sexta-feira, 22 de maio de 2015

(MOTOTÁXI)Serviço de Sobral é considerado modelo

 Aproximadamente 700 motociclistas fazem parte do sistema de transporte público desta cidade, considerado um dos sistemas de mototaxistas mais organizados do Interior. Além deles, topics, ônibus e um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) compõem o sistema de transporte de Sobral. Cadastrados pela Prefeitura, cada mototaxista recebe capacete, bata e tem direito a um reserva, que também deve ser indicado no ato do cadastramento. Periodicamente, todos devem ser recadastrados, segundo o titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade
De acordo com ele, o último ocorreu em fevereiro, "visando renovar o cadastro, a fim de oferecer segurança aos profissionais e passageiros". No ato do recadastramento são exigidos Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), Carteira Nacional de Habilitação CNH, comprovante de endereço, certidão de quitação eleitoral, certidão criminal da Justiça Federal e Estadual, comprovante de pagamento da taxa da Prefeitura Municipal de Sobral e certificado de conclusão do curso de direção defensiva ministrado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).
A passagem tabelada é de R$ 2,80 para dentro da cidade, mas, para fora da área urbana, os valores são negociados entre motorista e passageiro. Quando esse valor não é respeitado, o passageiro tem um número na Prefeitura para que seja feita a denuncia. "Sendo apurada a veracidade do fato, e, dependendo do tipo de infração, o mototáxi pode ser advertido e até ter seu cadastro cancelado", explica Trindade.
Piratas
Um dos grandes desafios é o uso de mototáxis piratas, que cobram mais barato para ter a preferência de clientes, por vezes moradores de bairros mais distantes do Centro. Roberta Sousa, moradora da Cohab Três, afirma: "Os mototaxistas licenciados pela Prefeitura sempre querem dinheiro a mais para uma corrida do Centro pra cá. Isso quando querem vir. Dependendo do dia, eles não fazem a corrida, mesmo que se pague a mais".
Alguns moradores de outros bairros preferem usar dos mototáxis piratas. De acordo com eles, os irregulares aceitam todas as corridas pelo preço tabelado e tratam melhor os passageiros. São mais fáceis de encontrar, pois fornecem o número do telefone celular. "Quando eles aceitam uma corrida para longe, aceitam com má vontade. Acabam ultrapassando o limite de velocidade e avançando sinais vermelhos", comentou uma moradora do bairro Sinhá Sabóia que não quis se identificar.
Quando denunciado, o motociclista suspeito é abordado, autuado em flagrante e levado para a Delegacia Civil, onde é feito um Termo de Ocorrência Circunstanciada (TCO). Após o procedimento, responde no âmbito jurídico. De acordo com as denúncias, os principais pontos dos mototaxistas piratas ficam nas proximidades da Fábrica Lassa; o Posto 13, na BR-22; e próximo ao Pinheiro Supermercado.
De acordo com o Sindicato de Mototaxistas de Sobral, segundo Lei Municipal, eles trocam obrigatoriamente de moto a cada quatro anos e participam de cursos de capacitação. Também é obrigatório que não tenham passagem pela Polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário