domingo, 1 de junho de 2014

Perfil Leonidas Cristino

  Graduou-se em Engenharia Civil na Unifor em 1982 e dedicou-se à engenharia rodoviária, tendo executado vários projetos e obras no Ceará e em vários estados brasileiros. Casado com a advogada Maria Esther Frota Cristino, com quem tem dois filhos: José Leônidas de Menezes Cristino Filho e Larissa Maria Frota Cristino.

Ingressou no serviço público em 1989, como Diretor de Operação da prefeitura de Fortaleza, na gestão de Ciro Gomes. Entre 1991 e 1994, foi Secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará.

Em 1994 elegeu-se deputado federal com a segunda maior votação do estado do Ceará. Entre 1999 e 2002, foi secretário de obras da prefeitura de Sobral.

Em 2002 foi novamente eleito deputado federal. Exerceu o cargo de vice-líder do Partido Popular Socialista
Prefeitura
Em outubro de 2004 foi eleito Prefeito Municipal de Sobral, com 53,41% dos votos válidos. Em 2008, já pelo Partido Socialista Brasileiro|(PSB), reelege-se com 73% dos votos válidos.
Ministro
Leônidas Cristino renunciou ao mandato de prefeito para assumir o cargo de Secretaria Nacional dos Portos (Brasil)|Ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil da  presidente Dilma Rousseff em 1º de janeiro de 2011 até 3 de outubro de 2013 quando pediu demissão, ao sair do PSB. Em comunicado pela ''Secretaria de Comunicação Social da Presidência'' a presidente ''Dilma Rousseff'' elogiou a passagem de Leônidas Cristino no governo e lamenta sua saída.

A nota presidencial argumenta que seu mandato de ministro da Secretaria Nacional dos Portos (Brasil): "foi fundamental na elaboração e aprovação do histórico Marco Regulatório dos Portos, a mais importante reforma logística do País nos últimos tempos. A presidenta disse ter certeza que Leônidas Cristino seguirá prestando relevantes serviços ao Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário