sexta-feira, 4 de março de 2016

Policia federal prende ex-presidente Lula



A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a 24ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Aletheia. O seu objetivo é dar continuidade às investigações de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros praticados por diversas pessoas no contexto do esquema criminoso revelado e relacionado à Petrobras.

Em nota, a PF informa que cerca de 200 policiais federais e 30 auditores da Receita Federal cumprem 44 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para a delegacia a fim de prestar depoimento e depois é liberada.

As medidas estão sendo cumpridas nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia. A operação também inclui buscas em Guarujá, Diadema, Santo André, Manduri e Atibaia.

Segundo a PF, a casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, e o Instituto Lula são alvos da operação. Marisa Letícia, uma nora, seus três filhos e alguns contatos próximos do presidente também estão sendo investigados.

Lula foi levado pelos policiais de sua casa. De acordo com a Folha de S. Paulo, ele é um dos alvos de mandado de busca e apreensão e condução coercitiva, portanto ainda será obrigado a depor. Especula-se que a possível delação de Delcídio do Amaral, revelada pela revista Istoé (prontamente negada pelo senador petista), possa ter alguma ligação com a ação da PF.

A operação recebeu o nome de Aletheia, em referência a uma expressão grega que significa “a busca da verdade”. Segundo a GloboNews, o ex-presidente esteve no aeroporto de Congonhas nesta manhã para depor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário