segunda-feira, 8 de junho de 2015

Semana decisiva para a reforma política na Câmara

A pós uma semana de pouco movimento em Brasília, a Câmara dos Deputados volta a discutir a reforma política. Parlamentares ouvidos pelo O POVO acreditam que, apesar da aprovação em primeiro turno de pontos específicos, há grande dificuldade em estabelecer consenso em torno das pendências. 
De acordo com o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT), “esta reforma está mais fraca do que caldo de bila”. O deputado afirma que, até o momento, apesar de toda a polêmica, o Congresso optou por deixar intocados temas centrais, como o financiamento de campanha.
Mesmo assim, o debate segue polêmico, e, segundo o petista, “não tem consenso de nada”. Para Guimarães e o PT, a solução seria uma constituinte convocada exclusivamente para debater a reforma. Só assim, diz o parlamentar, a proposta não seria contaminada por um corporativismo dos congressistas.
Danilo Forte (PMDB) rebate. Para ele, a “Câmara é muito sensível às pressões da opinião pública”. Mas concorda sobre a falta de consenso quanto à reforma. Forte cita outra pedra no caminho da agenda dos parlamentares: o tempo. “Tem que estar tudo publicado (no Diário Oficial) até setembro (para valer para as eleições do ano que vem”, registra.
Na pauta dos deputados, há ainda o projeto de lei das desonerações, prioridade do governo federal que possivelmente deve atrasar a retomada da discussão da reforma.
Senado
No Senado, para onde seguem as medidas que forem aprovadas pela Câmara, a expectativa é de que modificações sejam feitas. Nesse caso, elas teriam de retornar à Câmara para nova rodada de votação em dois turnos. 
Líder do bloco da maioria - que, apesar do nome, é o segundo maior da Casa, com 21 senadores -, Eunício Oliveira (PMDB) é duro nas críticas aos deputados. Para Eunício, “a Câmara não fez nada” até agora.
A perspectiva, garante o cearense, é de que o Senado altere as deliberações sobre financiamento de campanha, por exemplo - o senador defende 100% de subsídio público.
Eunício acredita também que deve ser aprovado um instrumento para disciplinar as doações privadas. O senador promete ainda apresentar emenda para extinguir as coligações proporcionais.
A expectativa é que os parlamentares comecem as negociações após o retorno ao Brasil do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na noite de amanhã.
Hoje, a coordenação política do governo se reúne com a presidente Dilma Rousseff (PT). Apesar de a prioridade ser o PL das Desonerações, a reforma política deve estar em pauta.
NÚMEROS
308 são os votos necessários para aprovar uma PEC na Câmara

49
 são os votos necessários para aprovar uma PEC no Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário