terça-feira, 21 de junho de 2016

CARTA ABERTA DO SINDICATO DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS (SINDASP/CE)


Nós, diretores do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-Ce), apresentamos várias alternativas de negociação, acerca das demandas de nossa categoria, para o Governo Camilo Santana, porém todas essas possibilidades foram esgotadas, permitindo que a categoria decidisse pela greve geral. Como é sabido por todos, tal fato repercutiu nacionalmente, e a greve durou cerca de 17 horas. Lamentavelmente, minutos após a negociação com o governo, o Sr. Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. Hélio Leitão, convocou a imprensa numa tentativa de responsabilizar os profissionais pela crise nas Unidades Prisionais do Estado.

Diante dessa situação, convocamos jornalistas locais e expusemos a verdade sobre o que vinha ocorrendo no Sistema Penitenciário Cearense, como resultado de uma gestão desastrosa na Coordenadoria do Sistema Penal – Cosipe.
Durante a coletiva de imprensa, eu mesmo rebati a postura do Secretário e anunciei que responsabilizaria a Sejus, caso algum Agente sofresse algum atentado por parte dos presidiários ou fosse vítima de perseguição de seus familiares.

Nesse contexto, peço que analisem a situação, sempre estive do lado dos meus companheiros de farda e lanço, nesta carta, um “Grito de Alerta” para dizer que estou sendo penalizado não somente com as perseguições políticas, mas também com os próprios conflitos dentro da nossa categoria. Aproveito a oportunidade para deixar claro que não compactuo com a ilegalidade e que sempre busquei agir democraticamente, no entanto o que mais me incomoda é ver o meu nome colocado na lama por alguns. Apenas um pequeno grupo que, além de perder as eleições para o sindicato, ainda trabalha em aliança com parceiros do Governo Camilo Santana, prejudicando não só a mim, mas a toda a categoria.

Será que conseguimos entender essa “estratégia” desse pequeno grupo? De que lado eles estão? São Agentes Penitenciários que, voluntariamente, fizeram suas inscrições como integrantes do Comando de Greve, mas negaram a participação no movimento paredista em depoimento perante o Ministério Público, tentando transferir “a culpa” para a categoria e para a diretoria do sindicato. É isso que a categoria espera de um representante?

É preciso coragem para denunciar as diversas ilegalidades que pairam sobre o Sistema, como sempre o fiz. Nunca tive medo de enfrentar a realidade sindical em prol de melhorias para todos os Agentes, contudo confesso que estou cansado com tanto fingimento de alguns que querem chegar ao sindicato por meio de trapaças, através de alianças com inimigos da categoria. Qual será o interesse por trás disso?

Apresento essa situação e esses fatos para que todos tenham conhecimento e consciência de que sempre estarei do lado da minha categoria. Defendi e defendo minha base com todas as armas legais. Já estou respondendo administrativamente na Controladoria Geral de Disciplina (CGD), mas faria tudo novamente pelo bem de todos os guerreiros do Sistema Penitenciário Cearense.

Pra finalizar, deixo a seguinte mensagem: Se você deseja pertencer ao grupo dos que realmente fazem a diferença, procure ser especial em tudo o que faz, desde um simples comunicado que escreve, mas nunca negando a família de Agentes que te adotou.
Valdemiro Barbosa Lima Júnior
Agente Penitenciário e Diretor-Presidente do SINDASP-CE.
Por Uma Categoria Estruturada, Forte e Valorizada!
Fortaleza-Ce, 20 de junho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário