quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Preço do gás de cozinha sobe 12,2% hoje


A Petrobras informou, ontem, o aumento de 12,2% em média, no preço do botijão de gás de até 13 quilos (mais comum em residências) a partir de hoje. O movimento, segundo a estatal, se deu devido a estoques muito baixos e eventos extraordinários, como os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de GLP (gás liquefeito de petróleo), nos Estados Unidos. A empresa também informou reajuste de 2,5% nos preços de comercialização às distribuidoras do GLP destinado aos usos industrial e comercial, igualmente a partir de hoje.
O ajuste do gás de cozinha anunciado ontem, aplicado aos preços sem tributos, representará uma alta média de 4,2%, ou cerca de R$ 2,44 por botijão se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, comentou a estatal. A Petrobras observou que a região de Houston (Texas), afetada pela tempestade Harvey, é a maior exportadora mundial de GLP, atendendo a diversos mercados importadores como Europa e Extremo Oriente.
Impactos
“Com a chegada do furacão Harvey, na semana passada, tanto a produção quanto os terminais do Golfo americano foram impactados e permanecem fora de operação. Assim, a menor disponibilidade de GLP provocou aumento de preço nos mercados consumidores, incluindo o Brasil”, explicou a companhia. A tempestade não afetou somente o mercado de gás, causando também a disparada nos preços externos da gasolina na semana passada, o que levou a Petrobras a aplicar fortes reajustes nos últimos dias.
Além disso, os preços já vinham sendo afetados por estoques em níveis próximos do mínimo observado nos últimos cinco anos nos Estados Unidos. “Avaliações de mercado chegaram a apontar que o estoque não atingiria níveis considerados confortáveis para fazer frente ao período de inverno no Hemisfério Norte”, comentou a Petrobras. Por fim, a empresa informou, ainda, que os impactos do Harvey só vieram agravar esse cenário, acarretando a manutenção de cotações elevadas no início do mês de setembro. No início de agosto, os preços do gás de cozinha já haviam sofrido reajuste de 6,9%. Na sequência, no meio do mês, foi anunciado o aumento de 7,2% no preço do GLP.
E vem mais
Segundo a Petrobras, o cenário de baixa oferta e de alta na cotação externa foi considerado no ajuste do gás de botijão para uso residencial. A empresa sinalizou, ainda, que novos reajustes podem estar a caminho, após avaliação de seu Gemp (Grupo Executivo de Mercado e Preços). “A correção aplicada neste momento não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional. Uma nova avaliação do comportamento deste mercado será feita pelo Gemp, em 21 de setembro”, disse a estatal, em nota.
Além disso, de acordo com as previsões climáticas, um novo furacão, o Irma, com força maior que o Havey – que atingiu nível 4, este deve chegar a nível 5, o mais elevado da categoria – deverá atingir o Caribe, Golfo do México e chegar à região Sul dos Estados Unidos, nestes dias. Com esse novo problema climático, que pode gerar dificuldades na produção de fás e outros combustíveis, também poderá gerar novos reajustes nos preços praticados pela Petrobras em território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário