distâncias entre as localidades assistidas e o novo manancial simplesmente dobraram em
relação àquelas anteriormente utilizadas para o abastecimento.

5. Esses planejamentos foram concretizados no dia de hoje, 21/06 (quartafeira),
na presença do representante do município nas dependências do 40º BI. A
retomada do abastecimento deverá ocorrer nas próximas 72 horas.

Osmar Baquit acaba de ser expulso do PSD pela direção nacional do partido


O presidente nacional do PSD em exercício, Alfredo Cotait Neto, decretou a expulsão do deputado estadual Osmar Baquit do quadro do partido por atuar “politicamente em desobediência” aos interesses da sigla.
Osmar Baquit votou a favor da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mesmo após o PSD fechar questão contra a PEC 07/2017. A decisão atendeu ao pedido da Comissão Executiva Estadual da legenda, que deve se reunir na próxima segunda-feira (26) para decidir sobre o pedido do mandato de Osmar na Assembleia Legislativa.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Equipe Nagibe Marques vem sendo destaque nas transmissões esportiva na região norte


Com muita luta e dedicação a equipe Nagibe Marques vem ganhando destaque no cenário radiofônico esportivo da região noroeste do estado do Ceara.Composta pelos profissionais J. Carlos como narrador ,repórteres Tony Paiva e João Martins,comentarista Raimundo Filho e plantonista Emanuel Freire esse grupo vem conquistando uma grande audiência com transmissões do futebol amador e principalmente transmitindo os jogos do Guarany de Sobral na Serie D do campeonato Brasileiro,inclusive acompanhando o time em jogos fora do estado.Com essa dedicação quem ganha são os ouvintes da zona norte do estado.

Em Irauçuba Prefeito Nonatinho empossa novos servidores municipais

 
A prefeitura municipal de Irauçuba realizou na noite de terça-feira, 20 de junho, no auditório da Secretaria de Educação a solenidade de posse dos servidores concursados no município de Irauçuba.
Foram empossados:
1. Educadora Física
- Ana Paula Bastos Reis

2. Auxiliar de Serviços Gerais
- Francisca Cibele de Oliveira Lima

3. Guardas Municipais:
- Beatriz Soares Rodrigues
- José Vagner Mesquita Ferreira

4. Agentes de Saúde:
- Antônia Aldenisa Ribeiro Victor
- Maria da Penha Santos Lobato
- Andréa de Sousa Rodrigues
- Glaucia Almeida de Matos Lima

5. Assistente Social
Lygia Negreiros Barbosa.

Galdêncio é o novo vereador da Câmara de Sobral


Tomou posse como o mais novo vereador da Câmara de Sobral, Antonio Oliveira Braga (Galdêncio), que chega para um período de 140 dias, devido a licença médica apresentada pelo líder do prefeito Itamar Ribeiro. a posse aconteceu as 10h30, desta quarta-feira, minutos após o Diário Oficial do Municipal publicar a exoneração de Galdêncio do cargo que ocupava na Prefeitura de Sobral. Dezenas de radialistas e os vereadores Paulo Vasconcelos (presidente), Rogério Arruda (Secretário), Camilo Motos, Socorrinha Brasileiro, prestigiaram a solenidade que aconteceu no gabinete da Presidência, e foi transmitido ao vivo pela Rádio Tupinambá - programa Tribuna Popular.

BLOG WILSON GOMES

Camilo recebe prefeito de Sobral e reforça parcerias


O governador Camilo Santana (PT) recebeu, em audiência no final da tarde de ontem, no Palácio da Abolição, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT). Com Ivo, estavam seu irmão, o ex-governador Cid Gomes (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuqueruque, e a vice-governadora Izola Cela.
Durante o encontro, foram discutidos projetos para reforçar a parceria entre Governo e Prefeitura de Sobral em várias áreas como segurança, mobilidade urbana e urbanização.
Ivo Gomes, segundo o Blog Sonbral de Prima, pediu ao governador apoio para uma série de ações e aproveitou para convidá-lo para a festa dos 244 anos de Sobral. Neste ano, a Prefeitura promoverá uma Virada Cultural com 25 bandas que animarão a cidade das 17 horas do dia 4 até as 5 horas do dia 5 próximo.

Audiência pública com motoristas de carros-pipa em Brasília


O Deputado Federal José Airton Cirilo participou da audiência pública da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre a Situação Hídrica dos Municípios do Ceará nesta terça-feira (20) a convite do deputado Odorico Monteiro (PSB-CE).
O objetivo da audiência foi discutir a atual situação dos motoristas de carros-pipa em atividade no Ceará e que estão abastecendo as cidades mais atingidas pela escassez de água no que diz respeito à irregularidade no pagamento dos valores acordados pela prestação do serviço, o montante pago por quilômetro percorrido pelo veículo e a ineficiência do sistema via satélite (GPS) instalado nos carros para fazer o monitoramento das distâncias percorridas pelos mesmos.