quarta-feira, 19 de julho de 2017

Em projeto, Camilo exige que bancos garantam segurança


O governador Camilo Santana (PT) assinou projeto de lei que exigirá das instituições bancárias no Estado, investimento em segurança nas agências. A informação foi divulgada, ontem, durante mais uma transmissão ao vivo via Facebook. Durante a assinatura, o governador defendeu a medida afirmando que as instituições bancárias são áreas privadas e, portanto, devem garantir seguranças a seus estabelecimentos.
“Temos tido vários assaltos a agências bancárias, devido ao tráfico de drogas. Os bancos precisam investir para garantir mais segurança aos seus clientes. Isso não é responsabilidade do Estado. O que eu tô querendo é que os bancos se modernizem, reforcem suas agências, coloquem vidro blindado, mais profissionais de segurança e criem tecnologias que garantam mais segurança”, frisou Camilo.
A matéria, porém, só deve ser discutida no segundo semestre, pois há expectativa que a Casa Legislativa entre em recesso esta semana. O projeto já havia sido defendido por Camilo Santana na semana passada, quando salientou que, embora a medida possa ser barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), servirá para “alertar e chamar atenção para necessidade de discutir a situação da segurança pública.
Camilo também aproveitou para comentar a aprovação do projeto de lei que concedeu a média salarial do Nordeste para a Polícia Civil do Ceará, assim como ocorreu com Policiais e Bombeiros Militares.
Apelo
A educação, desta vez, foi o tema mais discutido da transmissão , que contou a presença do secretário estadual Idilvan Alencar. O Governador aproveitou para informar a liberação de R$ 16 milhões para a área. O investimento foi detalhado pelo secretário e, segundo explicou, vai desde a instalação de serviço de videoconferência até a compra de material escolar.
Dentre os questionamentos feitos por Camilo ao secretário Idilvan, o andamento do programa “Avance”, que visa permitir que o Estado dê uma ajuda de custo, no valor de um salário mínimo para alunos da rede pública que concluíram o ensino médio e vão ingressar em alguma universidade fora do seu município. O secretário, por sua vez, relatou que o projeto aguarda liberação da Assembleia, embora o edital já esteja pronto para ser lançado. O projeto, segundo o titular da Pasta, ainda está na Comissão de Orçamento da Casa e já recebeu 46 emendas. Camilo, então, apelou aos deputados para que a proposta seja apreciada “o mais rápido possível” devido a importância para o avanço da educação.
Mais
Idilvan Alencar foi o segundo secretário a participar das transmissões no Facebook do governador Camilo Santana, para falar sobre o trabalho que vem desenvolvendo na área de responsabilidade. Na semana passada, a estreia da inserção foi com o secretário de Segurança, André Costa.
Camilo anunciou a assinatura, hoje, do decreto que permitirá que os agricultores familiares cearenses tenham isenção do pagamento das taxas cobradas pelo Detran quando da expedição da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sua renovação. A isenção foi concedida pela Lei estadual 15.838, de 27 de julho de 2015, que garante o direito a quem é considerado agricultor familiar, nos termos definidos pela Lei Federal nº 11.326, de 24 de julho de 2006, e devidamente identificados pela Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário