quarta-feira, 24 de maio de 2017

Revisão de municípios pelo IBGE cria Região Metropolitana de Sobral


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a lista de municípios do País. Com os novos dados, o órgão constatou a criação da Região Metropolitana de Sobral (CE), com 18 municípios. O aglomerado urbano do norte do Ceará é composto pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras.
Outras Regiões Metropolitana criadas foram as de Ribeirão Preto (SP), e a Porto Velho (RO). A informação consta da listagem semestral dos municípios brasileiros que compõem as regiões metropolitanas do País (RMs), divulgada nesta terça-feira (23). Assim, o País passou a contar com 69 regiões metropolitanas, sendo a Paraíba o estado com maior número de regiões metropolitanas (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8).
Segundo o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos na Constituição Federal de 1988, “visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”. Cabe aos estados a definição das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.
Pelas informações relativas a 31 de dezembro do ano passado, a região metropolitana de Ribeirão Preto abrange 34 municípios, a de Sobral 18 municípios e a rondoniense inclui, além da capital Porto Velho, o município de Candeias do Jamari.
A nova revisão do IBGE não traz mudanças nas listagens de municípios das regiões integradas de desenvolvimento, que são regiões metropolitanas que se situam em mais de uma unidade federativa. A competência de criar RIDEs é da União. Constam no registro as RIDEs de Petrolina e Juazeiro, a da Grande Teresina e a do Distrito Federal e Entorno.
Com IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário