sexta-feira, 20 de junho de 2014
Moradores se sentem mais seguros
O efetivo de mais de 7 mil agentes de 15 forças de segurança municipais, estaduais e federais que estão em Fortaleza durante a Copa do Mundo trouxe a sensação de mais tranquilidade para a população da cidade. Quem percorre as ruas da Capital, principalmente no Centro, Aldeota, Mucuripe, Praia de Iracema, Beira-Mar e entorno da Arena Castelão, não deixa de notar a presença da Polícia Militar e do Exército no policiamento. Além do reforço das tropas, o aumento de câmeras de vigilância também ajudou o policiamento e, consequentemente, a inibir a ação dos bandidos.
“Não sei na periferia, mas por aqui, na chamada área nobre, estamos tendo mais sossego e menos violência”, afirma o comerciante José Pedro Jardim, morador da Rua Antônio Augusto, na Praia de Iracema.
Outro que também comentou o assunto foi o professor José Alberto de Oliveira, frequentador assíduo da calçadão da Beira-Mar, onde costuma caminhar todas as noites. “É visível o aumento do número de policiais na área. Não sei se é esse o motivo, apenas imagino, mas estamos com maior segurança, sem dúvida alguma”, ressalta ele.
“A segurança é visível. Tem polícia por todo lado e está muito tranquilo andar com as crianças”, destacou a administradora Kelley Pereira, que levou a mãe, a irmã e os filhos para aproveitarem a Avenida Beira-Mar.
Efeitos
Apesar dos elogios, muita gente, a maioria moradora da cidade, questiona que se o reforço do policiamento produz efeito positivo e por que não manter, depois da Copa, um efetivo maior, ampliando o número de PMs também na periferia.
O especialista em segurança pública Orlando Taveiros Junior, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, afirma que apenas aumentar o policiamento não resolve o problema. De acordo com ele, a própria pessoa pode e deve ter atitudes simples que ajudarão na sua segurança. Entre as dicas, ele fala sobre a mobilidade. “Em caso de trânsito parado, evite manusear grandes quantias de dinheiro dentro do veículo”, orienta.
Ele também aconselha que nunca se deve fornecer informações pessoais para qualquer pessoa. “Nos passeios, carregue filmadoras ou máquinas fotográficas de maneira discreta e utilize somente transporte cadastrado e, principalmente, não sair com joias e objetos de valor que possam chamar a atenção”, enumera o especialista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário