Motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo de Fortaleza fecharam os terminais do Siqueira, Papicu, Conjunto Ceará, Messejana, Parangaba e Lagoa na manhã desta quinta-feira (29). A Etufor acredita que todos os terminais devem ser bloqueados na manhã desta quarta. Conforme o Sintro, a paralisação é por tempo indeterminado. A Rodoviária Engenheiro João Thomé também deve ser fechada.
As paralisações começaram pela madrugada, motivadas pelo 12º ataque aos trabalhadores em menos de 24 horas, conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro).
De acordo com a Etufor, alguns veículos ainda circulam, mas é grande o contingente de pessoas nas paradas de ônibus da Capital. Outros coletivos saíram dos terminais direto para as garagens.
Nenhum ônibus está entrando ou saindo dos terminais. No Siqueira, os veículos estão estacionados do lado de fora, e no entorno, as paradas estão lotadas. Houve princípio de tumulto no começo da manhã, com a população tentando embarcar nos coletivos, mas a chegada do Cotam e do Gate organizou a confusão, segundo o capitão Daniel Lima, subcomandante do Gate. Até o momento, uma pessoa foi detida.
A reivindicação dos trabalhadores, conforme o vice-presidente do Sintro, Sérgio Barbosa, é por melhorias na segurança nos coletivos. A quantidade de assaltos aos veículos assusta motoristas e cobradores. Os passageiros também temem a insegurança.
Paralisações começaram na noite de quarta (28)
Um protesto realizado por motoristas e cobradores de ônibus ocasionou um tumulto, na noite de quarta-feira (28), no Terminal do Siqueira. Após receberem a notícia de que um motorista e um cobrador que faziam a linha Parque Santa Maria/Siqueira (381) haviam sido esfaqueados durante um assalto, os funcionários do transporte público resolveram, em protesto, obstruir o acesso ao Terminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário