sábado, 9 de maio de 2015

Em Sobral falta de educação prejudica o trânsito

A falta de educação no trânsito tem transformado o cotidiano do motorista sobralense em um tormento. Diariamente, colisões ocorrem devido à imprudência de motoristas. Nos horários de pico, ao redor de grandes escolas, carros ficam parados em fila dupla e até tripla, fechando a passagem dos motoristas. No município, o número de habilitações até março deste ano era de 45.449 contra uma frota de 78.323 veículos.
O funcionário público Renato Mariano tem dois filhos, ambos estudando no período da manhã. Quando vai buscá-los, demora até 40 minutos para conseguir sair do engarrafamento. "Se eu deixo o carro estacionado alguém me tranca. Se espero para sair, o pessoal deixa o carro parado no meio da rua e desce para conversar com o professor. No dia que a fiscalização aparece, a situação se normaliza. Depois, volta tudo de novo", desabafou.
Esse não é um problema isolado. Outro caso grave são os motoristas sem carteiras, principalmente os proprietários de motocicletas, inclusive as chamadas "cinquentinhas". Diariamente, inúmeros adolescentes são vistos pilotando esse tipo de veículo, usando-os para ir à escola, cursos e faculdade.
Uma estudante de 15 anos, que não quis se identificar, disse que, sempre que precisa, usa a moto da marca Honda da mãe para ir aos cursos. "Nem sempre ela tem tempo de me levar aos locais que preciso ir. Por isso acabo usando duas ou três vezes por semana", afirmou.
Na noite da última quinta feira (7), foi registrado um acidente com morte na estrada que liga Sobral a Massapê. O motoqueiro foi identificado como João Carlos Paiva Gomes. Ele pilotava uma moto modelo Titan.
Redes sociais
A fiscalização, apesar de intensa, não tem acompanhado o crescimento da frota de Sobral. Com blitz quase diárias, os responsáveis pelo trânsito têm que enfrentar mais um obstáculo: os avisos nas redes sociais sobre locais de blitz. Ao saberem da presença dos guardas de trânsito, os internautas postam avisos no Facebook avisando aos colegas onde a fiscalização está ocorrendo.
Uma das blitz mais recentes em Sobral foi realizada no último sábado (2), pela Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral, em diversos pontos da Cidade.
A fiscalização tem o propósito de evitar que pessoas conduzam veículos sem a devida responsabilidade, em desacordo com as normas de trânsito. Vários veículos foram apreendidos, a maioria, segundo as autoridades, motocicletas.
A Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral realiza, além da fiscalização, ações educativas periódicas, muitas vezes em parceria com profissionais da saúde. Durante essas ações, são entregues material informativo a motoristas e pedestres. De acordo com a secretaria, as ações educativas buscam prevenir acidentes.
Mais informações:
Secretaria da Cidadania e Segurança de Sobral
Rua Cel. José Inácio, 820
Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário