quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ex-ministra debaterá políticas de igualdade racial na Assembleia dia 27

Por iniciativa do vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC), deputado estadual Moisés Braz (PT), a Assembleia Legislativa realiza na próxima sexta-feira, 27 de fevereiro, às 14 horas, no Complexo das Comissões Técnicas, o debate sobre as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil. O debate vai contar com a participação da da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no governo Lula e professora da UNILAB-BA, Matilde Ribeiro.

“A igualdade racial é tema que exige persistência na ação e no diálogo ao tratar da luta contra o racismo na sociedade brasileira, seus avanços e desafios, com foco num processo que se intensificou muito na última década: a formulação, negociação e implementação das políticas públicas de igualdade racial”, justificou o deputado Moisés Braz no requerimento que solicitou a discussão.

Em sua obra “Políticas de promoção da igualdade racial no Brasil”, a ex-ministra Matilde Ribeiro faz o registro vivo e uma análise instigante da luta pela democracia social e racial no país. E o faz de modo plural e aberto, trazendo o ponto de vista da universidade, das organizações populares, do governo, do parlamento e, sobretudo, como não poderia deixar de ser, do próprio movimento negro, protagonista fundamental desse embate.

Ainda de acordo com o parlamentar, o reconhecimento de que cabe ao Estado desenvolver políticas de igualdade racial, inclusive por meio de ações afirmativas, não se dá da noite para o dia. “Nesse sentido, a interpelação ética e política do movimento negro foi e continua sendo imprescindível”, pontua.

Serão convidados para o debate representantes do movimento negro cearense, das coordenadorias de promoção da igualdade racial do Estado e da Prefeitura de Fortaleza, entidades, associações e outros integrantes de movimentos ligados ao tema.

Informações: Assessoria de Comunicação – Dep. Moisés Braz (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário