quarta-feira, 15 de março de 2017

Prefeitura de Iguatu suspende atividades de novo lixão por falta de licenças ambientais


A Prefeitura de Iguatu suspendeu as atividades do novo lixão municipal, no Sítio Caiçaras. O prefeito Ednaldo Lavor (PDT) interditou, no final de janeiro de 2017, o antigo lixão sob o argumento de que trazia muitos prejuízos à saúde pública, no entanto o novo local, chamado de "lixo controlado", onde o gestor afirmou que irá construir um aterro sanitário, não apresenta as licenças ambientas e estudos de viabilidade para o empreendimento.
Além disso, o novo lixão se encontra dentro da área de Gerenciamento de Risco Aviário e não respeita as áreas de preservação permanente de recursos hídricos. A suspensão das atvidades do "lixo controlado" se deu após recomendação do MinistérioPúblico do Estado do Ceará (MPCE), que, além de requerer as licenças ambientais do empreendimento, solicitou uma manifestação da Secretaria das Cidades sobre a viabilidade da construção do empreendimento naquele local.
A Secretaria informou que – atendendo pedido da própria Prefeitura – havia realizado um estudo preliminar e identificado seis áreas passíveis de receber o aterro sanitário, no futuro, dependendo, ainda, de estudos mais completos para se confirmar a viabilidade. Entretanto a área escolhida por Ednaldo não estava inserida em nenhuma das indicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário