segunda-feira, 11 de maio de 2015

governador participa de campanha de vacinação contra gripe e sarampo em Fortaleza e Região Metropolitana

Conferir de perto o trabalho voltado para a saúde no estado do Ceará. Este tem sido um dos lemas do governador Camilo Santana que, na manhã deste sábado (9), visitou os postos de saúde da capital no lançamento do dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo.
A atividade no Posto de Saúde Maurício Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, começou cedo neste sábado (9), com o dia “D” da vacinação contra gripe e sarampo. Antes da chegada do governador Camilo Santana e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, inúmeros pacientes já estavam a postos para se imunizar. O chefe do executivo estadual conclamou a população a se mobilizar no combate às doenças. "Hoje é o início da campanha de vacinação contra a gripe e é importante, até o dia 22 de maio, que a população procure um posto de saúde para ser vacinada. Conclamo ainda as pessoas que não se imunizaram contra o sarampo que busquem as unidades mais próximas e ajudem a erradicar esta doença no Estado, afirmou o governador, que visitou ainda os postos de saúde no bairro São João do Tauape e em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Já o prefeito Roberto Cláudio, que também é médico, auxiliou as enfermeiras na aplicação das vacinas. Ele falou sobre a campanha da gripe e reforçou o combate do sarampo no Ceará. A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Governo do Estado, está trabalhando para atingir a meta de vacinação contra a gripe e ainda erradicar o sarampo no Ceará. Já tivemos avanços muito importantes, mas é preciso vigiar para vacinarmos o máximo de pessoas possíveis, informou.
São João do Tauape
Do bairro Edson Queiroz, governador e prefeito de Fortaleza seguiram para o posto de saúde Irmã Hercília Lima Aragão, no bairro São João do Tauape onde visitaram as instalações e conferiram o cumprimento da campanha.
Caucaia
O governador Camilo Santana finalizou a manhã deste sábado (9), dia de vacinação contra gripe e sarampo, visitando a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Firmino Mendes, mais conhecida como Dona Cotinha, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Lá, foi recepcionado pelo prefeito de Caucaia, e também médico, Washington Gois. O município sozinho não consegue resolver todos os problemas. Se não tiver a parceria com o
Governo do Estado e do Governo Federal nós não chegamos lá. E nós temos essa parceria. Temos a certeza que a missão de vacinar, em dois meses, todas as pessoas prioritárias da campanha será cumprida, avaliou.
A meta da 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Estado é imunizar no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados, que incluem crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A campanha contra a gripe segue até o dia 22 de maio.
Sarampo
O público-alvo da vacina contra o sarampo são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou. Em Fortaleza foram vacinadas aproximadamente 860 mil pessoas, o que corresponde a 77% da meta de 1.125 milhão de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário