quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dep. Cabo Sabino diz que reajuste do mínimo estendido a aposentados foi “vitória” do Congresso

O Senado Federal aprovou a medida provisória 672/2015 que mantém as regras atuais de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 e 2019. Preservada no texto, uma emenda que estende o aumento aos aposentados e pensionistas, incluída pela Câmara dos Deputados, foi comemorada por parlamentares.
O deputado federal Cabo Sabino (PR-CE), um dos defensores da extensão do reajuste aos previdenciários, diz que a medida deve recuperar perdas falhas na correção do benefício.“A grande vitória foi dos aposentados, que vêm perdendo com a reposição salarial de suas aposentadorias”, ressalta. 
O parlamentar argumenta que um trabalhador, ao contribuir com a Previdência Social para se aposentar com cinco salários mínimos, começa a ser “prejudicado” no ano seguinte, quando há o reajuste sem atualização equiparada da aposentadoria.“As aposentadorias que são superiores a um salário mínimo não são reajustadas no mesmo percentual do salário mínimo”, avalia.Cabo Sabino diz que ocorre de o salário mínimo é reajustado em até 11%, as aposentadorias ficam congeladas ou recebem menos da metade da correção.  “Com o passar do tempo os cinco salários se encolhem. Isso não é justo com quem trabalhou a vida inteira”, afirma.
O deputado cita que, no caso de dívidas públicas, o cidadão é cobrado com a atualização vigente do salário mínimo e que no caso da aposentadoria há “resistência” do governo.“Foi uma grande conquista que contou com o nosso apoio e o nosso voto. Esperamos que a presidente Dilma não decepcione os aposentados vetando a matéria”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário