quinta-feira, 9 de março de 2017

Eunício entrega Prêmio Bertha Lutz em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


O Plenário do Senado ficou lotado para a entrega do 16° Prêmio Bertha Lutz em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 de março. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), comandou a sessão solene do Congresso Nacional onde foi entregue o Diploma Bertha Lutz a cinco mulheres que, em 2016, contribuíram para a defesa dos direitos femininos e das questões de gênero no país.
Em um discurso no Plenário, o presidente do Senado reafirmou a necessidade de apoio permanente às inciativas que tenham como finalidade o fortalecimento de ações voltadas a igualdade e os direitos da mulher. Eunício lembrou que o Diploma Bertha Lutz é um tributo do Senado Federal à causa feminina e às questões de gênero. Ao exaltar a atuação de cada uma das cinco agraciadas com o prêmio, o presidente prestou uma homenagem a todas as mulheres brasileiras.
“Quero homenagear todas as mulheres brasileiras, guerreiras célebres ou anônimas da luta cotidiana pela vida. Hoje, as mulheres, sozinhas, dirigem um em cada quatro lares brasileiros. E ocupam, cada vez mais, postos importantes. São trabalhadoras habilidosas, empreendedoras criativas, artistas, cientistas, sindicalistas e políticas. Com o passar dos anos e o avanço da sociedade, já podemos assinalar o aumento na escolaridade das mulheres urbanas; o crescimento do nível de ocupação; a ainda tímida, mas já presente, diminuição das históricas e injustas diferenças salariais entre homens e mulheres. Ainda há muito a ser feito. E é por isso que este dia de homenagens é também um dia de luta. Luta permanente contra a desigualdade e a violência nas relações de poder entre homens e mulheres, que ainda persiste, apesar dos esforços em contrário”, destacou Eunício.
O presidente do Senado também prestou uma homenagem a sua mulher, Mônica Paes de Andrade Oliveira, presente na sessão solene.
“A nossa convivência sedimentou em mim exatamente esses princípios humanísticos, igualitários e de segurança que só recebemos no seio de nossas famílias de origem e que me fazem cada vez mais convicto de quão importante é o papel feminino nas nossas vidas”, enfatizou Eunício.

Agraciadas

Na 16ª edição do Diploma Bertha Lutz, foram agraciadas Denice Santiago Santos do Rosário, major da Polícia Militar da Bahia, comandante da Ronda Maria da Penha – dedicada à prevenção da violência contra a mulher; Diza Gonzaga, que após a morte do filho criou a Fundação Thiago Moraes Gonzaga, para promover ações de prevenção à violência no trânsito.
O prêmio a Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, embaixadora do Brasil na República da Sérvia, foi entregue por Zilda Paes de Andrade, que foi casada com o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Antonio Paes de Andrade, morto em 2015. Também foram agraciadas Raimunda Luzia de Brito, professora universitária e ex-presidente do Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso, e a jornalista e escritora Tati Bernardi.

Bertha Lutz

Zoóloga de profissão, Bertha Maria Júlia Lutz é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Ela se empenhou pela aprovação da legislação que outorgou o direito às mulheres de votar e de serem votadas.
A premiação promovida pelo Senado, ocorre anualmente e já homenageou 79 mulheres de ­várias áreas de atuação. Até hoje, apenas um homem, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, recebeu o diploma. O Conselho do Diploma, presidido pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), é responsável pela escolha dos nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário