segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Municípios são disputados na campanha

Os quatro candidatos ao Governo do Estado intensificaram ainda mais a realização de ações no Interior, ampliando o número de locais no mapa cearense que já receberam cada um dos representantes para atividades de campanha. A proximidade do pleito, que acontece no próximo dia 5 de outubro, aliado à necessidade de buscar votos motivaram os pleiteantes dos cargos majoritários a acelerar o ritmo de percursos longe da Capital.
Os postulantes Ailton Lopes (PSOL), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB), em aproximadamente duas semanas, visitaram um total de 57 novos municípios. Assim como desde o início da campanha eleitoral, o candidato petista foi o que adotou o ritmo mais intenso, percorrendo 33 municípios que ainda não tinham sido visitados por ele anteriormente. Nesta semana, Camilo chegou a passar por seis municípios somente num dia.
Moderado
Já Eunício Oliveira visitou 16 novos municípios nos últimos 15 dias. O candidato do PMDB, na primeira fase da campanha, seguiu um ritmo mais moderado na realização das atividades de campanha no Interior, mas intensificou a quantidade de locais percorridos nas últimas semanas. Recentemente, o peemedebista tem destinado, principalmente, as quintas, sextas e sábados para participar de carreatas e comícios distante da Capital.
O representante do PSOL na disputa do Governo do Estado, Ailton Lopes, com menos recursos para fazer viagens ao Interior, voltou a ser mais tímido na participação de atividades fora da Capital. Em 15 dias, ele esteve em dois novos municípios, cumprindo agenda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e em Limoeiro do Norte, na Região do Jaguaribe.
A candidata Eliane Novais repetiu a estratégia adotada desde o início, concentrando-se na Região Metropolitana de Fortaleza, mas intensificou o ritmo se comparado a outros momentos da campanha eleitoral. Nas duas últimas semanas, a representante do PSB esteve em seis novos municípios, passando por Pacatuba, Horizonte, Itapajé, Itarema, Sobral e Crateús.
Após essas duas semanas, o balanço de quantos municípios os quatro candidatos já visitaram desde o início da campanha eleitoral se alterou. Enquanto Camilo Santana já esteve em 122 municípios, Eunício Oliveira passou por 60, Eliane Novais participou de atividades em 19 e Ailton Lopes cumpriu agenda em 17.
Iguatu
Na região do Centro-Sul, Camilo Santana esteve em dois novos municípios, Orós e Lavras da Mangabeira, esta última é terra natal de Eunício Oliveira. Já Ailton Lopes, Eliane Novais e Eunício não foram à mesorregião nos últimos 15 dias. O maior colégio eleitoral da área, Iguatu, no entanto, já protagonizou a visita dos quatro postulantes ao Governo do Estado desde o início da campanha.
Na Região Noroeste do Estado, Camilo Santana passou por sete novos municípios: Hidrolândia, Ipueiras, Ibiapina, São Benedito, Camocim, Forquilha e Irauçuba. Já Eunício Oliveira esteve em nove: Acaraú, Ubajara, Viçosa do Ceará, Irauçuba, Granja, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ipueiras e Ipu.
A pessebista Eliane Novais, além de Itarema, incluiu em sua lista de visitas Sobral, maior colégio eleitoral desta mesorregião. Eliane foi à cidade que é reduto político do governador Cid Gomes com a presidenciável Marina Silva (PSB) no dia 13 de setembro. Na ocasião, a candidata a presidente da República pediu respeito a Cid e Ciro Gomes à memória de Eduardo Campos, do qual ambos já foram correligionários, quando eram do PSB.
Jaguaribe
Na Região do Jaguaribe, o candidato petista ao Governo do Estado também esteve em sete novos municípios: Pereiro, Jaguaribara, Alto Santo, Quixeré, Russas, Aracati e Morada Nova. Já o representante do PMDB na disputa percorreu duas novas cidades desta mesorregião: Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte.
Além da Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza, Camilo Santana concentrou esforços em mais dois novos municípios, Pacatuba e Maranguape. Eunício Oliveira incluiu em seu mapa de campanha atividades em Cascavel e Redenção. Já Ailton Lopes passou apenas por Caucaia nos últimos 15 dias, enquanto Eliane Novais ampliou sua agenda, compondo sua lista de municípios visitados com Pacatuba e Horizonte.
Na Região Norte, Camilo Santana passou por sete novos municípios: Pentecoste, Itapajé, Umirim, Itapipoca, Baturité, Aracoiaba e Barreira. Já Eunício Oliveira percorreu Beberibe, Baturité e Itapajé. Na Região dos Sertões, o representante do PMDB não esteve em novas cidades, mas o petista ampliou os pontos visitados de 15 para 23 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário