terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Violência no Ceará já causou o assassinato de 400 adolescentes em 11 meses de 2015

Nada menos que 408 adolescentes  - idades entre 12 e 18 anos incompletos - foram assassinados no Ceará  entre janeiro e novembro deste ano, numa média de 37 casos por mês, ou um por dia (1,2).  A maioria absoluta foi morta com o uso de armas de fogo.
Somente no mês de novembro, foram 49 garotos foram  eliminados nas ruas da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior.  Para as autoridades do sistema de segurança Pública e da Justiça, a maioria dos crimes envolvendo menores de idade (seja como vítima ou como autores dos delitos) está diretamente ligada ao tráfico e/ou consumo de drogas.
O mês de novembro foi o que apresentou, até agora, a maior taxa de adolescentes assassinados no estado. Foram 49 casos. O segundo mês, foi  janeiro, com 48.  Já o que registrou menor número de mortes de menores no Ceará foi  junho, com 25 homicídios.
No mês passado, dos 49 adolescentes mortos violentamente no Ceará, 24 perderam   a vida nas ruas da Capital. Já na Região Metropolitana foram 8 homicídios e no Interior, outros 17.
Além dos 24 casos de assassinatos em Fortaleza, também registraram mortes de adolescentes  em novembro os seguintes Municípios: Beberibe, Sobral, Nova Jaguaribara, Maracanaú (2), Pindoretama, Iguatu, Russas, Itaitinga (2), Juazeiro do Norte (3), Quixadá, Guaiúba, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama,  Crato (2), Morada Nova, Itapipoca, Senador Pompeu, Itarema e Pacatuba.
Chacina
Na madrugada do último dia 12 de novembro, de uma só vez, seis adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram executados sumariamente por desconhecidos. Eles fazem parte dos 11 mortos na chacina  que ocorreu na Grande Messejana. Todos eram moradores dos bairros Curió e Lagoa Redonda e da comunidade do São Miguel.
Os seis adolescentes mortos foram identificados como Alef Souza Cavalcante, 17 anos; Antônio Álisson Inácio Cardoso, 16; Jardel Lima dos Santos, 17; Marcelo da Silva Mendes, 17; Patrício João Pinho Leite, 16; e Renaylson Girão da Silva, 17. 
Além deles, também foram assassinados na mesma chacina cinco adultos, identificados como: Marcelo da Silva Pereira, 18 anos; Francisco Elenilson Pereira Chagas, Valmir Ferreira da Conceição, Pedro Alcântara Barroso do Nascimento e Jandson Alexandre de Sousa.  
Duplos assassinatos
Também no mês de novembro, pelo menos, quatro menores foram mortos na Grande Fortaleza em casos de duplos homicídios. O primeiro, na noite do último dia 11, quando foram executados a tiros, em Itaitinga, os menores Antônio Diego Pinheiro Rodrigues e Francisco Carlos Guedes de Almeida. Ambos tinham 16 anos de idade.
O segundo caso ocorreu em uma favela localizada na Rua 3 de Maio, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. Foi na noite do dia 16, por volta de 23h30, tendo como vítimas o adolescente   Wildejan Santos Mota e a sua namorada, Bruna Kelly Gomes de Albuquerque, ambos com 17 anos de vida.
Veja os números de adolescentes mortos em 2015 no Ceará:
Janeiro (48)
Fevereiro (34)
Março (38)
Abril (27)
Maio (37)
Junho (25)
Julho (26)
Agosto (42)
Setembro (41)
Outubro (41)
Novembro (49)
TOTAL  = 408

Nenhum comentário:

Postar um comentário