sábado, 18 de junho de 2016

Indefinição em Fortaleza incomoda membros do PMDB



A quase um mês para o início das convenções partidárias, que começam em 20 de julho, a indecisão do PMDB para a disputa da Prefeitura de Fortaleza incomoda peemedebistas. Enquanto sete partidos já lançaram pré-candidatos, o presidente estadual da legenda, senador Eunício Oliveira, ainda não anunciou se a sigla terá nome próprio na disputa.

A dúvida, segundo correligionários, tem nome: o postulante do PR, deputado estadual Capitão Wagner. Quando questionado, Eunício prefere afirmar que essa será uma decisão partidária.

Outros parlamentares explicam que a demora é decorrente do cenário nacional. Desdobramentos da crise em Brasília, afirmam, devem influenciar na escolha de apoiar ou lançar concorrente.

Líder do partido na Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Casimiro Neto admite preocupação com “atraso” em relação a outras legendas. “Todo o mundo já está na rua”, diz. Neto é um dos que defendem que o PMDB deveria ter candidato próprio.

“O Vitor Valim (deputado federal) estava na frente nas disputas internas, ele é um nome muito forte. E tem também o Gaudêncio (Lucena, vice-prefeito de Fortaleza), homem de confiança de Eunício.”

Apesar da dúvida sobre o nome para a Prefeitura, o vereador destaca que movimentações para a Câmara estão bem encaminhadas. De acordo com ele, já há 58 pré-candidatos a vereador, mas o número mínimo de mulheres não está fechado. Da bancada da Casa, formada por quatro representantes, apenas dois, incluindo ele, vão tentar reeleição.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, pelo menos dois deputados do PMDB apoiam abertamente apoio a Wagner, Agenor Neto e Tomaz Holanda. “Conversas, já ocorreram várias”, afirma o pré-candidato do PR. “Mas, definição, nenhuma.” Wagner diz que diálogos aconteceram, inclusive, entre os três partidos - PMDB, PR e PSDB, com e sem a sua presença.

No dia em que anunciou oficialmente apoio a Wagner, o PSDB abriu mão de necessariamente indicar o vice.

O gesto abre espaço para nome um peemedebista na chapa. A reportagem tentou contato com Eunício, mas não teve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário