O Governo Federal, através do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) promoveram, ontem, solenidade para entregar os documentos de posse da terra para mais de 300 agricultores familiares do município de Parambu, interior do Ceará.
A iniciativa faz parte do programa executado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento aconteceu na Praça da Juventude, na Sede do município de Parambu.
Na ocasião, o deputado federal Genecias Noronha (SD) destacou que o Programa de Regularização Fundiária do Ceará tem começo, meio e fim. “A entrega de títulos de terra representa o reconhecimento da cidadania do homem do campo, lhe garantindo a segurança jurídica da propriedade rural da terra onde ele nasceu”, ressaltou.
Já a deputada Aderlânia Noronha(SD) lembrou aos agricultores que com o título da terra uma nova etapa de oportunidades se abre, mas que só o título não garante a inclusão social deles. “Para que haja desenvolvimento de fato, é importante que as políticas públicas, de custeio e sociais, sejam as municipais, estaduais ou federais, cheguem até a população partir de agora”, acrescentou Aderlânia Noronha.
O prefeito Filho Noronha destacou a importância da política de regularização fundiária do Governo Federal como umadas mais importantes por garantir dignidade ao trabalhador e ao reconhecer a propriedade da terra onde ele nasceu. “Com isso, é possível fazer um trabalho de planejamento agrícola para fazer o desenvolvimento do município, já que é possível saber quem são os donos de cada terra”, destacou. “Agora, com o título da terra, nós vamos poder garantir as políticas de crédito para os agricultores beneficiados para desenvolver a agricultura em Parambu” destacou o prefeito de Parambu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário