A
campanha que tomou as redes sociais e chegou as telas da mídia
empresarial foi uma jogada de marketing preparada antes mesmo da banana
ser atirada e comida em campo pelo lateral-direito Daniel Alves, do
Barcelona e da seleção brasileira. Leia mais no link: http://naofo.de/il (extraído da Veja) e em toda a imprensa...
Neymar, assim como o Ronaldinho (fenômeno), é um atleta Nike, em seu contrato reza que tem que consultar o patrocinador até em suas relações sexuais, não fez isto sozinho, obviamente... E isto já foi confessado tanto pelos marketeiros quanto por ele. E a Nike é patrocinadora da Copa, da Fifa. Ou seja, há uma relação, expressa, na armação, entre estes agentes, interesssados no retorno de imagem que isto possa causar.
A armação, no entanto, não pára por aí. A campanha surge em um contexto em que o governo brasileiro, Fifa, e as empresas patrocinadoras da Copa de Mundo de 2014 tentam reverter a reação popular contra este mega evento e anunciam que o tema da Copa deste ano será o combate ao racismo nos campos de futebol, como já acontecera com a última Copa da Uefa (das seleções da Europa)
O racismo é um tema caro aos movimentos sociais. A campanha não é propriamente antiracista! A trama, ao contrário, reforça estereótipos tipicamente racistas! Com a notícia da armação publicitária da campanha #somostodosmacacos, feita pela Agência Loducca, do marketeiro Guga Ketzer, supostamente a pedido de Neymar, vamos ver qual será a reação dos movimentos contra o racismo. Alguns dos quais já vinham se manifestando contra a campanha antes mesmo desta notícia!
A campanha já estava toda engatilhada antes da banana ter sido atirada contra Daniel Alves e este ter feito o gesto de comê-la. "Neymar ia comer a banana. Se foi o Daniel Alves, maravilha também", disse o marketeiro.
O espaço das redes sociais foi precisa e estratégicamente escolhido. Pois têm sido, por sua interatividade e circularidade comunicativa, um espaço privilegiado de educomunicação, formação e mobilização social. As redes tiveram um papel relevante nas jornadas de 2013. Para evitar semelhante processo de mobilização no ano da Copa, o Facebook restringiu a difusão das notificações, entre outras restrições. Além disto, o PT e as patrocinadoras da Copa, junto a Fifa, têm feito esforços para contrapor os movimentos de contestação. Desde então vimos constatando a criação de perfis fake, mas também a proposição de ações institucionais emergenciais, com o série (atrasada) Diálogos da Copa, capitaneado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que trouxe seu ministro Gilberto Carvalho ao Rio de Janeiro, em parceria com a Central Única do Partido dos Trabalhadores (CUT-PT), na última semana (https://www.facebook.com/ photo.php?v=101523642105472 09&set=vb.554917208&type=2 &theater)
A presidente Dilma Roussef chegou a solicitar ao Papa Francisco uma mensagem de apoio a Copa!... Eles estão desesperados.
A campanha #somostodosmacacos mobilizou 'artistas' da Rede Globo como Luciano Huck, que está vendendo camisas, associadas à 'campanha', por setenta reais. A jogada permitiu que estes 'atores' também participassem de um processo de ciberativismo, ainda que fake...
Neymar, assim como o Ronaldinho (fenômeno), é um atleta Nike, em seu contrato reza que tem que consultar o patrocinador até em suas relações sexuais, não fez isto sozinho, obviamente... E isto já foi confessado tanto pelos marketeiros quanto por ele. E a Nike é patrocinadora da Copa, da Fifa. Ou seja, há uma relação, expressa, na armação, entre estes agentes, interesssados no retorno de imagem que isto possa causar.
A armação, no entanto, não pára por aí. A campanha surge em um contexto em que o governo brasileiro, Fifa, e as empresas patrocinadoras da Copa de Mundo de 2014 tentam reverter a reação popular contra este mega evento e anunciam que o tema da Copa deste ano será o combate ao racismo nos campos de futebol, como já acontecera com a última Copa da Uefa (das seleções da Europa)
O racismo é um tema caro aos movimentos sociais. A campanha não é propriamente antiracista! A trama, ao contrário, reforça estereótipos tipicamente racistas! Com a notícia da armação publicitária da campanha #somostodosmacacos, feita pela Agência Loducca, do marketeiro Guga Ketzer, supostamente a pedido de Neymar, vamos ver qual será a reação dos movimentos contra o racismo. Alguns dos quais já vinham se manifestando contra a campanha antes mesmo desta notícia!
A campanha já estava toda engatilhada antes da banana ter sido atirada contra Daniel Alves e este ter feito o gesto de comê-la. "Neymar ia comer a banana. Se foi o Daniel Alves, maravilha também", disse o marketeiro.
O espaço das redes sociais foi precisa e estratégicamente escolhido. Pois têm sido, por sua interatividade e circularidade comunicativa, um espaço privilegiado de educomunicação, formação e mobilização social. As redes tiveram um papel relevante nas jornadas de 2013. Para evitar semelhante processo de mobilização no ano da Copa, o Facebook restringiu a difusão das notificações, entre outras restrições. Além disto, o PT e as patrocinadoras da Copa, junto a Fifa, têm feito esforços para contrapor os movimentos de contestação. Desde então vimos constatando a criação de perfis fake, mas também a proposição de ações institucionais emergenciais, com o série (atrasada) Diálogos da Copa, capitaneado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que trouxe seu ministro Gilberto Carvalho ao Rio de Janeiro, em parceria com a Central Única do Partido dos Trabalhadores (CUT-PT), na última semana (https://www.facebook.com/
A presidente Dilma Roussef chegou a solicitar ao Papa Francisco uma mensagem de apoio a Copa!... Eles estão desesperados.
A campanha #somostodosmacacos mobilizou 'artistas' da Rede Globo como Luciano Huck, que está vendendo camisas, associadas à 'campanha', por setenta reais. A jogada permitiu que estes 'atores' também participassem de um processo de ciberativismo, ainda que fake...
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