A empresa OI/Celular fixo foi à campeã em reclamações junto ao
Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON) em 2914. Já
a TAM foi a que menos resolveu as reclamações feitas. Os números são do
Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014 e foram divulgados em
entrevista coletiva nesta segunda-feira na Procuradoria-Geral de Justiça
(PGJ).
O documento compreende o ranking das empresas mais reclamadas no
DECON, além de várias outras informações referentes à atividade do
Órgão, que fechou o ano passado com cerca de 27 mil atendimentos. Desse
total, 4.458 resultaram em processos administrativos (reclamações), os
quais tiveram 94,5% de resolutividade. Em 2013, foram 22.224 mil
atendimentos.
Entre os destaques do balanço estatístico de 2014, estão as áreas
mais reclamadas pelos consumidores. No período de 1º de janeiro a 31 de
dezembro, o setores que ocuparam os primeiros lugares foram: produtos
(49,8%); serviços essenciais (18,57%); assuntos financeiros (17,45%); e
serviços privados (9,47%).
Já as empresas contra as quais os consumidores mais prestaram queixas
foram: 1ª) Oi Fixo/Celular (461); 2ª) Rabelo (167); 3ª) grupo
CCE/DIGIBRAS/LENOVO (134); 4ª) Ricardo Eletro/Lojas
Insinuante/EletroShopping/City Lar (94); 5ª) Claro/Embratel (93); 6ª)
Magazine Luiza (85); 7ª) WHIRLPOOL/CONSUL/BRASTEMP (84); 8ª) Samsumg
(83); 9ª) Bradesco (82); e 10ª) Ibyte (71).
Os dados coletados mostram ainda o ranking das empresas que menos
resolveram os problemas registrados no DECON/CE: 1º) TAM (79,25% de
resolutividade); 2ª) grupo Ricardo Eletro/Lojas
Insinuante/EletroShopping/City Lar (93,62%); 3ª) Bradesco (95,12%); 4º)
Sky (95,38%); 5º) Cagece (95,45%). A Claro/Embratel e a Oi Fixo/Celular
apresentaram o maior índice de resolutividade, com 98,92% cada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário