quinta-feira, 31 de março de 2016

Você têm até o dia 4 de maio para regularizar título de eleitor

Todo ano eleitoral é a mesma coisa: os eleitores devem prestar atenção em uma data para não perderem o direito de votar. O próximo dia 4 de maio é o prazo máximo para regularizar qualquer pendência com a Justiça Eleitoral.Há, ainda, eleitores residentes de alguns municípios do Estado que devem procurar um cartório eleitoral para fazer cadastro biométrico até amanhã. Obrigatório este ano em 46 cidades do Ceará, o cadastramento deveria ter sido feito até o dia 18 de março, mas em 25 destes municípios foi adiado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).Quem vota em Fortaleza ainda não precisa se preocupar com isso. Necessário somente para o pleito presidencial de 2018, o cadastramento até poderia ser feito logo, mas, pela quantidade de pessoas que estão procurando a Justiça Eleitoral nas últimas semanas, o TRE-CE tem orientado que eleitores da Capital cearense só procurem os tribunais caso precisem regularizar alguma pendência para este ano. Cadastro biométrico, só depois das eleições, em novembro
O prazo de 4 de maio é para quais ações?
Para resolver qualquer pendência do eleitor com Justiça Eleitoral. Até esta data, dá para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, fazer alteração no título e reverter situação de cancelamento ou suspensão de título e ainda votar este ano. 

Precisa agendar atendimento?
Não.

O que alguém que não estiver no seu domicílio eleitoral na data das eleições pode fazer?
Quem estiver viajando pode justificar em qualquer local de votação. E quem morar fora do País, deve procurar o consulado ou a embaixada brasileira para justificar a ausência. 

Perdi o cadastramento biométrico obrigatório na minha cidade. E agora?
O eleitor que perdeu o prazo tem o título cancelado, sendo impossibilitado de votar e de fazer uma série de coisas, como assumir cargo público, emitir ou renovar passaporte e contrair empréstimos bancários. Para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral, porém, ele pode buscar um cartório eleitoral até o dia 4 de maio, portando documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereço, reverter o cancelamento e fazer o cadastro biométrico.

SERVIÇO

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE)
Site: http://www.tre-ce.jus.br/
Telefone: 3211-2682
Horário de atendimento: das 8 às 17 horas

Saiba mais

Municípios onde o prazo para o cadastro biomérico obrigatório já expirou:
Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.

Municípios com prazo para cadastro biométrico até amanhã:
Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá e Várzea Alegre. 

Prazo para tirar o título de eleitor e resolver qualquer pendência com a Justiça Eleitoral: 4 de maio

Outros prazos:

3 de agosto: último dia para o eleitor fora do domicílio eleitoral solicitar a 2° via do título

22 de agosto: último dia para o eleitor, no domicílio eleitoral, solicitar a 2° via do título.

Endereços dos postos de atendimento do TRE-CE em Fortaleza:

1. Central de atendimento de Fortaleza
Endereço: Av. Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema

2. Central de atendimento Vapt Vupt de Messejana
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408

3. Posto de Atendimento do Fórum Clóvis Beviláqua
Endereço: Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220 - Água Fria

4. Posto de Atendimento do Cambeba
Endereço: Av. Ministro José Américo, S/N (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora)

Horários de atendimento: das 8 às 17 horas

Documentação:
Os documentos básicos para qualquer operação são o de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. Para quem tem título ou RG antigos, é necessário levar o CPF. E para homens que vão tirar o título é necessário levar comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário