sábado, 27 de dezembro de 2014

Homem é detido suspeito de matar turista italiana

Um homem foi detido suspeito de matar a turista italiana Gaia Molinari, de 29 anos, na Praia de Jericoacoara, nas proximidades do Serrote, em Jijoca, a 294Km de Fortaleza. Ele foi capturado na tarde de ontem e encaminhado à Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), na Capital. O caso ocorreu anteontem nas proximidades do Serrote, em Jijoca, área turística da cidade.
O corpo da estrangeira foi encontrado por um casal, com hematomas e trajando apenas biquíni, com uma mochila que continha objetos pessoais, como uma cópia do passaporte e chicletes. Os pulsos da italiana apresentavam lesões, similares às feitas pelo uso de amarras.
Após encontrar o corpo de Gaia, as Polícias Civil e Militar montaram uma força-tarefa para desvendar o caso e descobrir o que realmente aconteceu com a turista que é natural da província de Piacenza, na Itália.
Algumas das informações foram fornecidas pelo proprietário do hostel de Fortaleza, onde Gaia estava hospedada. Estas informações ajudaram a encontrar a carioca Mirian França, uma farmacêutica que prestou depoimento ontem na Deprotur, e repassou detalhes dos últimos momentos que passou com a italiana em Jericoacoara.
Investigações
A Polícia trabalha com a linha de investigação de um crime sem premeditação. Um suspeito nativo de Jericoacoara teria assassinado Gaia Molinari e, possivelmente, violentado sexualmente a vítima. O homem, que não teve o nome divulgado, foi detido para averiguação e levado à Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), para fazer exames que comprovem se ele é ou não o autor do crime.
Até o fechamento desta edição, o homem detido prestava depoimento à delegada Patrícia Bezerra, adjunta da Deprotur. Na sequência, o suspeito foi encaminhado à Comel.
Enquanto o caso está sob investigação, o corpo da turista continua na sede da Comel no município de Sobral. Os médicos esperam que familiares possam reivindicar o corpo. A Polícia informou que tentou entrar em contato com o consulado da Itália, mas não obteve êxito. A mãe da italiana foi comunicada de maneira extraoficial pelo proprietário do hostel de Fortaleza, onde ela se hospedou. De acordo com uma funcionária do estabelecimento que preferiu não se identificar, a família ficou comovida com a situação.
Vários leitores questionaram a situação da segurança em Jericoacoada. Segundo informações do posto de policiamento local, são três duplas de policiais militares por turno, ou seja, dois policiais trabalham na área em horários diferentes. A delegada Patrícia Bezerra informou, durante entrevista, que o policiamento foi reforçado no local, mas não soube informar o número final do efetivo.
Laudo aponta morte por asfixia
A turista italiana Gaia Molinari, 29, foi morta por asfixia mediante estrangulamento. A informação foi confirmada por meio do laudo que apontou a causa da morte. O parecer foi dado pelo médico legista que realizou a necropsia. O material que vai definir se houve crime sexual foi coletado, pois o documento inicial ainda não concluiu se a vítima foi violentada ou não.
Gaia chegou na cidade de Fortaleza na última terça-feira (16) e se hospedou em um hostel na Rua Deputado João Lopes, no Centro. Segundo informações de uma funcionária, que preferiu não se identificar, a italiana conheceu o estabelecimento por meio de um site que permite que estrangeiros trabalhem no local em troca de hospedagem.
No Hostel Refúgio, a italiana conheceu a farmacêutica Mirian França. As duas conversaram e Mirian comentou que a mãe havia desistido de viajar para Jericoacoara e Gaia se ofereceu para acompanhar a carioca, já que as reservas estavam feitas para duas pessoas e a italiana não teria gastos extras com quartos. Na viagem, a italiana não levou pertences de valor. De acordo com a delegada adjunta da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Patrícia Bezerra, a mulher deixou o notebook pessoal e o passaporte em Fortaleza. Ela levou uma cópia do passaporte e o celular, que foi apreendido. "Elas estavam se divertindo, duas jovens solteiras. Beberam em algumas ocasiões, mas não foi repassado nada de extraordinário", explicou a delegada.
Mirian foi localizada pela Polícia em Canoa Quebrada. Ela foi encaminhada a Fortaleza, onde prestou depoimento na Deprotur por volta das 10h30min de ontem. A carioca disse à Polícia que havia marcado um encontro com Gaia para as duas embarcarem juntas, mas como a italiana não apareceu no horário combinado, ela imaginou que a colega havia preferido ficar na cidade para aproveitar mais as festas.
Imprensa da Itália repercute crime
Vários sites de notícias italianos repercutiram, durante todo o dia de ontem, a morte da turista Gaia Molinari, de 29 anos, cujo corpo foi encontrado com marcas de violência na tarde de quarta-feira, (24) em Jijoca de Jericoacoara. O incidente foi destaque nas páginas Corriere Della Sera, Huffington Post.It, Leggo e Today.It, por exemplo.
No Corriere Della Sera, a manchete fazia menção à origem de Gaia, a província de Piacenza, com destaque às investigações do crime. "No Brasil, piacentina morta na praia. Polícia: Homem procurado", dizia a chamada.
Já a página Huffington Post, antes da divulgação do resultado do laudo que apontou a causa da morte, citava que a vítima teria sido assassinada com golpes de pedra. "Morta no Brasil no Natal: jovem de Piacenza é encontrada morta. Batida com uma pedra", escreveu.
O site Leggo enfatizou o local onde o corpo foi encontrado, fazendo menção ao principal atrativo turístico da região. "Gaia, jovem italiano assassinado no Brasil: encontrado em uma praia no dia de Natal", citou
A página Today também citou a origem da italiana e o fato de ter sido assassinada próxima da área turística. "No Brasil, Gaia Molinari de Piacenza: morta na praia", frisou.
Gaia Molinari deveria retornar para um hostel em Fortaleza onde tinha reserva para a última quinta-feira (25), quando o corpo foi encontrado na área do Serrote por um casal de turistas. O lugar onde o corpo foi encontrado era utilizado como caminho para quem ia para a Pedra Furada, um dos principais pontos turísticos de Jericoacoara.
"Quando chegamos lá, constatamos a morte da italiana. Ela tinha o rosto perfurado, talvez por uma pedra, e apresentava muito sangramento", afirmou o subtenente Marcos Rodrigues, comandante da Polícia comunitária na Vila de Jericoacoara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário