sábado, 10 de outubro de 2015

Base e oposição já se articulam para sucessão de Eduardo Cunha

Os indícios cada vez mais fortes de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teria recebido propina em contas secretas na Suíça, intensificam os debates entre os partidos a cerca do possível sucessor ao principal cargo da Casa, informa a edição deste sábado (10) do jornal O Globo.
Apesar de muitos acreditarem que Cunha se manterá no cargo até o limite de suas forças, as movimentações se intensificaram na última semana e, nas bolsas de apostas, já traçam pelos corredores perfis para o novo presidente da Câmara.
Entre os deputados da oposição e de diversos partidos da base, há uma ideia de que o sucessor de Cunha terá de manter o trabalho de “independência” e afirmação de poder em relação ao governo. Ou seja, mesmo que pertença a um partido aliado ao Palácio do Planalto, deve se comprometer a não se submeter às vontades do governo Dilma Rousseff. Caso contrário, os partidos da base aliada, que vêm dando sucessivas demonstrações de força em relação ao Executivo, não chancelarão a escolha.
Um pensamento que é compartilhado por diversos deputados é sobre a influência que Cunha terá na sucessão. Mesmo que saia fragilizado da presidência da Casa após as denúncias de corrupção, será um eleitor importante por manter um amplo espectro de deputados sob sua tutela.
"Eduardo, se eventualmente renunciar, ainda vai ter muita influência na Casa. Será o maior eleitor da Casa. E o próximo presidente terá de ter perfil parecido com o dele, que valorize a Câmara e prestigie os setores. Se Eduardo disser que esse vai fazer o que ele faz, esse apoio dele vai ser fundamental. Ninguém se elege sem isso", afirma um peemedebista próximo a Cunha.
Um nome que vem sendo falado por alguns setores é o do líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), que inclusive já revelou seu desejo de ocupar a presidência da Câmara e, recentemente, disse se sentir preparado para assumir o posto. O peemedebista, no entanto, sofre resistência de setores ligados a Eduardo Cunha e à oposição por ter se tornado aliado de primeira hora do Palácio do Planalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário