sexta-feira, 31 de março de 2017

Prefeito Gerásio Loiola, Primeira Dama e secretárias participam do Seminário Internacional “Mais infância” na capital.


O Prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola e a primeira dama Lúzia Erika, juntamente com a Secretária de Governo,Guida Prado,Secretária da Saúde, Joelma Pessoa,Secretária do Desenvolvimento Social,Cleunia Prado, participaram do “Seminário Internacional Mais Infância: Criança é Prioridade”,  que foi realizado nesta quinta-feira (30) no Centro de Eventos na Capital Cearense.
Esteve presente o Governador do Estado, Camilo Santana e da primeira dama Onelia Leite que estão trabalhando muito para melhorar as políticas públicas da primeira infância. O Seminário Mais Infância contou com as presenças de diversos prefeitos cearenses.
O objetivo do Seminário é fortalecer as políticas públicas voltadas para garantir os direitos das crianças. Segundo a primeira-dama do Estado e idealizadora do evento, Onélia Leite de Santana, a infância é um período primordial para o desenvolvimento humano. “As crianças devem ser estimuladas em diversos aspectos. Os primeiros anos de uma criança apresentam uma janela única de oportunidades. Tivemos uma renovação de mais de 70% dos gestores municipais no Ceará, queremos a parceria deles para construir políticas e ações que favoreçam o desenvolvimento integral da criança”, ressaltou.
O prefeito Gerlásio Loiola acredita na iniciativa que melhorará os direitos das crianças. A primeira dama e as secretárias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, através de parcerias com entidades, estão realizando trabalhos em prol da infância.

FONTE: PREFEITURA DE FORQUILHA

EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E PAUTA EM REUNIÃO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM IRAUÇUBA

 
Nesta quarta-feira, 29 de março, aconteceu no Auditório da Secretaria da Educação, Reunião com os Diretores e Coordenadores Pedagógicos do Município de Irauçuba sobre o Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente ( PETECA).
Na ocasião, foi apresentado pela coordenadora do programa Alexsandra Braga, as ações que serão desenvolvidas nas escolas em prol do fim do trabalho infantil, criança tem que estudar!

PM do Ceará formará mais 1.400 novos soldados


Na próxima segunda-feira, às 9 horas, no Centro de Eventos, o governador Camilo Santana dará início ao Curso de Formação Profissional para a primeira turma do último concurso público da Polícia Militar. São 4.200 vagas no geral, reforço equivalente a 25,7% do atual efetivo da corporação.
Participarão dessa turma inicial os 1.400 primeiros colocados na prova realizada em setembro do ano passado. A intenção do governador é colocar os 4.200 aprovados nas ruas até o fim de 2018.
Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, esse reforço possibilitará a interiorização do BPRaio, focando agora nas cidades de médio porte e Região Metropolitana de Fortaleza.

DETALHE – Mais de 80 mil pessoas se inscreveram para o concurso. São cinco meses de aulas preparatórias na AESP.

TJCE lamenta falecimento do desembargador Francisco Barbosa Filho


Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) lamentaram o falecimento do desembargador Francisco Barbosa Filho, nesta quinta-feira (30/03). Os magistrados manifestaram profundo pesar pela partida do colega durante a sessão do Pleno. O presidente da Corte, desembargador Gladyson Pontes, declarou luto oficial de três dias no Poder Judiciário cearense.
“É um momento muito triste para esta Casa, perder um magistrado íntegro, vocacionado, determinado, estimulado, acima de tudo, em defesa da magistratura”, declarou o presidente.

“Queria registrar a profunda admiração que sempre nutri pelo nosso querido colega. Um grande exemplo de homem e de juiz. Hoje é um dia de luto para a magistratura cearense”, ressaltou o vice-presidente, desembargador Washington Araújo.
O corregedor-geral da Justiça, desembargador Darival Beserra Primo, também se pronunciou. “Um magistrado íntegro, trabalhador, sério, independente e honesto. É uma perda muito grande para magistratura e para este Tribunal”.
O desembargador Abelardo Benevides lamentou a partida do colega. “É muito momento duro. Barbosa era guerreiro, um grande juiz. Foi a pessoa que mais influiu na minha carreira. Um homem criterioso, organizado e trabalhador. É uma grande perda para magistratura”, elogiou.
“O que importa é que você tenha cumprido na terra a missão para a qual Deus o destinou. E eu acho que o Barbosa assim o fez. Ele cumpriu muito bem na terra a missão que lhe foi outorgada por Deus”, lembrou o decano do Tribunal, desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha.
“Estou emocionado, triste, por perder um colega, um amigo. É lamentável”, destacou Haroldo Máximo.
“O Barbosinha é considerado por todos nós um homem de bem, agregador, que amava tanto essa instituição. Fica a nossa saudade e o nosso reconhecimento pelos relevantes serviços que prestou”, frisou a desembargadora Nailde Pinheiro.
“Nada nessa vida é por acaso. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte da melhor forma possível. A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem de ser, e assim o foi o generoso Barbosinha”, externou a desembargadora Lisete Gadelha.
“Tive a felicidade de ser colega do desembargador Barbosa. Muito agradável, competente, trabalhador. Vai deixar muita saudade”, lembrou o desembargador Emanuel Leite Albuquerque.
“Queria expressar meu testemunho da personalidade do desembargador Barbosa. Um homem, digno, sério, de personalidade marcante, por quem tinha uma admiração muito grande. Estou muito pesaroso com a perda do colega, que era um exemplo de honestidade e dignidade que fica pra todos nós”, lamentou o desembargador Lincoln Araújo e Silva.
O desembargador Durval Aires Filho destacou a vocação do amigo. “Ele sempre foi vocacionado para o Direito, desde quando foi concursado pela Justiça Federal para servidor. Era afetuoso, vocacionado, íntegro e vai fazer muita falta”.
“Quero falar de saudade. Quero falar do cavalheiro e de sensibilidade. Vou sentir muita saudade do abraço dele”, afirmou a desembargadora Vilauba Fausto Lopes.
O desembargador José Tarcílio Sousa da Silva reconheceu que o colega era “um grande magistrado e amigo de todos, e particularmente meu amigo. A última vez que nos encontramos ele me deixou com um sorriso no rosto, e é essa a imagem que eu vou guardar dele”.

“O Ministério Público do Ceará acompanha todos os louvores que foram dirigidos ao desembargador Barbosa por causa do valor que ele tinha. Que Deus o receba com todos os louvores lá no céu”, desejou a procuradora de Justiça, Vera Ferraz.

(TJCE)

Peixes infestados de larvas são encontrados no Rio Jaguaribe, em Iguatu


A Vigilância Sanitária de Iguatu (VSI) recomendou a suspensão da pesca e venda de peixes do Rio Jaguaribe, na localidade de Oixá, em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. No início desta semana, peixes vivos da espécie curimatã foram encontrados infestados de larvas. A Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) também acompanham o caso.

Dois peixes infestados foram enviados nesta quinta-feira, 30, para análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, com o objetivo de identificar as causas do problema. Coletas da água do Rio Jaguaribe foram encaminhadas para a unidade do Lacen em Icó. O laudo sobre as amostras é liberado 24h após avaliação, entretanto, o Laboratório ainda não recebeu o material.


De acordo com o chefe da VSI, Samuel Bezerra, enquanto não sai o laudo do Lacen, a recomendação é que a comunidade não consuma os peixes da região. O coordenador disse que a Vigilância tem orientado os moradores em relação a uma possível infestação. "Nós pedimos em caráter de urgência para o Lacen dar o laudo sobre o material até a próxima semana", comentou ele.

Cogerh coleta peixe infestado (Foto: Alex Santana/Iguatu.net)

A coleta do material foi realizada por uma equipe da Cogerh. Os profissionais entregaram amostras de quatro peixes infestados e da água do Rio à Vigilância do município. Conforme Samuel Bezerra, não houve, até o momento, registro de entrada de pacientes no hospital da região com problemas relacionados ao consumo do curimatã da região.


Segundo o coordenador de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, Oswaldo Segundo, ainda não é possível saber o que ocasionou a infecção nos peixes da espécie curimatã. Caso o Lacen não consiga identificar as causas do problema, as amostras podem ser enviadas para laboratórios no Rio de Janeiro ou no Amazonas, afirmou Oswaldo.

"Não é uma coisa inusitada. É possível isso acontecer dependendo da substância que (o peixe) tenha comido, pode estar se alimentando numa água em ambiente contaminado. Como o reservatório está baixo, pode ter acontecido algo pontual. Mas ainda não temos ideia da magnitude porque não temos o resultado (do laudo), tem que analisar", comentou Oswaldo.

Colaborou Alex Santana/Iguatu.net

Hemoce convida população a doar sangue antes da Páscoa


Vestidos com blusas vermelhas com frases que incentivam à doação de sangue, colaboradores dos hemocentros regionais do Ceará foram às ruas nesta quarta-feira (29) entregar cartazes e panfletos educativos para lembrar à população que a importância de doar sangue antes do feriado da Semana Santa.
Os colaboradores dos hemocentros de Quixadá e Iguatu realizaram abordagem a alunos, professores e comerciantes dos municípios entregando cartazes e informativos sobre doação de sangue. Nos supermercados, em portas de colégios e nas principais avenidas dos municípios foram colocados cartazes da campanha da Semana Santa que este ano tem como tema: “Doe Sangue, pois é dando que se recebe”.
Em Sobral, uma blitz educativa chamou a atenção da população. Quem passou pelo Beco do Cotovelo na segunda-feira, 27, recebeu orientações de como se tornar um doador de sangue. No município do Crato, logo na entrada do hemocentro, foi colocada uma faixa que faz referência ao lançamento da campanha da Semana Santa e para marcar a ação, na última quinta-feira, 23, a banda municipal se apresentou na unidade e alegrou aos doadores.
Até o dia 16 de abril, o Hemoce Fortaleza e as unidades do interior do Estado estão em campanha com objetivo de coletar 9.000 mil bolsas de sangue no Ceará. “A expectativa é que sejam pelo menos 5.000 doações em Fortaleza. Esse é um número estimado para manter o estoque tranquilo em longos feriados, já que há maiores chances de aumentar a demanda. E o Hemoce precisa estar preparado”, explica Nagela Lima. Doe sangue, salve vidas
As doações podem ser feitas na sede do Hemoce em Fortaleza, no posto de coleta no IJF, nos hemocentros regionais (Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte, além das coletas externas que acontecem diariamente. O Hemoce destaca ainda que é necessário um intervalo entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada 60 dias no máximo 4 vezes ao ano e as mulheres a cada 90 dias até 3 vezes em 12 meses.
Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos e possuir mais de 50 kg. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site do hemoce www.hemoce.ce.gov.br. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas em especial os tipos O Positivo e Negativo e o A Positivo, pois são os mais comuns na população cearense.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Escola de Russas tem 50 alunos hospitalizados com suspeita de intoxicação alimentar


Uma suposta intoxicação alimentar levou cerca de 50 alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Walquer Cavalcante Maia, na cidade de Russas, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Eles haviam consumido uma alimentação preparada pela cantina da instituição.
O diretor da escola, Francisco Tadeu Valente, observa que o prato suspeito foi uma panqueca de frango, servida durante o almoço. “Horas depois os alunos começaram a reclamar de mal estar.  Como havia sintomas de intoxicação alimentar, os alunos foram encaminhados para a unidade de saúde onde foram tratados com soro fisiológico”.
A direção da Escola convocou a empresa que forneceu a comida, a JM Comercial, e realizou uma auditoria nos alimentos. Técnicos da Vigilância Sanitária também estiveram na unidade escolar para coletar amostras do alimento e leva-las para um laboratório. Os estudantes já receberam alta e voltaram às aulas normalmente. O resultado das análises ainda não foi divulgado.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Prefeito Gerlásio Loiola esteve reunido com representantes do DNOCS e Caixa Econômica em busca de recursos e desenvolvimento para Forquilha


O Prefeito Gerlasio Loiola esteve nesta Quarta-feira(29) na capital Fortaleza em reunião com representantes do DNOCS e caixa econômica.No DNOCS ele solicitou a compra de terrenos para:

1. AMPLIAÇÃO NO NOSSO DISTRITO INDUSTRIAL;

2. CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA CACIMBINHA;

3. CONSTRUÇÃO DO PARQUE DA CIDADE NAS PROXIMIDADES DO BALNEÁRIO; e

4. CONSTRUÇÃO DE ÁREAS DE LAZER NAS LOCALIDADES DE SETOR I, II e III.


Já na caixa econômica federal  os projetos em pauta foram:

REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS DA IGREJA MATRIZ (FORQUILHA), DO TRAPIÁ E DO SALGADO DOS MENDES.

Açude Caio Prado no municipio de Santa Quiteria sangra e população faz a festa


Um dos maiores açudes do município de Santa Quitéria, o açude público Caio Prado, no bairro Flores, registrou sangria nas primeiras horas desta terça (28).
O reservatório, que estava completamente seco, recebeu vários aportes de água, conformes as chuvas que banharam a cidade neste ano e a chuva média que caiu na segunda (27) foi o suficiente para garantir a sangria.
A profundidade do açude aumentou, uma vez que enquanto estava seco, materiais como arisco e pedras foram retirados, aumentando ainda mais o risco de afogamentos. Apesar do risco, muitos já se dirigiam para o sangradouro, para aproveitar o momento.

Aumento dos medicamentos vale a partir de abril – veja o impacto do preço para o consumidor


A partir de início de abril deve passar a valer uma nova tabela de preços de medicamentos. Mas já se sabe que a estimativa da Interfarma é que o aumento será de 4,76%, o mesmo número do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação.
É importante entender que o aumento não se dá por um índice fixo, mas variando por produto. Sendo que a taxa dos produtos com maior concorrência tem um índice menor de reajuste, e, para os mais inovadores o aumento é maior. Mas qual o impacto dos preços para os consumidores na hora de comprar esses produtos? Muito grande, como comprova pesquisa do IFEPEC
Importância do preço para o consumidor
O fato do consumidor priorizar o preço na hora de adquirir medicamentos foi comprovado por meio da pesquisa Análise do perfil de compra dos consumidores de medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC). Segundo os resultados, 45% dos consumidores trocam os produtos que procuravam por genéricos ou similares de menor preço; a quase totalidade desses clientes buscava economia.
A pesquisa teve como objetivo apurar as características de compras de medicamentos dos brasileiros, o tipo de medicamento adquirido, o percentual de consumidores que portavam receituário e o índice de troca de medicamento, bem como os motivos que levaram a essa troca.
Segundo a pesquisa, dos entrevistados que foram às farmácias, 72% adquiriram os medicamentos, contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificaram parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou por indicação dos farmacêuticos.
“Esse fato demonstra a existência de uma característica muito comum dos brasileiros, que é não ser fiel à marca que foi procurar em uma farmácia, ouvindo a indicação dos farmacêuticos. O principal fator de troca é o preço, demonstrando que as pessoas estão mais preocupadas com o bolso”, explica o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.
Tal afirmação se baseia no fato de que a pesquisa constatou que 97% dos entrevistados que trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor preço.
Força dos genéricos
A pesquisa também demonstrou a força que os medicamentos genéricos estão obtendo no mercado, sendo que 37% dos consumidores adquiriram medicamentos dessa modalidade, 32% compraram os de marcas e 31% compraram dos ambos os tipos.
“Os genéricos já venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e, hoje, já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores. Eles possuem um grande potencial competitivo por causa da economia que proporcionam e, como visto, os preços são fundamentais na escolha”, analisa Tamascia.
A pesquisa foi realizada com 4 mil consumidores de todo o Brasil, no momento em que saíam das farmácias nas quais efetuaram a compra.

Tite: o homem mudou o jogo, o Brasil e o nosso futebol


Por mais paradoxal que possa parecer, a Seleção Brasileira garantiu a tão sonhada vaga na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, com certa folga e antecedência, apresentando um futebol vistoso, bonito, algo totalmente impensado quando praticamente o mesmo grupo de jogadores era comandado por Dunga sofreu horrores para conquistar alguns poucos pontos no início das Eliminatórias, jogando uma bola pra lá de murcha, enfrentando a crítica ferrenha do torcedor canarinho, que parecia ter perdido o gosto por acompanhar a seleção pentacampeã mundial.
Sim, o selecionado brasileiro chegou a ser motivo de piadas e chacotas nas primeiras rodadas do torneio classificatório, desconfiança potencializada pelo fracasso homérico e histórico que culminou no 7 a 1, em Belo Horizonte, para a Alemanha, que viria a ser campeã posteriormente. Dunga assumiu com a árdua missão de resgatar o patriotismo, o amor pelo Brasil, com o argumento de ter evoluído após a decepção de 2010. Na prática, a coisa andou longe de seguir o planejado, com o treinador seguindo exatamente o mesmo modus operandi da passagem anterior.
Com o capitão do tetracampeonato, foram seis partidas pelas Eliminatórias, exatamente as seis rodadas iniciais, somando nove pontos nesse percurso: 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Com apresentações nada empolgantes, a pressão ficou insuportável diante de uma participação patética na Copa América Centenário nos Estados Unidos, em junho de 2016, quando caiu ainda na primeira fase em um grupo com Peru, Equador e Haiti. Fim da linha para Dunga.
A mudança
 
Tite aceitou o desafio, sem fazer alarde, sem invencionices, mantendo inclusive boa parte do grupo que vinha sendo convocado. A mudança foi muito mais estrutural e psicológica que futebolística (apesar de ter refletido diretamente no rendimento do time). O clima mudou, o sistema de jogo também, a filosofia do ex-corintiano foi compreendida e os resultados vieram. Invencibilidade, futebol coletivo, dedicação e qualidade em campo. Assim foi o caminho brasileiro até o jogo da última quarta-feira, que culminou no triunfo sobre o Paraguai, por 3 a 0.
A partir de agora, a missão é avaliar outras possibilidades para fortalecer ainda mais seu elenco com alguns testes durante as rodadas finais (os próximos jogos serão apenas em agosto, com amistoso durante esse espaço de tempo), sem perder o padrão tático. Mas é uma certeza que hoje o Brasil voltou a ser respeitado pelos adversários, temido no meio do futebol, a camisa amarela voltou a brilhar e o torcedor brasileiro olha para a Rússia como muito mais esperança. Será que o hexa virá? Não sabemos, a única certeza é que estaremos lá para lutar por ele.

Temer diz que pontos da reforma da Previdência ainda podem ser negociados


O presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (29) que questões como a dos trabalhadores rurais e de pessoas com deficiência podem ainda ser negociadas para a aprovação da reforma da Previdência.
Em discurso na abertura da 10ª conferência do Bank of America Merrill Lynch, em São Paulo, ele explicou que se a reforma não for feita agora, terá de ser feita daqui a três anos. Caso contrário, acrescentou, “em sete anos paralisamos o Brasil”.
“Precisamos aproveitar este momento de apoio do Congresso Nacional para fazer essa reforma. A reforma não prejudicará ninguém. A questão dos trabalhadores rurais, a questão dos deficientes, eu compreendo, e nós podemos ainda negociar, de modo a aprovar a reforma”, afirmou Temer.
De acordo com ele, todos os estudos estatísticos mostram que se não houver reformulação previdenciária, em 2024 o país só terá verbas para pagar servidores públicos. “Estamos fazendo regras de transição que permitam que, muito brevemente, as finanças públicas possam estar mais equilibradas e que não possam gerar o que ocorreu na Grécia, em Portugal, na Espanha e na França, que tiveram de reduzir valores de aposentadorias e de salários de servidores”.
O presidente afirmou ainda que, nesse contexto, a “interlocução plena” que seu governo tem com o Congresso Nacional será fundamental para a aprovação da matéria.

Com informações Agencia Brasil

Aníbal Gomes é internado às pressas com embolia pulmonar em Brasília


O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) foi internado no início da tarde desta quarta-feira (29) com embolia pulmonar. O parlamentar passou mal durante o almoço e foi internado às pressas no hospital Santa Lúcia, em Brasília. Aníbal está, no momento, na UTI.
Aníbal Gomes é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além disso, é tido, pela Polícia Federal, como o homem do senador Renan Calheiros (PMDB) na Câmara dos Deputados e tentou reverter, no último dia 14, a desclassificação da PB Construções – empresa apadrinhada do ex-governador Cid Gomes (PDT) – na licitação pelo eixo norte da transposição do Rio São Francisco.
Com informações da coluna Radar On-Line (Veja).

quarta-feira, 29 de março de 2017

CERTIFICAÇÃO DIGITAL PARA AS EMPRESAS DE IRAUÇUBA


Aconteceu na quinta-feira, 23 de março de 2017, a Secretária Daniele pernambuco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com o diretor de trabalho e empreendedorismo de Irauçuba, Haroldo Costa, e o presidente da CDL de Irauçuba, o empresário Da Rocha, participam de uma reunião com a Federação da Câmara dos Dirigentes Lojista, esta Federação é representada por seu presidente Dr. Freitas, da CDL de Sobral, o objetivo desta reunião diz respeito a certificação digital das empresas do Município de Irauçuba.

Espetaculo da Paixão de Cristo em Forquilha nos dias 13,14 e 15 de Abril


Barraca é embargada pela Semace em Jericoacoara


A barraca de praia Alchymist Beach Club, instalada na Lagoa do Paraíso em Jericoacoara, foi embargada e multada em R$ 15 mil pela Superintendência do Meio Ambiente (Semace) após fiscalização realizada na quinta-feira, 23. A interdição é motivada por medida de precaução para aprofundamento dos estudos relacionados à delimitação da Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa, segundo a Semace. Há um mês, a obra de uma piscina gigante que funcionaria como extensão do estabelecimento gastronômico, no valor de mais de R$ 4 milhões, sofreu embargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com aplicação de multa de R$ 500 mil por impacto ambiental.

O Alchymist Beach Club, assim como a obra da piscina, são alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF). Em fevereiro, o procurador do órgão em Sobral, José Milton, oficiou a Semace, solicitando explicações sobre a concessão de licenciamento autorizando uma reforma para ampliação da barraca com suposta instalação em APP, área natural intocável com rígido limite de exploração. Segundo ele, dois setores da Superintendência entraram em contradição sobre a licença. "Pedi que a Semace justificasse sobre a APP da Lagoa (do Paraíso) licenciada de maneira errada. O setor de licenciamento da Semace disse que não era APP (o local onde houve intervenção), enquanto o setor de fiscalização constatou que se tratava de APP. Pedi que eles apreciassem", disse 



Estranhamento à ação da Semace
A fiscalização da barraca causou surpresa e estranhamento em funcionários e diretores do grupo empresarial do Alchymist Beach Club. O estabelecimento funcionava normalmente e precisou encerrar as atividades devido ao embargo.


O advogado do grupo proprietário da barraca, Diogo Musy, entende que a ação da Semace é abusiva, tendo em vista que o empreendimento está em conformidade com a legislação. Segundo ele, a fiscalização não deu maiores detalhes sobre o motivo da vistoria e do embargo.


"O empreendimento é um dos únicos 100% licenciado e juridicamente perfeito. Fora isso, não temos o que falar porque realmente não tivemos acesso à documentação. Nos estranha (a situação) porque o empreendimento está integralmente licenciado pela Semace, tem alvará de construção e possui todas as licenças ambientais, concedidas em mais de três anos", comentou Diogo.


Prefeito apoia empreendimento
O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins, saiu em defesa do Alchymist Beach Club e contra o embargo aplicado pela Semace. De acordo com o gestor municipal, o fechamento do empreendimento impactaria diretamente no turismo da região.


"O Alchymist Beach Club gera mais de 700 empregos diretos e indiretos. Seu fechamento causaria danos enormes ao turismo, a geração de emprego e renda local. Precisamos encontrar uma solução prática e rápida para os transtornos que têm sido causados, pois além dos funcionários, a interdição afeta ainda bugueiros, caminhoneteiros, agentes de viagem, turistas, enfim, todos que tem relação direta ou indireta com esse empreendimento na Lagoa do Paraíso que virou referência nacional e internacional", publicou o prefeito em sua conta oficial no Facebook.


Na publicação, Lindbergh se prontifica, caso necessário, agir como interlocutor na resolução "imediata" da situação. "Iremos a Semace, ao ICMBio, ao governo do estado e até ao federal se necessário for, para firmarmos uma parceria, mas precisamos encontrar uma solução", declarou o gestor.


FONTE: O POVO ONLINE

Capitão Wagner denuncia que policiais de Mulungu foram transferidos por terem abordado parente de político


O deputado estadual Capitão Wagner (PR) questionou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira, 28 de março, a transferência de todos os policiais militares do município de Mulungu. Segundo o parlamentar, os 12 PMs foram transferidos por conta de uma abordagem de rotina. “Na cidade de Mulungu, uma abordagem resultou na transferência de todos os policiais militares. Segundo relatos, um cidadão abordado, parente de um político, entrou em contato com esse político influente aqui do Estado e, de repente, no outro dia, os policiais militares estavam sendo transferidos,” disse o deputado.
Capitão Wagner lembrou que o secretário de Segurança, André Costa, disse que não admitiria ingerência política na pasta da segurança pública. “Espero que o secretário de Segurança mantenha os policiais de Mulungu trabalhando naquela cidade. Nem eu e nenhum outro parlamentar devemos ter ingerência nas ações da secretária, como não deve ter na secretária de saúde, na secretária de qualquer outra pasta, por que, nesse caso específico, se ocorreu essa ingerência, haverá uma desmotivação do policial, que lá na ponta não vai poder abordar o parente de um parlamentar que pode gerar na transferência dele.” explicou.
O deputado disse que espera que o secretário de Segurança, André Costa, e o comandante geral da PM, Ronaldo Viana, tomem o posicionamento de defender esses profissionais, para que eles sejam restabelecidos e voltem ao seu local de origem.

Com viagem de RC, Moroni Torgan assume a Prefeitura de Fortaleza


Candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza em quatro eleições e eleito como vice-prefeito da Capital em 2016, Moroni Torgan (DEM) assumiu a administração municipal, ontem, depois que o prefeito Roberto Cláudio (PDT) viajou para a Alemanha, onde cumpre agenda oficial até o dia 2 de abril “em busca de investimentos públicos e privados”.
Moroni foi candidato à Prefeitura de Fortaleza em 2000, 2004, 2008 e 2012. Ele assinou o termo de transmissão do cargo, ontem, no gabinete de Roberto Cláudio, no Paço Municipal. Pelas redes sociais, RC deu detalhes da agenda e desejou boa sorte para Moroni.
“Nesse intervalo, compreendido entre os dias 28 de março e 2 de abril, data prevista para o meu retorno, o vice-prefeito, Moroni Torgan, assume interinamente a Prefeitura. A agenda de trabalhos não irá parar! Portanto, desejo ao Moroni um ótimo trabalho nesses dias em que estarei em outros países buscando mais investimentos para a nossa cidade”, escreveu RC.

Roberto Cláudio explicou que cumprirá, nos próximos dias, extensa agenda internacional na Alemanha e na Índia. Desembarcando, inicialmente, em Frankfurt, o gestor municipal terá reunião com o CEO da Fraport, (Frankfurt Airport Services Worldwide), Stefan Schulte, empresa alemã que administrará o Aeroporto Internacional Pinto Martins pelos próximos 30 anos.
RC irá apresentar, ainda hoje, aspectos voltados ao potencial econômico, social e turístico da cidade de Fortaleza, além de discutir o cronograma de prazos da implantação da concessão e, sobretudo, buscar maior integração com o investidor. Nessa perspectiva, para além dos aspectos administrativos e políticos, uma visita operacional pelo Aeroporto de Frankfurt será realizado na quinta-feira (30). Durante a visita, serão avaliadas as configurações de serviços, de logística e de interação com as questões municipais locais.
“Nós vamos saber o que a Prefeitura pode fazer para potencializar e maximizar a presença da Fraport, na cidade de Fortaleza. Incentivos tributários, capacitação profissional, quais iniciativas o Município pode empreender, junto com o Governo do Estado, para garantir a presença mais útil possível ao Município na perspectiva de promover desenvolvimento e de gerar emprego e renda”, destacou o Prefeito.

Índia
 
Em prosseguimento à sua agenda internacional, o Prefeito seguirá, no próximo dia 31, para Nova Deli, na Índia, onde participará da reunião anual do New Development Bank (NDB), instituição financeira do Brics. Na ocasião, Roberto Cláudio, único prefeito convidado do Brasil, ministrará uma palestra em seminário com representantes das demais Nações que compõem o bloco dos países em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Também serão apresentados projetos que poderão ser financiados pelo Brics, inclusos no Plano Fortaleza 2040. Os investimentos poderão ser destinados, ainda, às obras de urbanização dos corredores de transporte público de BRT, como o da Avenida Bezerra de Menezes e o que será implantado na Avenida Aguanambi, do Parque Rachel de Queiroz, do metrô linha sul, dentre diversas outras ações.


Moroni
 
Já como prefeito de Fortaleza, em exercício, Moroni Torgan participou do início das comemorações pelos 73 anos da Polícia Federal. O evento ocorreu, na manhã de ontem (28), na superintendência da PF, em Fortaleza.
Na quinta-feira (30), Moroni Torgan e a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, entregam, às 9 horas, a nova quadra poliesportiva da Escola Municipal Cônego Francisco Pereira da Silva, no bairro Paupina. O espaço possibilitará a prática de atividades esportivas, culturais e eventos pela unidade escolar, bem como pela comunidade local.

Açude Itaúna, em Granja, atinge capacidade máxima e é o sétimo sangrar no Estado


O açude Itaúna, no município de Granja, foi o sétimo reservatório a alcançar sua capacidade máxima, nesse período de chuvas no Ceará. Nesta terça-feira (28) o açude sangrou para a alegria dos agricultores da região.
Antes, os açudes Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), Maranguapinho (Maranguape) e São Pedro Timbaúba (Miraíma), já haviam alcançado suas capacidades totais. O Tijuquinha, em Baturité, chegou a sangrar neste mês, mas secou devido a uma operação de desassoreamento.
A capacidade máxima do açude Itaúna é de 77,50hm³. As últimas sangrias do reservatório de Granja ocorreram nos anos de 2011, 2009 e 2008. O único manancial, além dos que estão em sangria, com volume acima de 90% é o Gavião, em Pacatuba, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Prefeito de Barroquinha quer 13º, adicional de férias e gratificação natalina


O prefeito de Barroquinha, Ademar Veras (PTB), ainda não completou três meses no cargo, mas enviou, na última sexta-feira (25), um projeto à Câmara Municipal pedindo 13º salário, gratificação natalina e adicional de férias para si e para a vice, Carmélia.
A Câmara deve votar o projeto de Lei nº 004/2017 na próxima sexta-feira (31).

Julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE começa na próxima terça


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa na próxima terça-feira (4) o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff – Michel Temer de 2014. A data foi marcada pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.
As sessões extraordinárias acontecerão na terça-feira (4) pela manhã e quarta-feira (5) à noite –, além de reservar as duas sessões semanais da corte, terça-feira (4) à noite e quinta-feira (6) pela manhã, para o caso.
Nesta segunda-feira (27), o ministro Herman Benjamin, responsável pela condução da ação no TSE, entregou aos colegas seu relatório final do processo.
A ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer foi apresentada pelo PSDB após a vitória da petista na eleição de 2014. O partido argumenta que houve abuso de poder da candidatura vitoriosa.

terça-feira, 28 de março de 2017

Nota à imprensa do Presidente do Senado Federal - Eunício Oliveira


O Brasil, o Nordeste e o meu Ceará têm necessidades mais prementes às quais meu mandato à frente do Senado Federal e do Congresso Nacional está subordinado. Precisamos voltar a crescer e gerar empregos e isso é urgente.
Isto posto, reafirmo que recebi e receberei o governador Camilo Santana, com tranquilidade e de forma republicana, para tratar dos projetos prioritários do nosso Estado, de modo a interceder e juntar forças em prol da população cearense, cujo o interesse está acima das disputas eleitorais.
Portanto, a política eleitoral só será tratada por mim em 2018, em amplos debates com a participação da população cearense e dos partidos aliados, como é tradição no PMDB.
É importante acrescentar que na sessão ordinária do último dia 21 de março, pautei de ofício a Proposta de Emenda à Constituição que institui o fim do foro privilegiado, considerando a relevância do tema e a manifestação por escrito de diversos líderes partidários. O plenário é soberano e vai deliberar sobre a matéria.
Surpreende-me que informações tenham sido passadas à imprensa no sentido de que estaria decidindo meu futuro político com base na necessidade de manutenção ou não dessa prerrogativa. Pautei o fim do foro privilegiado para todos e não voltarei atrás neste posicionamento.

Presidente do Senado Federal
Senador Eunício Oliveira

Chegou sua vez de mudar de vida,curso praparatório de agente penitenciário em Forquilha


Olá amigos e amigas, veem chegando em Forquilha EDUC, Cursos Técnicos, Profissionalizantes e Preparatórios, e para início venho trazendo a vocês o Curso Preparatório para o Concurso de Agente Penitenciário, um dos concursos mais esperado do ano e com data prevista para agosto, sabemos das inúmeras dificuldades mais o EDUC chegou para dá aquela “mãozinha” que você esperava.
Professores qualificados (dois por noite);
Aulas de Segunda a quinta-feira;
Primeira mensalidade fica pe
la matricula;
Na compra da apostila, uma só apostila para o curso todo com mil copias, isso mesmo mil cópias e um único investimento pensando no seu bolso você ganha GRÁTIS nossa farda personalizada de Agente Penitenciário;
Mensalmente um Aulão Extra e um Simulado Extra totalmente grátis;
E tem mais no final do Curso um sorteio de Not Book para os alunos;
Não perca esta oportunidade Matriculas Abertas e Vagas Limitada.

 

#VemProEduc #VemCrescerTambém #VagasLimitadas #PrecinhoQueCabeNoSeuBolso #MatriculasAberta

Mercosul: Deputado Moses Rodrigues em missão oficial no PARLASUL


O Deputado Federal Moses Rodrigues (PMDB/CE) esteve nesta segunda-feira, 27, em Montevidéu, no Uruguai, onde participou da 45ª Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul. Entre as pautas previstas na sessão, destaque para a promoção de ações de erradicação do trabalho infantil; adoção de sinalização turística comum aos países que fazem parte do Mercosul; e para a adoção de critérios únicos quanto a tipificação de formas de abuso e maus tratos aos idosos.

Durante a sessão, os parlamentares propuseram que em maio seja realizada no Brasil uma audiência pública para tratar de questões ligadas ao trabalho infantil no Cone Sul.

Desde 2015, o deputado tem levado importantes contribuições ao Parlamento do Mercosul. Integrante da comissão de Trabalho e Emprego, o deputado já colocou em pauta a necessidade da realização de uma audiência pública no Brasil para tratar sobre a produção e a exportação de calçados cearenses.

“Nosso Estado tem um grande potencial a ser explorado. Mais uma vez, estou solicitando uma audiência pública no Brasil para que possamos fortalecer esse setor que tanto impulsiona a economia cearense. Sobral, meu município de origem, por exemplo, é um polo de produção da Grendene, e é hoje o único município de interior capaz de competir com capital na liderança nas exportações do Estado”, destacou o deputado.

Moses Rodrigues é único parlamentar cearense da Câmara Federal a integrar a comissão Brasileira, que é formada por cinco senadores e 15 deputados.

Eunício nega alterar planos para 2018 em troca de foro privilegiado


O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB), negou ontem que tenha desistido de disputar o governo do Ceará em busca de cargo que o “garanta” foro privilegiado na Justiça. Afirmando que debaterá seu futuro político apenas em 2018, o senador disse que não “voltará atrás” da decisão de votar o fim da prerrogativa de foro no Senado.

A fala ocorre em resposta a reportagem do O Estado de S. Paulo. Segundo o jornal, Eunício teria desistido da disputa pelo governo – mais arriscada – em busca de eleição “mais segura”, como de deputado ou senador - 2018 é seu último ano de mandato. Citado em delações da Odebrecht na Lava Jato, o peemedebista foi alvo de ação da Polícia Federal na semana passada e estaria interessado em manter o caso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Destacando que já pautou proposta que prevê fim do foro privilegiado, Eunício se disse “surpreso” com tese de que estaria decidindo seu “futuro político com base na necessidade de manutenção ou não da prerrogativa”. Apesar das falas, o senador não confirma nem desmente diretamente se continuará ou não na disputa no Ceará.

“A política eleitoral só será tratada por mim em 2018, em amplos debates com a participação da população cearense”, disse em nota. Eunício questionou ainda informação do Estadão de que estaria se aproximando do governador Camilo Santana (PT) de olho em 2018. Segundo ele, recentes encontros com governador foram “republicanos” e trataram de assuntos do Estado.

Aliados desmentem
Se Eunício ainda evita comentar a questão, aliados dele na política local negam enfaticamente tese de que ele deixe a disputa no Ceará. “Nunca, não faço ideia de onde tiraram essa questão. Nunca houve nenhum pensamento, conversa neste sentido. Pelo contrário, Eunício saiu muito forte na última eleição”, diz o deputado Danniel Oliveira (PMDB), sobrinho do senador.Já o ex-vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), afirmou que Eunício continua, “pelo menos até agora” candidato ao governo do Estado. Segundo o empresário, um dos braços direitos do senador no partido, “não existe nada que tenha mudado essa ideia” dentro do PMDB.

Ambos negaram ainda qualquer aproximação com Camilo Santana no Estado. “O fato de o Eunício ter tido conversas com o governador em Brasília é que ele está preocupado com os interesses do Ceará”, disse Gaudêncio.

“O fato de o Eunício estar liberando recursos para o Estado, principalmente na questão de abastecimento, é questão de obrigação dele como senador”, corrobora Danniel.

Tasso Jereissati (PSDB). Ex-governador e senador, é hoje um dos nomes que mais cresce dentro da oposição de olho na disputa. O próprio tucano, no entanto, tem negado interesse de entrar na disputa pelo governo do Ceará.

Danniel Oliveira (PMDB). Sobrinho de Eunício Oliveira e deputado estadual, é frequentemente lembrado pelo presidente do Congresso Nacional como possível candidato para disputar cargos do Executivo no Estado.

Capitão Wagner (PR). Segundo lugar na eleição pela Prefeitura de Fortaleza em 2016, não tem negado interesse em voltar a disputar pelo Executivo. Atualmente, é nome com maior “recall” de urnas entre bloco da oposição PMDB/PSDB/PR.

Domingos Filho. Apesar de ser o atual presidente do TCM, uma possível candidatura sua ao governo ainda é motivo de especulação entre a oposição. Atualmente, sua família controla PSD e PMB no Ceará.
Saiba mais

Após a notícia de que Eunício teria deixado a disputa pelo governo do Ceará, aumentaram as especulações em torno de uma possível candidatura do senador Tasso Jereissati (PSDB) para o cargo.

Crise entre prefeito e servidores de Baturité


Os Servidores municipais de Baturité ocuparam as ruas e o plenário da Câmara de Vereadores. Eles protestam contra projeto do Prefeito Assis arruda que muda o regime de Celetista para Estatutário.
Os servidores são contra a mudança de regime, eles alegam que o projeto do prefeito Assis Arruda se aprovado, eles irão ficar sem o FGTS.


Como não havia possibilidade de acordo, a sessão estava bastante tumultuada. a votação foi adiada por decisão do presidente da Câmara de Vereadores de Baturité, Reinaldo Braga.

Exportação de carne brasileira cai 19% após operação da PF


O ritmo de exportação da carne brasileira desacelerou desde que foi deflagrada a operação Carne Fraca da Polícia Federal, que investiga irregularidades em frigoríficos do país. A média diária das exportações de carnes do Brasil na semana encerrada em 24 de março atingiu US$ 50,5 milhões, queda de 19% em relação ao valor registrado na semana anterior (US$ 62,2 milhões diários).
No mês de março, que teve 18 dias úteis até a última sexta-feira, a média diária de exportações é de US$ 59 milhões, o que representa um aumento de 7,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado (US$ 55 milhões, na média diária) e uma redução de 3,7% ante fevereiro deste ano (US$ 61,3 milhões por dia). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços nesta segunda-feira (27).
Fonte: UOL

Confederação Nacional dos Municípios alerta para queda de 3,5% no repasse do FPM para 2017

 
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) emitiu um alerta a todos os municípios brasileiros chamando a atenção para as consequências negativas da variação da estimativa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na Lei de Diretrizes Orçamentárias. A entidade informa que, de acordo com a divulgação do Relatório Fiscal e Cumprimento de Meta, referente ao 1º bimestre de 2017, as expectativas do Governo Federal não são nada animadoras.
No início do ano, a previsão para o FPM – principal fonte de recursos para grande parte dos municípios – era de R$ 99,2 bilhões, valor que logo foi alterado. Já na atual avaliação bimestral, a estimativa sofreu uma redução de 3,5%. Sendo assim, segundo a CNM, ficou previsto que para 2017, o FPM será de 24,5% do montante arrecadado de IR e IPI. Com isso, estima-se que o Fundo desse ano será de R$ 95,7 bilhões, considerando neste acumulado os valores dos repasses extras de julho e dezembro.
A Confederação ainda alerta os gestores que, mesmo que esses montantes estimados sejam repassados, não serão suficientes para conter a crise instaurada nos municípios brasileiros, pois as despesas estão caminhando em descompasso com as receitas.
Os gestores municipais iniciam o ano com uma prévia de planejamento orçamentário para que seja executado ao longo do período, entretanto, a realidade vivenciada por estes gestores é bem diferente, pois o orçamento sofre muitas alterações até que sejam efetuados todos os repasses, diz o documento da CNM. Diante disso, de acordo com a premissa da Lei a Responsabilidade Fiscal (LRF), os Municípios deveriam ajustar o planejamento, adequando-se aos novos valores.
A entidade observa que as avaliações bimestrais expostas em relatórios que avaliam o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) são importantes para que os municípios possam ter noção do comportamento do fundo. A variação dos repasses costumam ser uma das maiores preocupações dos gestores quanto ao FPM, uma vez que os valores estimados pelo governo tendem a não se concretizar, agravando ainda mais as dificuldades em que já estão inseridos os municípios com a impossibilidade de um planejamento orçamentário.
De acordo com as determinações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o relatório evidencia as perspectivas econômicas para o ano, bem como a realização de receitas e despesas orçamentárias, de modo a controlar a obtenção da meta fiscal estabelecida. No entanto, as perspectivas econômicas divulgadas nos relatórios ao longo de 2017 se mostraram mais pessimistas do que estavam planejadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa).
A deterioração do ambiente macroeconômico no médio e longo prazo, em conjunto com a confiança dos agentes econômicos são determinantes no cenário que o país atravessa atualmente. São vários os fatores que trazem prejuízos, segundo o relatório, conforme demonstram as expectativas do governo. Para o ano de 2017, projeta-se a inflação de 4,3% e, ainda, espera-se uma retração na economia de 0,5%, ou seja, novamente uma queda no Produto Interno Bruto (PIB).
O governo estima uma arrecadação de Imposto de Renda (IR) e de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no valor de R$ 398,4 bilhões na Ploa, e quando teve a regulamentação do projeto e virou Lei Orçamentária Anual (LOA), o Congresso Nacional reajustou os valores, e o valor total da soma dos dois impostos subiu para R$ 405 bilhões.
Diante das informações divulgadas na Ploa e LOA, no Relatório de Avaliação, a arrecadação de IR, líquido de incentivos fiscais, será de R$ 343,1 bilhões e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deverá ser de R$ 47,6 bilhões. O governo revisou a LOA e diminuiu a projeção da arrecadação dos IR e IPI para R$ 390,8 bilhões. Esses dois impostos são os que compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Fonte: Assessoria de Comunicação da CNM