domingo, 22 de fevereiro de 2015

Secretário de Segurança acata Operação Abafa e assim continua no cargo

O secretário Delci Teixeira, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), resolveu acatar as determinações do Palácio da Abolição e permanece na equipe de governo. Em reunião com governador Camilo Santana (PT) e o chefe de gabinete Élcio Batista, na sexta-feira (20), o delegado federal apresentou suas queixas sobre a falta de autonomia para a formação da equipe administrativa da pasta, inclusive para a nomeação dos secretários adjunto e executivo, conforme acordo prévio. Delci cogitou deixar o Executivo, em virtude da perda de poder.

O estopim da crise institucional, no entanto, foi a proposta de realização de auditorias em projetos da antiga gestão da SSPDS, durante o governo Cid Gomes (PROS), por orientação de Delci, que apresentou indícios de sobrepreço e superfaturamento encontrados em contratos. 

Após calorosa discussão, o chefe da Segurança do Estado decidiu, estranhamente, acatar o comando do líder do Executivo de engavetar todos os procedimentos, já que não é do interesse do Governo comprometer seu principal aliado e orientador político. Venceu o abafa. 

Delci também aceitou a intervenção em seu gabinete e entregou as cabeças de aliados, colocando os cargos da SSPDS à disposição do Abolição. Ele permanece no comando, mas calado. 

Na manhã deste sábado (21), o governador Camilo Santana e o secretário Delci Teixeira se encontram novamente, desta vez com a equipe de planejamento do programa “Ceará Pacífico”, nova proposta para a contenção dos escandalosos números de crimes violentos registrados no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário