sábado, 24 de maio de 2014

Enem tem mais de 570 mil inscritos no Ceará

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerraram-se às 23h59 de ontem. Até as 18h20, horário em que foi realizado o último balanço, o Ceará teve 570.305 inscritos. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela aplicação do teste, a exemplo da última edição do Exame, o Ceará encontra-se entre os cinco estados com maior número de inscritos para a prova.
No total, mais de 8,8 milhões de candidatos realizaram a inscrição no Enem em todo o Brasil, de acordo com o Inep. O número nacional representa um crescimento de, aproximadamente, 23% em relação a 2013, quando 7,2 milhões de pessoas se inscreveram no Enem. Já o Ceará apresentou um aumento de cerca de 10% em relação aos 5,18 mil candidatos inscritos em 2013.
Para efetivar a inscrição, no entanto, é necessário que o candidato realize o pagamento da taxa de R$35,00 até o próximo dia 28 de maio. Os estudantes de instituições da rede pública de ensino e aqueles candidatos que se declararam financeiramente carentes, ou seja, cuja renda familiar mensal esteja comprovadamente abaixo de R$1.806, estão isentos do pagamento.
Em 2014, o Enem será aplicado em 1.699 municípios brasileiros, em 16,6 mil locais de exame. As provas acontecem em dois dias, 8 e 9 de novembro, a partir das 13h, seguindo o horário de Brasília.
Provas
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão impressas 18,3 milhões de provas, dentre os tipos normal, ampliada, ledor e braile - as três últimas para aqueles que possuem algum grau de deficiência visual. Espera-se ainda que 785 mil funcionários ajudem na aplicação do certame, exercendo as funções de assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio.
Exigência
A nota obtida no certame é utilizada como critério de acesso ao ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Atualmente, 115 universidades federais brasileiras utilizam os resultados da prova em seu processo de seleção.
A nota do Enem também é exigida para a obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o pleito de bolsas em instituições do exterior no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Enem também é uma opção para que estudantes maiores de 18 anos obtenham a certificação do Ensino Médio.
Esta já é a quinta vez que a estudante Jéssica Almada Nunes, de 21 anos, realiza a prova. "Gostaria de cursar Medicina numa universidade pública, portanto preciso fazer o Enem. Desta vez, não tive nenhum problema na inscrição, nem no pagamento da taxa. O processo foi todo muito rápido", conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário