A 12ª Mostra de Teatro Transcendental chega a 11 cidades do Ceará, começando hoje por Russas, Distrito de Flores, quando haverá apresentação, no Centro Cultural Carnaubeira, da peça "As Irmãs Buonanotte". Amanhã, a mesma peça, encenada por grupo de artistas do Rio de Janeiro, seguirá para apresentação no Theatro São João, em Sobral. Todas os espetáculos são às 20h e têm entrada gratuita.
Com o tema "Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho", a edição 2014 do evento presta homenagem ao grande pacifista Mahatma Gandhi. Com 12 anos de história, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico-cultural - com fins solidários - realizado anualmente no Estado do Ceará.
Mesmo com apresentações gratuitas, o público é motivado a doar, na entrada, alimentos, dinheiro e fraldas, quando a Mostra chega na Capital cearense, de 20 a 24 próximos. Todos os bens são arrecadados para doação a instituições beneficentes.
As cidades por onde a Mostra passa são diferentes a cada ano. No final do circuito desse ano, ela terá passado por 43 cidades do Interior do Estado, considerando todas as edições.
Todos os espetáculos do Interior do Estado são gratuitos, apenas nos quatro dias em que estará em Fortaleza, haverá a troca da entrada por dois quilos de alimento e um pacote de fraldas descartáveis. O projeto é uma iniciativa pioneira no País.
A Mostra apresenta espetáculos no teatro, bem como apresentações abertas ao público nos bairros da Capital e nas cidades do Interior do Ceará, exposições de arte, shows musicais e um workshop sobre artes cênicas entre os expoentes nacionais e a população local.
A obra apresentada em Russas e Sobral, "As Irmãs Buonanotte", estará sábado em Quixeramobim. Com uma equipe de 15 pessoas, o espetáculo conta a história de três irmãs solteironas e atrapalhadas que vivem uma vida pacata, mas na verdade são bruxas que roubam a energia vital das moças da região a fim de manter a juventude.
Após fugirem de uma perseguição dos moradores, as irmãs se escondem por 300 anos até que decidem voltar com um disfarce diferente. Dessa vez elas são freiras e fundam um abrigo para moças, a fim de atrair as jovens da região.
Nesse espetáculo, a companhia pretende abordar os temas fé e caridade numa comédia muito divertida e cheia de referências a cenas clássicas do cinema. Nas outras peças que percorrem o Ceará, são espalhados exemplos positivos e mensagens de paz, amor, respeito e ajuda ao próximo.
As outras peças escolhidas pela comissão de seleção da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental para percorrer o interior do Ceará este ano são "A Hora do Adeus", um drama baseado na obra de Ricardo Forni e encanado pela Companhia Rama Kriya, que coloca a discussão sobre os rumos da estrutura familiar baseada na ética, educação, álcool, drogas, aborto, adoção, solidariedade materna, perdas de entes queridos, diferença de crenças e a convivência pacífica.
Atrações
"Donana", outra peça teatral da Mostra, aborda a vida de uma anciã octogenária, mostrando a marginalização que sofrem todos os nossos idosos na sociedade que eles próprios ajudaram a construir. Enfoca uma questão a qual ainda jovens podem lutar para evitar.
"Gandhi, a Ética Inspiradora" é a grande atração do evento. Trata-se de um monologo que revela o crescente movimento pelos princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Gandhi acreditava que somente poderia pedir para as pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer.
Mais informações
12ª Mostra de Teatro Transcendental
De 14 a 24 de agosto
Fortaleza e Interior
www.teatrotranscendental.com
De 14 a 24 de agosto
Fortaleza e Interior
www.teatrotranscendental.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário