quinta-feira, 13 de março de 2014

PF faz registro de médicos cubanos

A sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Ceará ficou pequena ontem, quando 138 médicos cubanos lotaram o local para realizarem seus cadastros para o visto de permanência no Brasil. A expectativa da PF é de realizar o procedimento de mil profissionais estrangeiros até o fim do mês. Os cubanos fazem parte do quarto ciclo do Programa Mais Médicos e desembarcaram em Fortaleza na última segunda-feira (10).
O médico Victor Manuel, 33, aguardava a vez que seria atendido. Encantado com o Brasil, já está se adaptando à língua e aos costumes. Ele relata que, embora tenha tido conhecimento da hostilidade que seus colegas médicos sofreram quando os primeiros cubanos desembarcaram em Fortaleza, em agosto do ano passado, não teve receio em nenhum momento de ser mal recebido no Ceará.
"Nos explicaram que as pessoas iriam mostrar gentilezas, por isso ficamos tranquilos. Em Cuba, nos mostraram um documentário em que vi os médicos cubanos trabalhando aqui, e as pessoas adorando o trabalho deles. Só tive receio da viagem, que foi de oito horas, mas por ter medo de avião mesmo", explicou, bem-humorado.
O cubano acumula experiências internacionais no Paquistão e na Bolívia e já arrisca até falar um pouco do 'cearês' que tem aprendido com o contato feito com os cearenses desde que chegou em Fortaleza. "As pessoas têm nos acolhido muito bem. A melhor coisa que posso fazer é corresponder este carinho com meu trabalho. É 'massa' demais", concluiu.
Sem prejuízos
Apesar do aumento da demanda de atendimentos na PF, a delegada Alexandra Reis, que comandava os trabalhos, afirmou que não há perdas no atendimento da população. "Nosso funcionamento permanece normal. Esse é um serviço à parte. Todo o atendimento ao público continua. Não há prejuízos quanto a isso", declarou.
Os vistos serão entregues até, no máximo, três semanas após o cadastro, isto é, antes do fim do curso preparatório que os médicos realizam. "O registro serve para que eles possam ficar legalmente no Brasil. É um visto temporário, de 36 meses. Só com o documento em mãos é que eles podem abrir conta em banco, por exemplo", diz a delegada.
A previsão é que todos os mil médicos cubanos do quarto ciclo do Programa Mais Médicos cheguem a Fortaleza até o dia 20. Após serem registrados na PF, seguirão para Beberibe, onde farão o curso instrutivo sobre os protocolos médicos do Brasil e o Sistema Único de Saúde (SUS). Após o curso, os estrangeiros farão exames que determinarão quais os profissionais que serão oficializados no Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário