terça-feira, 1 de agosto de 2017

Eunício Oliveira diz que transposição vai ser mantida


O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB), disse, ontem, que o cronograma de obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco não sofrerá novos atrasos. A declaração de Eunício foi uma resposta à manifestação motivada pela preocupação da sociedade com eventual contingenciamento de verbas federais. Segundo ele, os recursos para as obras estão assegurados e a previsão de conclusão é para o início do próximo ano.
Eunício disse que conversou com o presidente Michel Temer e com os ministros Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Dyogo Oliveira, do Planejamento, sobre o contingenciamento de verbas. Ele assegurou ter renovado com todos o compromissos com o cronograma das obras, retomadas, recentemente, após superada a paralisação tanto por desistência da empresa vencedora da licitação anterior quanto por pendências judiciais motivadas por consórcio perdedor na licitação vigente.
“A Transposição é extremamente importante para o Ceará e para outros estados do Nordeste. Não temos condições de paralisar essa obra. Portanto, ficou assegurando com o Governo Federal que esse corte de verbas do Ministério da Integração será feito em outras áreas, preservando a Transposição do São Francisco. Assim, fico tranquilo de que não haverá atraso no calendário”, garantiu Eunício.
O Eixo Norte vai levar água do São Francisco para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo informações do Ministério da Integração, a estrutura capta a água em Cabrobó (PE) e vai conduzi-la aos destinos por meio dos canais e outras estruturas de engenharia. Serão beneficiados cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios, 4,5 milhões somente na Região Metropolitana da capital cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário