quarta-feira, 1 de junho de 2016

Ministro sinaliza que até o final do ano estará em funcionamento a Mina de Itataia


O deputado Danilo Forte (PSB-CE) se reuniu nesta terça-feira, 31, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, de quem recebeu a sinalização de que até o final do ano, a “mina de Itataia” deverá estar em funcionamento. No encontro também estava presente a nova presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Suely Araújo.

Ponto central da audiência entre o parlamentar e o ministro, a mina de Itataia é o nome popular do complexo mineral e industrial que funcionará na região conhecida como Itataia localizada entre os municípios de Itatira e Santa Quitéria. A área é a maior do Brasil em minérios como urânio, fosfato e mármore. A mina será explorada pelo consórcio formado entre a estatal INB e a empresa Galvani.

Com um investimento inicial de aproximadamente R$ 850 milhões o empreendimento batizado de “Projeto Santa Quitéria” promete gerar 800 empregos diretos e mais de 2,2 mil indiretos. A perspectiva na produção só com a extração de fosfato é gerar uma receita anual de U$ 6 bilhões (R$ 21,6 bilhões) que segundo o deputado será uma “enorme contribuição” para manter positivo o saldo da balança comercial.

Por fim, o socialista destacou a declaração do ministro Sarney Filho de que cabe a autoridade ambiental não só o papel da defesa da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente, mas também de ser “um agente indutor do desenvolvimento”. “Essa audiência de hoje é um marco para o avanço do desenvolvimento econômico do nosso Estado e que ajudará o País em nossa balança comercial”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário