sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vereador chama Lula Morais de demagogo e denuncia caso em Ipu

 O vereador Márcio Cruz (PROS) classificou como demagogo o discurso do deputado Lula Morais (PCdoB), na última terça-feira, na Assembleia Legislativa sobre um candidato a deputado federal que, nestas eleições, estaria lavando dinheiro do Banco Central na compra de votos em Fortaleza e no Interior do Estado.
Repercutindo a matéria publicada pelo Diário do Nordeste que tratou sobre o assunto, o vereador afirmou que o deputado esqueceu de dizer que um correligionário do PCdoB faz o mesmo no município do Ipu. Segundo Márcio Cruz, o prefeito da cidade Sérgio Rufino estaria coagindo os guardas municipais e servidores municipais a votarem nos candidatos apoiados por ele.
“Acompanhamos a matéria do Diário do Nordeste em que Lula Morais fez várias acusações que no Ceará existe compra de votos, só esqueceu de dizer que correligionário do próprio partido do deputado faz isso em Ipu”. Conforme o parlamentar, o ato era demagogo porque o deputado esqueceu de olhar para dentro da própria casa. “É muita demagogia do deputado, o prefeito do PCdoB está obrigando os guardas municipais e servidores a votarem nos candidatos dele”.
Segundo o vereador, a informação chegou por meio de denúncia através dos próprios guardas municipais de Ipu. Márcio Cruz ainda relatou que quatro pessoas foram contratadas como guardas municipais no município. “Quatro cidadães que não passaram por curso de formação e não têm capacidade. A lei é clara que para ser agente da Guarda Municipal tem que ser submetido a um curso de formação com no mínimo 400 horas”.
Márcio ainda afirmou que o mesmo prefeito teria exonerado servidores públicos em estados probatórios para contratar terceirizados. O parlamentar informou estar se reportando também a própria executiva estadual do PCdoB para que a direção se pronuncie sobre o caso. “Eu entendo a militância do PCdoB, mas entendo que tem pessoas que está no partido mais não tem compromisso, eu quero a direção do partido se pronuncie. Lá no município de Ipu são várias as denúncias contra o prefeito antidemocrático”.
O vereador Evaldo Lima (PCdoB) ponderou que ninguém obriga outra pessoa a votar e aqueles que fazem o uso da chantagem afastam o eleitor. O peessedebista ainda afirmou os compromissos do quadros do PCdoB que têm defendido a reforma política e o fim do financiamento privado de campanha e destacou o nome do deputado Lula Morais. “O corajoso Lula Morais para questionar a mercantilização de votos no Estado e tem cobrado que todas as instâncias façam fiscalização rigorosa”.
Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar Márcio Cruz comemorou a sanção da Lei Municipal 10.239, no dia 22 de agosto, pelo prefeito Roberto Cláudio (PROS) que proíbe o uso de cerol, linha chilena ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, papagaios, pandorgas e de artefatos lúdicos semelhantes.
O vereador informou o prejuízo da Companhia Energética do Ceará (Coelce), que só em 2012, foi de R$ 600 mil, além de duas mortes em 2013 em decorrência do uso de cerol. O vereador ainda cobrou do Executivo Municipal que regulamente a Lei com agilidade e informe qual órgão fiscalizará as ruas e as empresas que confeccionam a linha. “Temos que saber de que órgão será a competência de fiscalizar. Não adianta mais uma lei sem fiscalização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário