quinta-feira, 6 de abril de 2017

Forquilha realiza 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana


capa okoko


Com a participação da população,aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 05 de abril, 1ª audiência

pública sobre o plano de Mobilidade Urbana de Forquilha. Realizado pela Prefeitura de Forquilha, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, pelo Governo do Estado.O evento teve em sua mesa de honra, o Prefeito Gerlásio Loiola e vice-prefeito Régis Prado, da secretária de Governo,Guida Prado, Secretário de Administração,Valdir Loiola, Coordenadora do plano de Mobilidade Urbana, Michelle Melo,e demais secretários e autoridades.

Durante a audiência foi apresentando o diagnóstico e resultados das pesquisas realizadas no município, dados levantados pela consultoria IDOM

=> Calçadas e vias inadequada para o tráfego de pedestres.

=> 75% da população trabalha no município.

=> 62% dos automóveis são motocicletas, o índice é maior que a média do país e do estado.

=> 58% dos deslocamentos são dentro do município,26% saíram e 15% chegam.

=> Rua Cinco de Fevereiro possuir o maior fluxo de veículos.

“Nossa Administração foi voltada para contribuir com a mobilidade urbana em nosso município,com a pavimentação asfáltica,revitalização das praças, com uma nova mobilidade em um padrão de acessibilidade para todos. Foi abordado as condições de veículos,ciclistas e pedestres, e o binário se faz necessário. Temos uma promessa do Deputado Moisés Braz, de construir o terminal de passageiros, trazendo assim mais melhoria de vida a população”, destacou o prefeito Gerlásio Loiola.

As próximas etapas para a elaboração dos planos, também contarão com audiências públicas, è com a participação popular sendo de extrema importância,para realização de diagnósticos, levantamento e o detalhamento de propostas.

A elaboração destes planos atendem a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determina que todo município acima de 20.000 habitantes deve ter um plano de Mobilidade Urbana. Os planos tem previsão de conclusão para até o final de 2017.

” Não somente ciclovias irão ajuda, mais acredito que a municipalização do trânsito, vão ser muito importante para o plano de Mobilidade Urbana”, enfatizou o Secretário de Infraestrutura, José Ilário.

Para facilitar o acesso da população ao método de elaboração do PlanMob, a Prefeitura disponibilizou no site (www.forquilha.ce.gov.br), os dados levantados pela consultoria IDOM.

A população terá até o dia 17 de abril para participar através do email (planmob.idom@gmail.com) enviando sugestões sobre o PlanMob, é possível sugerir, por exemplo, locais para implantação ou melhorias de infraestruturas como ciclovias, calçada, sinalização, travessias de pedestres e outros.

Saiba mais

A mobilidade urbana é uma necessidade da população e se apresenta como um grande desafio em grande parte das cidades de todo o mundo. O deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, é cotidiano. Para que estas atividades sejam realizadas com mais conforto e qualidade, a população precisa de um sistema de transporte e mobilidade que lhe dê suporte da maneira mais eficiente possível. Assim, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) determinou que o repasse de recursos Federais para a mobilidade só ocorrerão quando o município tiver elaborado seu Plano de Mobilidade.

Com isso, o PlanMob definirá propostas e diretrizes, também em formato de lei, para que Forquilha tenha uma melhor mobilidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal. Assim, os recursos são usados de forma correta, com as reais necessidades e dinâmica da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário