segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Assembleia celebra Dia Nacional da Consciência Negra nesta terça(24)

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, nesta terça-feira (24/11), sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A solenidade acontece no Plenário 13 de Maio, a partir das 15h, e atende a requerimento do deputado Moisés Braz (PT).Feriado em 1.044 municípios brasileiros, o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 12.519/2011, transformou-se em marco da luta por liberdade e dignidade. A data reverencia a memória de Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil.Moisés lembra que o Brasil possui uma dívida histórica com sua população negra e que celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra em sessão solene é uma forma de homenagear a “memória de Zumbi dos Palmares e as ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e negros, demais entidades e personalidades que atuam na promoção da igualdade racial”.O deputado afirma que é necessário gerar reflexões sobre as questões raciais em nosso país, combatendo todo e qualquer preconceito. “Hoje está data é marcada por manifestações, passeatas e atividades voltadas para discutir o enfrentamento ao racismo, as violações dos direitos da população negra e para lutar por mais e melhores oportunidades de ascensão econômica e social”, destaca o parlamentar.

Confira as personalidades cearenses que serão homenageadas na Sessão Solene:

Antônia Lopes de Lima (Dona Toinha) – Quilombola, professora, presidenta da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Águas Pretas no município Tururu/CE.  Formada em Pedagogia com especialização em Língua Portuguesa, trabalha na escola municipal Bertoldo da Costa, comunidade de Águas Pretas.

José Hilário Ferreira Sobrinho – Professor de História e Sociologia. Graduado em Ciências Sociais e Mestre em História Social pela UFC. Pesquisador da Cultura e História do Negro no Ceará. Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais – cultura negra, africanidade – africanos no Ceará – bantos, violência urbana – cotidiano – negro e racismo. Ativista do movimento negro cearense.

Maria José de Jesus Simão (in memoriam) – Militante histórica que ajudou a fortalecer o movimento negro cearense nas décadas de 70 e 80. Foi integrante do Grupo de União e Consciência Negra no Ceará. Dona Maria José é um ícone para o Movimento Negro no Ceará.

Cecília Maria da Silva Holanda (in memoriam) – Pesquisadora da História do Movimento Negro. Historiadora nas áreas de Quilombo, religiosidade ações de políticas afirmativas. Militante, atuou no fortalecimento da identidade étnica no Ceará.

Mais informações:
Marcel Bezerra – Assessoria de Comunicação Dep. Moisés Braz (PT) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário