sexta-feira, 28 de julho de 2017

Governo do Ceará discute com a Sudene a inclusão de 32 novos municípios na região do semiárido


A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou nesta quinta-feira (27), em Recife-PE, de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), com a participação de governadores de toda a região Nordeste.
Entre os temas debatidos estava proposta de inclusão de 32 novos municípios cearenses na região do semiárido, reconhecida pelo Governo Federal.
15 municípios já foram incluídos na lista: Acaraú, Amontada, Beberibe, Cascavel, Fortim, Granja, Marco, Martinópole, Moraújo, Morrinhos, São Luís do Curu, Senador Sá, Tururu, Uruoca e Viçosa do Ceará. Outros 17 aguardam o reconhecimento.
Acompanhada do secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, a vice-governadora Izolda Cela apresentou os estudos sobra a revisão da espacialização do semiárido nordestino.
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, destacou a importância do reconhecimento destes municípios em pertencerem ao semiárido.
O secretário Teixeira citou o exemplo de Beberibe, que agora foi reconhecido como pertencente ao semiárido, mas que antes enfrentou problemas.
Francisco Teixeira destacou a atuação do governador Camilo Santana na articulação junto ao Governo Federal e lideranças cearenses para conseguir reconhecer os 15 municípios cearenses como pertencentes ao semiárido.
No encontro, também foram discutidas propostas para ajustar diretrizes e prioridades do FNE e FDNE, ainda para o exercício de 2017. As medidas pretendem ampliar o apoio a projetos destinados ao reaproveitamento de resíduos sólidos e à geração, transmissão e distribuição de energia, dentre outras áreas.
Para a delimitação do semiárido, é preciso se inserir nos seguintes critérios: precipitação pluviométrica média anual igual ou inferior a 800mm; índice de Aridez de Thornthwaite igual ou inferior a 0,50; percentual diário de déficit hídrico igual ou superior a 60%, considerando todos os dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário