Gestores de Limoeiro do Norte, cidade a 198 km de Fortaleza, aguardam ansiosos a decisão oficial da escolha do município para sediar o hospital regional do Vale do Jaguaribe. A informação extra oficial foi feita na manhã da última quinta-feira pelo prefeito em exercício, Marcos Coelho, durante solenidade da assinatura de ordem de pagamento da primeira parcela do 13º salário aos professores da rede pública municipal.
Também foram anunciadas a construção e reformas de postos de saúde. A solenidade também marcou a renovação da posse por mais 40 dias do prefeito em exercício Marcos Coelho, diante da necessidade do prefeito Paulo Duarte permanecer afastado, onde se recupera de uma cirurgia. O prefeito Marcos Coelho informou que, após a uma reunião com os secretários de saúde da região, em Fortaleza, obteve notícias otimistas da titular da Secretaria de Saúde de Limoeiro do Norte, Rute Gomes, de que há grandes possibilidades do município receber o hospital.
No dia 3 de abril o governador Cid Gomes, juntamente com o titular da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Ciro Gomes, vieram a Limoeiro do Norte inaugurar a 19ª policlínica. Em discurso o governador lembrou do fortalecimento na assistência à saúde com a construção de hospitais polo no interior e ressaltou que esta em funcionamento o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional Norte, em Sobral e que as obras do Hospital Maternidade Regional do Sertão Central estão em fase de construção.
Na ocasião o prefeito Paulo Duarte cobrou do governo a construção de um hospital na Região, que beneficiasse a população do Vale do Jaguaribe. Funcionários da secretaria de saúde vestiam camisas brancas com uma campanha encabeçada pelo município, pedindo que uma unidade se instalasse em Limoeiro do Norte.
A cidade é uma das que mais investe em saúde pública no Estado, atualmente são investidos cerca de 40% dos recursos do município na pasta, que também possui um hospital de referência atendendo aos municípios da 10ª Regional de Saúde. Quando concretizado o anuncio oficial, este será o quarto hospital regional construído pelo Governo do Estado.
No momento, encontra-se em construção as obras do Hospital Maternidade Regional do Sertão Central, que estão em andamento desde maio de 2012. O prazo de execução é de 480 dias, com o cronograma estabelecido pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE). Porém, a inauguração ocorrerá por etapas e a primeira delas será a do setor de emergência, que está programada para agosto desde ano. Esta decisão foi tomada no início de fevereiro, quando Ciro Comes inspecionou a obra. Na ocasião ele anunciou para agosto o início da primeira etapa de atendimento. O funcionamento, como em todos os hospitais regionais pela diversidade e alta complexidade dos serviços, seguirá o cronograma dos serviços disponibilizados à população. No caso de Quixeramobim, a primeira etapa será o ambulatório. Nas obras deste terceira unidade estão sendo investidos recursos próprios, da ordem de R$ 67.659.929,77.
Mais R$51.274.000,00 serão disponibilizados para aquisição de equipamentos, através de financiamento junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e parceria com o Ministério da Saúde.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário