A Polícia Militar foi mobilizada, na madrugada desta terça-feira (16), para conter uma rebelião de presos na cadeia pública da cidade de Acaraú, no litoral Oeste do Estado (a 255 Km de Fortaleza). O motim começou por volta de 2 horas e os detentos promoveram um incêndio no local. Alguns exigem da direção do presídio a permissão para instalarem TVs e DVDs dentro das celas.
Além da superlotação, a cadeia de Acaraú, à exemplo do que ocorre na maioria das unidades carcerárias do Interior, apresenta péssimas condições de estrutura, principalmente em relação ao sistema sanitário. A proliferação de doenças é uma realidade ali.
O motim, segundo alguns presos, tem como objetivo chamar a atenção das autoridades e da população sobre a situação da cadeia, que está superlotada e os riscos de fugas e outros episódios de violência são constantes.
Tão logo foi acionada, a Polícia Militar mobilizou, inicialmente, patrulhas da Companhia instalada naquela cidade, além de reforços do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Rural (Cotar), ambas unidades pertencentes ao Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque).
Nenhum comentário:
Postar um comentário