sexta-feira, 31 de julho de 2015

Deputado Cabo Sabino faz balanço de suas atividades na Câmara Federal

Realizando balanço das atividades desenvolvidas no 1º semestre do mandato, o deputado federal Cabo Sabino apresentou mais de 45 proposições em defesa dos profissionais de segurança pública, dos trabalhadores da saúde, dos mototaxistas e dos idosos, também desenvolveu ações que beneficiaram a população como um todo, buscando dessa forma  corresponder  aos  anseios da sociedade brasileira e do povo cearense. 

Dentre as várias proposições, podemos destacar que Cabo Sabino foi o deputado federal cearense que mais apresentou projetos, totalizando 15; foi o 3º parlamentar que mais relatou projetos em comissões, e o 3º que mais discursou em plenário, com total de 58 pronunciamentos, excetuando-se ai os líderes partidários, que dispõe de autonomia para utilizar a tribuna em qualquer momento da sessão, sem inscrição prévia.

O parlamentar que já participa de onze Comissões Temáticas, na Câmara dos Deputados (sendo oito na condição de titular e três como suplente), é atualmente  coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública na Região Nordeste; é Secretário Adjunto da Frente para a Liberdade Religiosa; Coordenador adjunto da bancada federal do Ceará na Câmara dos 

Deputados; Presidente da Comissão Especial que elabora a Lei Orgânica da Segurança Pública  do Brasil; Membro da CPI do Sistema Carcerário; Membro da Comissão Externa que investiga as causas e feitos do cancelamento das Refinarias Premium I e II ( Maranhão e Ceará); Membro do Grupo de Trabalho que apresentará nova proposta do Código Penal Militar , como também é coordenador dos encontros estaduais que discute a PL 3722|2012, que revogará o atual Estatuto do Desarmamento no Ceará, disciplinando a aquisição, porte , posse de arma de fogo e acessórios. 

As ações desenvolvidas por Cabo Sabino não se limitam à Câmara dos Deputados, mas ultrapassam fronteiras e são embasadas na realidade do trabalhador. Nesse sentido, o parlamentar visitou diversos municípios do Estado do Ceará, realizou visitas a quartéis, visita a hospitais e as instalações da Refinaria Premium I e II. 

O deputado participou, ainda, de várias reuniões com autoridades em todo o Brasil, reunido-se, por exemplo, com a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, secretário nacional de Infraestrutura Hídrica, Osvaldo Garcia, Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi e o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab.


Conhecido por sua assiduidade e interesse por discussões pertinentes as matérias de interesse da sociedade, votou à favor da redução da maioridade penal; votou à favor de motoristas obrigando as empresas de transporte de carga a cumprir carga horária; votou a favor da Regulamentação dos direitos da domésticas; votou a favor do fator previdenciário; votou a favor da reforma política, Cabo Sabino tem mandato diferenciado pela sua atuação e participação. “Este primeiro semestre foi de grandes desafios, porém com resultados bastante satisfatórios”, afirma o parlamentar.

Matriculas abertas na GR Informatica


VEM AI: 1° Forró do Chegado


PMDB expulsa Prefeito de Santa Quiteria por infidelidade

Mais dois filiados foram expulsos nesta quinta-feira do PMDB cearense. A Comissão de Ética e Disciplina da sigla decidiu expulsar os prefeitos Gonçalo Coelho, de Nova Russas, e Fabiano Lobo, de Santa Quitéria.
O partido alega que os dois votaram na eleição passada para governador no candidato de situação Camilo Santana (PT), apoiado pelo ex-governador Cid Gomes, em detrimento do candidato do partido, o senador Eunício Oliveira. Ambos. Os dois já haviam afirmando que deixariam o partido. Alguns membros do partido defendem que os mandatos dos mesmos sejam reivindicados na Justiça.
A Comissão de Ética e Disciplina já havia expulsado o vereador de Fortaleza, Carlos Mesquita pelo mesmo motivo, mas o vereador recorreu ao diretório nacional. Estão na mira da comissão o deputado federal Aníbal Gomes, que em recente entrevista afirmou que o senador Eunício Oliveira era quem deveria ser expulso do partido por não ter apoiado Dilma Rousseff à presidência da República e sim Aécio Neves, do PSDB.

Prefeito de Sobral embarca para os EUA em agosto

O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda (PT) embarca, no próximo dia 6, para os Estados Unidos. Ali, iniciará um curso na Universidade de Harvard sobre Educação na Primeira Infância. Com ele, seguirão outros prefeitos brasileriros, mas do Ceará só o chefe do executivo sobralense.
Por falar em Clodoveu, neste mês, ele deu ordem de serviço para mais cinco novas escolas de tempo integral. Promete que, antes de viajar, vai inaugurar mais um Centro de Educação Infantil (CEI). Será o 11º equipamento entregue nos últimos dois anos e meio.

Um ano após lei, Ceará mantém 284 lixões irregulares

Um ano após a data-limite para a extinção dos lixões no País, o Ceará ainda mantém 284 espaços do tipo ao longo de seu território. Pelo que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, lei nº 12.305/10), todos eles deveriam ter sido substituídos por aterros sanitários desde agosto de 2014. De lá para cá, nada mudou no Estado. A quantidade de lixões permanece exatamente a mesma há, pelo menos, quatro anos. Nenhum foi desativado.
E “o número pode ser ainda maior”, arrisca Maria Dias, secretária-executiva da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Segundo ela, a construção de novos aterros sanitários esbarra na falta de recursos das prefeituras e, principalmente, na pouca preocupação dos gestores com a destinação do lixo.
Para auxiliar as administrações, o Governo do Estado aglutinou municípios cearenses em 22 consórcios que tentam viabilizar a construção de novos aterros sanitários. A lógica é simples: juntas, as prefeituras dividiriam os custos e os benefícios dos equipamentos. Ainda assim, a situação não caminhou.

Hoje, apenas cinco desses grupos concluíram os projetos de execução. Outros oito estão em fase de elaboração de propostas, enquanto nove nem efetivaram os consórcios. O cenário é semelhante ao que havia sido noticiado pelo O POVO em 2014, quando iniciou a obrigatoriedade dos aterros.

Na avaliação de Maria Dias, essa não foi a melhor alternativa de iniciar, no Ceará, ação integrada de manejo dos resíduos sólidos. “Os gestores têm dificuldade de trabalhar de forma conjunta. Essa é uma das principais dificuldades”, admite.
 
Realidade distante
O caminho até a erradicação dos lixões no Ceará ainda é “longo”, de acordo com a secretária-executiva da Sema. “Dizer que até o final da gestão tudo estaria resolvido seria utópico”.

Como parte da solução, a secretaria planeja dividir o Estado em 14 regiões de ação integrada, cada uma tendo um ou dois municípios como polos gestores.

Nessas áreas, a Sema pretende estimular a coleta seletiva e outras atitudes que devem reduzir os resíduos encaminhados aos lixões. Todo o processo será descrito no Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que tem lançamento previsto para setembro.

“Não devemos pensar somente em aterro. Existe toda uma cadeia de tratamento, que vai da geração dos resíduos até a destinação final, e também deve ser considerada”, afirma Maria Dias.

Para entender

Lixão
Não tem preparação do solo antes de receber os resíduos nem tratamento do chorume (líquido expelido pelo lixo). Pela falta de cuidados, a substância pode contaminar mananciais e lençóis freáticos, causando desequilibro ambiental.
Aterro controlado
Fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. O sistema de depósito do lixo é dividido em células (pequenas áreas de despejo), que recebem camadas periódicas de areia. O chorume não recebe tratamento, mas retorna à célula, reduzindo a absorção pelo solo.
Aterro sanitário
É o sistema mais adequado para o despejo de lixo. Possui mantas subterrâneas que impedem o contato do chorume com o solo. A substância tóxica é coletada e tratada antes de voltar ao meio ambiente.

Saiba mais

Cenário
Dos 184 municípios cearenses, apenas dez utilizam aterro sanitário: Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Eusébio, Maranguape, Maracanaú, Sobral, Meruoca, Mauriti e Brejo Santo.
Consórcios
Os 22 consórcios para construção de aterros abrangem 144 municípios. Apenas o de Sobral tem financiamento garantido, de acordo com a Sema.
Adiamento
A Câmara dos Deputados vai analisar proposta (PL 2289/15) do Senado que pretende ampliar o prazo para o fim dos lixões. No ano passado, projeto semelhante foi vetado pelo vice-presidente Michel Temer. O veto foi mantido pelo Congresso Nacional.

Camilo prega união e diálogo entre governadores e governo federal

O governador Camilo Santana participou na tarde dessa quinta-feira, no Palácio da Alvorada, em Brasília, de reunião com a presidenta Dilma Rousseff e 26 governadores do País. O encontro começou por volta das 16h15, com um pronunciamento da presidenta, e durou mais de três horas. “É muito importante essa unidade entre os governadores, essa cooperação entre os estados. Manter um diálogo é sempre interessante. O país numa situação de instabilidade não interessa a ninguém”, afirmou Camilo.
Em seu discurso de abertura, a presidenta ressaltou a importância da união entre as unidades da federação. “Nesse novo Brasil, nenhum governante pode se acomodar. Sabemos que muita coisa precisa melhorar. Nós devemos cooperar cada vez mais, independentemente das nossas afinidades políticas”, citou Dilma.
Após a reunião, foram criados grupos de trabalhos entre os estados para discutir vários assuntos, entre eles segurança e saúde. “Nós todos aqui temos todas as condições de superar essas dificuldades”, disse a presidenta, ao cita os índices de violência do País.
O encontro contou ainda com a presença dos ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Aloizio Mercadante (Casa Civil), José Eduardo Cardoso (Justiça), Arthur Chioro (Saúde), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Edinho Silva (Comunicação), Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequenas Empresas) e Gilberto Kassab (Cidades).
Pela manhã, os governadores se reuniram por cerca de três horas em um hotel da capital federal para debater os assuntos que seriam discutidos com a presidenta Dilma Rousseff. Foram 17 gestores estaduais presentes no encontro.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Homem é preso por lei seca em Groaíras-CE

Na data de 26/07/2015 por volta das 23h00min , a Equipe PM Subtenente Teixeira, Sargento Deoclécio, Soldado Aragão e Soldado Ripardo, patrulhavam na RP 3671 pelo Centro da cidade de Groaíras quando tomaram conhecimento que um indivíduo de Alcunha Nando transitava em uma motocicleta em alta velocidade pela cidade e apresentava sintomas de embriaguez, que de imediato os policiais de plantão saíram em diligencias com o escopo de verificar a denuncia, sendo que localizaram o acusado conduzindo a motocicleta de placa PMD7186 no Centro da  cidade, foi dado voz de prisão ao condutor da motocicleta identificado como Francisco Ernandes Gonçalves de Araújo, 26 anos, solteiro, auxiliar de produção, residente neste Município, sendo realizado o teste do bafômetro, confirmado a embriaguez, encaminhado o acusado a Delegacia Regional de Policia Civil de Sobral apresentado a autoridade Policial sendo  autuado em flagrante delito referente a lei seca , Código de Trânsito Brasileiro.

Convite da Diocese de Sobral para posse do novo Bispo


Camilo anuncia pacote de investimentos em Saboeiro

Um pacote de investimentos foi anunciado ontem à tarde pelo governador Camilo Santana (PT) durante visita ao município de Saboeiro, distante 434 km de Fortaleza. Educação, infraestrutura e abastecimento hídrico serão os setores beneficiados pelo pacote de obras e ações anunciado.

Camilo assinou ordens de serviços para construção do Centro de Educação Infantil (CEI), escola padrão de ensino fundamental com 12 salas de aula equipadas, espaço educacional, recreativo e de lazer do Açude Público Municipal, pavimentação das estradas que dão acesso a vários distritos, além do sistema de abastecimento de água comunidades das comunidades de Aroeira Ferrada e Canal.

O governador aproveitou para, após a solenidade, visitar a casa do artesão Pedro Carmo, cidadão saboeirense que está desenvolvendo uma grande imagem de Nossa Senhora da Purificação, padroeira da cidade.

O artesão trabalha na confecção de obras sacras, comercializadas em grandes centros do país e no exterior. “Fiquei maravilhado. Eu já disse para o prefeito Marcondes Ferraz que me convidasse no dia da grande inauguração deste monumento. É um homem da nossa terra, de mãos precisas e é inacreditável a qualidade do seu trabalho”, declarou Camilo Santana durante a visita.

Caixa disponibiliza R$ 10 milhões para cadastro rural no Semiárido nordestino

O Ministério do Meio Ambiente e a Caixa Econômica Federal lançaram nesta segunda-feira (27) um edital que vai disponibilizar R$ 10 milhões para apoiar entidades da sociedade civil na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) de propriedades de agricultura familiar no Semiárido brasileiro. O edital vai selecionar instituições para o cadastramento de aproximadamente 50 mil propriedades rurais em noves estados.
Segundo levantamento do Serviço Florestal Brasileiro, a região do Semiárido é uma das que apresenta menor adesão ao CAR, devidos às características fundiárias e ao perfil socioeconômico da população. Estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte ainda não atingiram nem 10% da área a ser cadastrada, por exemplo.
Apenas 3,4 milhões de hectares no Semiárido foram inseridos no CAR, dos 49,4 milhões de hectares passíveis de cadastramento na região. Deste, 21,4 milhões de hectares são de áreas de agricultura familiar, de até quatro módulos fiscais.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a área de cobertura do edital buscou associar o CAR com as fragilidades ambientais da região, como municípios que estão na Bacia do Rio São Francisco, em áreas de desertificação ou para proteção de nascentes de rios. “Combinamos critérios ambientais com a área de interesse para cobrir o maior número de famílias e completar aquele vazio no mapa de consolidação do CAR”, disse.
As propostas deverão ser enviadas até 30 de agosto, conforme orientações que estarão no site do Serviço Florestal. Os projetos deverão ter valores entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, com prazo de até oito meses para o cadastramento de, pelo menos, 10 mil imóveis. Poderão participar instituições privadas, sem fins lucrativos, com experiência em cadastro rural e em trabalhos com comunidades tradicionais e agricultores familiares do Semiárido.
A ministra Izabella ressaltou que a execução do cadastro é competência de estados e municípios, e disse que quase R$ 400 milhões do Fundo Amazônia foram disponibilizados aos entes federados para esse fim. Ela explicou que o ministério faz esse trabalho de construção de parcerias para que os agricultores possam ter o CAR.
Para o secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Antoninho Rovaris, a inciativa é positiva, mas os recursos ainda serão insuficientes para a magnitude do programa. Segundo ele, há indefinição sobre quem efetivamente vai fazer o CAR para a agricultura familiar, já que muitos dos recursos do Fundo Amazônia são destinados para estruturação e não para o cadastro. Por isso, “afirmamos que R$ 10 milhões é apenas um início, porque precisaremos de mais para viabilizar o CAR da agricultura familiar e das comunidades tradicionais”, disse.
O edital assinado hoje deverá ser publicado na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial da União.
A presidenta da Caixa, Miriam Belchior, ressaltou a participação da sociedade civil – “que conhece bem a realidade” – na construção do edital, e disse que o CAR servirá de insumo para o desenvolvimento de políticas públicas. Segundo ela, o CAR poderá ser utilizado tanto na parte ambiental quanto rural, e como a Caixa passou a oferecer mais recentemente o crédito rural, “isso vai servir como um dos nossos insumos para o trabalho de financiamento, em especial para os pequenos agricultores”.
O CAR é um banco de informações sobre os imóveis rurais do país. Ele reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública, visando ao planejamento, monitoramento, à regularização ambiental e ao combate ao desmatamento ilegal.
Criado pelo novo Código Florestal, de 2012, o cadastramento é obrigatório para todos os imóveis rurais. No início do mês de maio, o Ministério do Meio Ambiente prorrogou, até 5 de maio de 2016, o prazo para os produtores rurais fazerem a inscrição no sistema.
A partir de 28 de maio de 2017, cinco anos após a publicação do código, as instituições financeiras não poderão mais conceder crédito agrícola para os agricultores sem o cadastro regularizado, ou seja, sem passivo ambiental ou em processo de recuperação da área desmatada.
Os imóveis com déficit de reserva legal têm a opção de recompor a floresta por meio do plantio de mudas ou regeneração natural, aderindo ao Programa de Regularização Ambiental. Há também outros instrumentos econômicos que precisam ser normatizados, como a opção de compra de cotas de reserva ambiental em outras propriedades. Segundo a ministra Izabella, a regulamentação das cotas está praticamente pronta, e o ministério está em conversa com os estados e o Ministério da Fazenda para, em breve, consolidar o instrumento.
Os dados do mês de junho do Serviço Florestal Brasileiro mostram que 227 milhões de hectares já foram cadastrados no Brasil, o que representa cerca de 57% da área passível de cadastro.

Quatro presos fogem da Cadeia Pública de Nova Russas

Quatro presos escavaram um buraco na parede da cela e fugiram no fim da tarde deste domingo (26) da Cadeia Pública de Nova Russas, a 316 km de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, uma equipe da cadeia plantonista só viu o buraco duas horas após a fuga.
Os fugitivos são Simônio Rodrigues da Silva, de 23 anos, que responde pelo artigo 121 (homicídio); Halan Gonçalves Silva, 25, que responde pelo artigo 155 (furto); Aílton Alves de Morais, 27 anos, que responde pelo artigo 129 (lesão corporal) e Diego de Lima Firmino, conhecido como “Diego Satanás”, de 18 anos, que responde pelo artigo 33 (tráfico de drogas).
De acordo com a Polícia o número de fugitivos poderia ter sido maior. Na cela onde foi feito o buraco de cerca de 50 cm de diâmetro estavam oito detentos, mas apenas quatro decidiram fugir.

Lúcio Ferreira Gomes indicado para assumir a Secretaria de Cidades

O engenheiro Lúcio Ferreira Gomes, irmão de Cid e Ciro Gomes, deve ser o novo secretário de Cidades do Estado do Ceará. A indicação familiar acontece pouco mais de 10 dias após o outro irmão, Ivo Gomes, pedir demissão do cargo, e confirmar retorno à Assembleia Legislativa

Com a confirmação do nome de Lúcio, Camilo deixa claro que não quer briga com os irmãos Ferreira Gomes. 

Lúcio Gomes é o único dos irmãos que não atua no setor público. Ele ocupa cargo executivo na operadora de telefonia Oi, e já foi chefe de gabinete do irmão mais velho Ciro, quando este governou o Ceará de 1991 a 1994.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

A fofoca politica "corre solta" em Sobral

Está uma euforia muito grande na cidade de Sobral por conta de uma especulação que não sabemos de onde partiu. O boato seria da provável renúncia de Veveu Arruda do cargo de Prefeito de Sobral para assumir por indicação dos FGs, a Secretaria Estadual das Cidades. Com isso, seriam resolvidos quatro problemas de uma vez só: 1- resolveria o grave problema de desgoverno da cidade, 2- a Secretaria fica com uma pessoa subserviente aos FGs, 3- O PT ocuparia mais uma secretaria no Governo Camilo, e o PROS a prefeitura de Sobral. Será que procede? Ou é mais uma boataria da rapaziada? Como eu disse aqui, nada é oficial!

Carlos Wagner esteve em reunião em Fortaleza com presidente da UVC

Esteve em reunião com o presidente da UVC (União dos Vereadores do Ceará), juntamente com outros presidentes de Câmaras Municipais do Estado, o Presidente Carlos Wagner(PEINHA) tratado de um projeto para a implantação do ProCom em parceria com a Assembléia Legislativa Estadual do Ceará, e um projeto em parceria com governo federal para a implantação da Radio e TV Câmara no município de Forquilha.

JUIZ DE CAMOCIM PREMIARÁ POLICIAIS MILITARES POR DESEMPENHO

No próximo domingo (26), Camocim vai testemunhar algo inédito. Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade de Camocim e região, o Juiz Antônio Washington Frota (foto), Titular da 2ª Vara da Comarca de Camocim, premiará, a partir de dezembro de 2015, policiais militares que mais se destacaram no cumprimento do dever. A iniciativa pioneira, que partiu do próprio magistrado, em conjunto com o Major Artunane Aguiar, Comandante da 3ª CIA/3ºBPM, terá os detalhes acertados em uma reunião que deverá ser realizada no próximo domingo (26), às 09:00h, no Auditório do Fórum Alcimor Aguiar Rocha, com a presença de policiais, e público em geral.
Em entrevista concedida ao Camocim Online, o jovem magistrado disse que a intenção inicial seria premiar os policiais trimestralmente, mas que isso será resolvido em conjunto com os policiais, escutando opiniões e sugestões. Segundo ele, a premiação será em dinheiro, devendo ficar entre R$ 8 mil e R$ 16 mil reais. "A quantidade de policiais premiados também será decidida na reunião", disse ele.
O critério será por pontuação. Em flagrantes realizados contra crimes de trânsito, como empinar motos, perturbação do sossego (som alto), entregar veículo para pessoa não autorizada, e outros, os pontos serão dobrados. Para demais crimes como tráfico, porte de droga, tentativa de suborno, venda de bebida a menor, e outros mais, a pontuação será triplicada. Portanto, quanto mais flagrantes, mais produtividade, e em consequência, uma bela premiação pelo desempenho em prol da sociedade.  O resultado da reunião será transformado em portaria, a ser publicada já na segunda-feira (27). A pontuação valerá a partir de agosto.

(Via Camocim Online)

Prefeitura de Forquilha faz convite a população


Carro "Nanico" será produzido no Ceará


O Ceará terá uma montadora de automóveis até o início de 2016. A unidade fabril, que será instalada em São Gonçalo do Amarante, produzirá o veículo Nanico Car. O investimento global é da ordem de R$ 16 milhões e será dividido em três etapas. O modelo será vendido por R$ 20 mil, segundo estimativas iniciais da montadora.

Inicialmente serão R$ 8 milhões para construção dos galpões. A segunda etapa consiste no treinamento da mão de obra e, por fim, a compra de maquinário para a montagem dos veículos, além da adequação das normas de segurança internacionais. A capacidade será de produzir 500 veículos por mês, podendo chegar a 1.000 unidades mensais.

“Temos as condições necessárias para produzir o veículo no Ceará. O Estado ofertou incentivos que não ocorrem, por exemplo, em São Paulo”, afirma Paulo Roberto sócio-proprietário da Multirede Solar Brasil e idealizador do projeto do Nanico. A marca da nova montadora será divulgada quando ocorrer o lançamento. Na quinta-feira ocorrerá a assinatura do protocolo de intenções com a Prefeitura.

A unidade fabril terá 20 mil metros quadrados de infraestrutura instalada. Na geração de postos de trabalho, a indústria deve criar, em um primeiro momento, 100 empregos. “A fábrica demandará peças e equipamentos que as outras indústrias do Ceará poderão fornecer”, ressalta. Na última etapa chegará a 800 postos de trabalho. Ele adianta que há um pedido oficial de 500 veículos, além de 250 avulsos. Há pedidos de compra para indústrias e hotéis.

Segundo Paulo, o carro terá um “perfil ecológico”. Feito em fibra de vidro, terá 1,90 m de comprimento, 1,50 m de altura e 1,30 de largura. Pesará 240 kg e sairá de fábrica com duas motorizações: um com GNV e outro elétrico - com opção de carregamento com energia solar. A autonomia deve variar entre 80 km a 120 km. Ele também descarta, no início da operação, uma join-venture com empresas internacionais do setor. “A produção será voltada para o mercado interno”.
O Ceará também prospecta uma fábrica de torres eólicas. A informação foi confirmada pela titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa. Em reunião com empresários do setor de energias renováveis, em São Paulo, apresentou o modelo de desenvolvimento para atração de indústrias de energias limpas. “A ideia é fazer com o setor passe a produzir esses componentes no Ceará para a unidade produtora de torres”.

No PMDB, a batata de Eduardo Cunha está assando

“Os caciques do PMDB do Rio de Janeiro – Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Luiz Fernando Pezão e Jorge Picciani, para ficar entre os principais – têm sido duros com Eduardo Cunha nas conversas que vêm ocorrendo desde que ele explodiu.
Ou melhor, desde quando Júlio Camargo explodiu Cunha. Em graus de intensidade diferentes, todos criticaram a reação de Cunha. Diz um dos caciques:
- Mais uma vez, ao preferir o confronto, talvez por não saber da importância do diálogo, o Eduardo errou. E errou feio. Comprou briga com o Planalto, com o Janot, com o STF e com o Sérgio Moro.”
(Coluna Radar, da Veja Online)

Autorizado concurso com 39 vagas para professor efetivo da UVA

O governador Camilo Santana autorizou, nesta terça-feira (21), a realização de concurso público para provimento de 39 vagas para o cargo de professor efetivo da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os novos professores efetivos, das classes assistente e adjunto, irão suprir uma demanda identificada a partir de reuniões realizadas entre o Governo e a Universidade.
O quadro de vagas prevê a seleção de docentes com mestrado e doutorado que assumirão disciplinas em 16 cursos de 6 áreas de ensino. São eles: Administração (1 vaga para mestre), Ciências Contábeis (1 vaga para mestre), Biologia (1 vaga para doutor), Zootecnia (2 vagas para doutor), Matemática (6 vagas para mestre), Física (2 vagas para mestre e 1 para doutor), Química (1 vaga para mestre e 2 para doutor), Ciência da Computação (2 vagas para mestre), Filosofia (1 vaga para doutor), Letras – Inglês (1 vaga para doutor), Pedagogia (1 vaga para doutor), Geografia (2 vagas para doutor), História (1 vaga para mestre e 1 para doutor), Ciências Sociais (3 vagas para mestre e 2 para doutor), Enfermagem (2 vagas para mestre e 1 para doutor) e Educação Física (5 vagas para mestre).
No último mês de junho, governador Camilo também autorizou a realização de concurso para preencher 135 cargos efetivos para servidores administrativos da Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). O edital foi aberto para 33 vagas de nível superior e 102 de nível médio. A iniciativa irá minimizar a carência de pessoal técnico-administrativo existente na UECE, fornecendo-lhe o suporte para que possa continuar prestando relevantes serviços à educação superior do Estado do Ceará.
Para o nível superior o concurso atende profissionais de Administração (05), Advocacia (02), Análise de Sistemas (04), Arquitetura (01), Biblioteconomia (08), Contabilidade (01), Engenharia Civil (02), Engenharia Elétrica (01), Assuntos Educacionais (08) e Comunicação Social (01). Já para o nível médio, que irá compor o apoio administrativo da universidade, serão 100 vagas para assistente de administração e duas para técnico em Contabilidade.

terça-feira, 21 de julho de 2015

O que o Prefeito de Irauçuba fez pra ganhar premio internacional?

Inédito no pais! Um prefeito receber um premio no exterior , mas isso aconteceu em Irauçuba, por excelente administração, na saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda e no social. Com poucos recursos.quero ver a festa pro povo e quem vai pagar a conta, será que essa medalha vem acompanhada de muitos euros? Só quem acredita é a mídia local, os bajuladores, nem as crianças acreditam, são mais inteligente que os adultos.

COLABORAÇÃO:Batista Mota

Obras do loteamento "Nova Forquilha" causa transtorno a população

Estado que se encontra o esgoto na rua dos Cocos
Chegou a nossa redação uma denuncia a cerca das obras do Loteamento Nova Forquilha,que esta causando transtorno aos moradores da rua Jeronimo Costa Filho antiga rua dos Cocos e adjacências.Transtornos esses relacionado ao esgoto.A fedentina e muito grande,no qual esta prejudicando principalmente as crianças,os moradores daquela área da cidade não podem nem tomar banho e usar água para limpar as louças ou lavar roupa,devido o esgoto ficar a céu aberto,lembrando que essa problemática começou quando se iniciou-se as obras desse loteamento.Esperamos que esse problema seja o mais rápido solucionado pela empresa responsável.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dr Abdias e Vereadora Jane Lopes participam de encontro com padre Zé

Estiveram em reunião com o presidente do conselho de Educação do Ceará e presidente do Partido Progressista(PP) no Ceará Padre Zé Linhares a liderança política do Município de Forquilha Dr Abdias Araujo,junto com a carismática Vereadora Jane Lopes,a reunião ocorreu na casa do Padre Zé na Serra da Meruoca,na ocasião foram tratados assuntos políticos.

ALCÂNTARAS VAI REALIZAR O FESTIVAL JUNINO

O prefeito Eliésio Fonteles, da cidade de Alcântaras confirma para este final de semana que se aproxima, o Festival Junino da cidade. Para que o evento acontecesse, o prefeito firmou parceria com empresa privadas, e com o governo do Estado. As atrações são de baixo valor financeiro, garante o gestor.

Ex-governador Gonzaga Mota lançará autobiografia

Agora é minha autobiografia”, diz ele para o Blog, avisando logo: “Não, não tem capítulo sobre os coronéis!”.
Nos anos de 1980, Gonzaga Mota rompeu politicamente com o ciclo dos coronéis da política local e lançou o então empresário Tasso Jereissati para o Governo.
Tasso acabou eleito e iniciou o chamado Ciclo Mudancista no Estado. Mas Gonzaga acabou alijado desse processo. Hoje, no entanto, GM e Tasso convivem sem traumas.
(Foto – Paulo MOska)

Dezoito gatos são encontrados mortos na Maraponga

Dezoito corpos de gatos foram encontrados com diversas lesões nesse domingo, 19, no Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga. Os animais habitavam no local, com suporte dos moradores da região, que destinavam uma barraca com comida e água para os animais.

Francisca Alvino Lima, moradora da região, conta que, por volta das 2 horas do domingo, ouviu barulhos vindos do local. Ela identificou latidos e rosnados típicos de cachorros. Pela manhã, ela se deparou com os corpos. Francisca Alvino Lima ainda relata que, um dia antes, viu um homem com um cachorro "muito feroz" da raça pitbull no entorno da lagoa. Alguns dos gatos apresentavam marcas de mordida. A SPA acredita que pode ser esse homem o responsável pelo cachorro que cometeu a matança.

Um boletim de ocorrência sobre o caso (B.O.) foi registrado no 11º Distrito Policial (11º DP) por Márcio Sousa, presidente da SPA-CE. Ninguém foi ainda responsabilizado ou preso pelo crime ambiental.


É a segunda vez que uma matança do tipo ocorre no local: no dia 18 de agosto de 2014, 20 gatos foram encontrados mortos. O responsável pelo ataque de agosto de 2014 não foi identificado. Pela semelhança das duas ações, Márcio Sousa acredita serem os mesmos os autores dos crimes.

Primeira turma de oficiais beneficiados por Lei de Promoções é empossada

O governador Camilo Santana vai presidir a cerimônia de promoção de 65 subtenentes da Polícia Militar e Corpo de  Bombeiros Militar ao cargo de 1º Tenente, em cerimônia marcada para esta quarta-feira (22), às 9 horas, no Palácio da Abolição.
Esta é a primeira turma de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros beneficiados pela Lei de Promoções  sancionada por Camilo Santana em maio deste ano. Serão promovidos 48 policiais e 17 bombeiros que ingressam assim no primeiro posto do oficialato militar.
Além da presença do governador Camilo Santana, a solenidade contará com as participação de autoridades da segurança pública do Estado, como o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; o Comandante Geral da PM, coronel Geovani Pinheiro; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Gurgel; e o Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.

José Guimarães diz que PMDB é importante aliado do governo Dilma

O líder do governo,  José Guimarães  (PT-CE),  declarou agora há pouco que o PMDB é um "importante e fundamental aliado do governo Dilma Rousseff". Segundo o líder,  desde o governo do ex-presidente Lula, " os peemedebistas têm cumprido papel relevante de sustentação ao projeto que está em curso no Brasil".

Para Guimarães,  a articulação política sob a coordenação de Michel Temer "tem sido exitosa e a prova disso foram as aprovações das matérias do ajuste fiscal",  disse. 

O lider destaca ainda que o PMDB tem papel importante na defesa da democracia e do Estado democrático de Direito. "Respeito a decisão do presidente Eduardo Cunha,  mas sabemos que o PMDB tem entre os seus valores a defesa dos princípios do Estado de Direito,  pautados pela impessoalidade e imparcialidade ", sustentou Guimarães.

Sobre a Operação Lava Jato "o governo federal não tem e nem pode ter interferência alguma, uma vez que as instituições no País funcionam dentro da normalidade",  explicou. 

"Não é o governo que fará juizo do que é certo ou errado nas investigações,  finalizou Guimarães,  ao se pronunciar oficialmente pela Liderança do Governo, acerca do assunto.

Moisés Braz consegue isenções da 1ª habilitação e da GTA para agricultores familiares

O deputado estadual Moisés Braz (PT) conseguiu aprovar nesta quinta, 16 de julho, duas emendas à mensagem governamental nº 7.754 em benefício dos agricultores familiares cearenses. Na mensagem, que dispõe sobre as taxas de fiscalização e prestação de serviços públicos estaduais, foram incluídas as duas emendas de autoria do parlamentar, que isentam os agricultores portadores de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) do pagamento de tributos.

Com a aprovação da emenda aditiva nº 73/2015, os agricultores familiares não pagarão pela expedição da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sua renovação. Já a emenda nº 74/2015 isenta esse grupo de trabalhadores do pagamento da Guia de Trânsito Animal (GTA), cobrada pela Adagri, "quando por ocasião do deslocamento de animais para participação em feiras da agricultura familiar".

De acordo com Moisés Braz, as medidas visam facilitar a vida e o dia a dia dos trabalhadores do campo. "Em virtude das dificuldades econômicas vividas pelos agricultores familiares, que enfrentam um período de seca instalada há mais de quatro anos, em que vários municípios decretaram estado de emergência por falta d'água e perda de safra chega a 100% em relação às culturas de milho, arroz e feijão, nada mais justo que isentá-los do pagamento de taxas", justifica.

A DAP é utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas, como por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf). Para obtê-la, o agricultor familiar e seu cônjuge (se possuir) deverão dirigir-se a um órgão ou entidade credenciado pelo MDA.

Mais informações:
Marcel Bezerra
Assessoria de Comunicação – Dep. Moisés Braz (PT)
Fones: (85) 3277-2972 / 99944-0369

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dep. Cabo Sabino diz que reajuste do mínimo estendido a aposentados foi “vitória” do Congresso

O Senado Federal aprovou a medida provisória 672/2015 que mantém as regras atuais de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 e 2019. Preservada no texto, uma emenda que estende o aumento aos aposentados e pensionistas, incluída pela Câmara dos Deputados, foi comemorada por parlamentares.
O deputado federal Cabo Sabino (PR-CE), um dos defensores da extensão do reajuste aos previdenciários, diz que a medida deve recuperar perdas falhas na correção do benefício.“A grande vitória foi dos aposentados, que vêm perdendo com a reposição salarial de suas aposentadorias”, ressalta. 
O parlamentar argumenta que um trabalhador, ao contribuir com a Previdência Social para se aposentar com cinco salários mínimos, começa a ser “prejudicado” no ano seguinte, quando há o reajuste sem atualização equiparada da aposentadoria.“As aposentadorias que são superiores a um salário mínimo não são reajustadas no mesmo percentual do salário mínimo”, avalia.Cabo Sabino diz que ocorre de o salário mínimo é reajustado em até 11%, as aposentadorias ficam congeladas ou recebem menos da metade da correção.  “Com o passar do tempo os cinco salários se encolhem. Isso não é justo com quem trabalhou a vida inteira”, afirma.
O deputado cita que, no caso de dívidas públicas, o cidadão é cobrado com a atualização vigente do salário mínimo e que no caso da aposentadoria há “resistência” do governo.“Foi uma grande conquista que contou com o nosso apoio e o nosso voto. Esperamos que a presidente Dilma não decepcione os aposentados vetando a matéria”, conclui.

Presidenta Carlos Wagner(PEINHA) transformou a Câmara em seis meses

Antes de assumir e até mesmo no começo do seu mandato para presidente da Câmara de Forquilha o vereador Carlos Wagner foi contestado,mas mostrando um trabalho inovador e corajoso,Peinha se transforma em pouco mais de seis meses de mandato num presidente inovador,transformou a Câmara de Forquilha tanto na sua estrutura como na sua condução com seus companheiros vereadores.Citamos as placas de sinalização na Câmara que deram um ar ao prédio de modernidade,o tratamento dado ao visitante,entre outras,mais o principal,a transmissão das sessões pelo site e o aplicativo da Câmara.Com essas inovações e vontade de trabalhar pelo povo,Carlos Wagner se transformara num dos maiores presidentes que a Câmara de Forquilha já teve.

Vereadora Glaia Ribeiro Participa de reunião do PROS em Fortaleza

Esteve em reunião para decidir os rumos que darão o grupo dos irmãos Ferreiras Gomes a Vereadora Glaia Ribeiro(PROS),junto com o Primeiro prefeito de Forquilha e hoje Secretario de Administração José Antonio Dias carneiro(PROS).A reunião foi bem proveitosa no qual tiveram rodas de conversas intermediada pelo ex governador Cid Gomes e ficou para o final de Agosto se o grupo dos Ferreiras Gomes continuam ou não no PROS.

Partido Solidariedade quer Heitor Férrer integrando suas fileiras e disputando a Prefeitura de Fortaleza

O Partido Solidariedade no Ceará já se prepara as eleições de 2016. Anuncia o presidente regional do partido, o deputado federal Genecias Noronha.
Segundo o dirigente do Solidariedade, o partido vai disputar a Prefeitura de Fortaleza e abre as portas, inclusive, para uma adesão do deputado estadual Heitor Férrer (PDT).
Heitor se sente acossado em sua legenda, a partir da possibilidade de o PDT aceitar a adesão do grupo dos Ferreira Gomes e, em consequência, do prefeito Roberto Cláudio (Pros).
                                                                  VEJA O VÍDEO:

PF alcança o Congresso e gera forte reação

A Operação Lava-Jato chegou ao Congresso. Cumprindo 53 mandados, a Polícia Federal apreendeu dinheiro, carros e deixou uma onda de indignação entre os parlamentares. A ação de ontem, autorizada por três ministros (Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski) do Supremo Tribunal Federal (STF), que envolveu os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda, além do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, chegou a ser tachada de “invasiva” e “violência à democracia” por senadores. O fato é que foi necessário mais de um ano para que a Lava-Jato alcançasse políticos eleitos.
Apesar de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já ter apresentado lista com 47 parlamentares investigados em março último, esta é a primeira vez que há ordens judiciais contra eles. Embora prisões estejam, por ora, fora da pauta, a intervenção abre precedentes e deixa deputados e senadores apreensivos. Base e oposição tiveram nomes citados nas delações. A reação, por isso mesmo, foi imediata. Parlamentares, que afirmam ter sido solícitos às investigações, levantaram questionamentos sobre a PF, cada vez mais empoderada pelo Judiciário.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou a Polícia Federal de “invasão” ao cumprir ordens judiciais de busca e apreensão em imóveis de três colegas de parlamento. No total, foram recolhidos R$ 4 milhões, oito veículos, joias, duas obras de arte, US$ 45 mil e 24,5 mil euros. Calheiros afirma que a Polícia Legislativa (PL), que tem jurisdição no parlamento, deveria ter acompanhado a operação. “Causa perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação (...) Buscas e apreensões sem a exibição da ordem judicial e sem os limites das autoridades que a estão cumprindo, não é busca e apreensão. É invasão”, diz a nota lida por ele no plenário do Senado, assinada pela Mesa.

Argumentos similares foram apresentados pelo advogado da Casa, Alberto Cascais. Segundo ele, a PF executou movimentos “ilegais”, por não apresentar os mandados à PL. A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, por meio de nota, que a Polícia Legislativa não participou da operação porque os mandados foram cumpridos nos apartamentos funcionais dos investigados. No entendimento da procuradoria, os imóveis funcionais não são considerados como extensão da Casa.

Ministério Público requer órgão de trânsito e aterro sanitário em Icapuí

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da comarca de Icapuí Paloma Milhomem Neiva, expediu uma recomendação ao prefeito Jerônimo Reis, a fim de que cumpra, no prazo de 30 dias, as decisões judiciais com trânsito em julgado, determinando a criação imediata de órgão de trânsito municipal, bem como a obrigação de fazer um aterro sanitário adequado em Icapuí. O não cumprimento da recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis.
Conforme a representante do Ministério Público, constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício e qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições, e notadamente negar publicidade aos atos oficiais, nos termos dos incisos II e IV, do artigo 11, da lei nº 8.429/92.
Independente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade administrativa, sujeito às seguintes cominações: ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, nos termos do artigo 12, inciso III, da lei nº 8.429/92. Do Ministério Público do Estado do Ceará.

Comerciantes de Sobral reclamam da insegurança no Becco do Cotovelo

Comerciantes e usuários do Becco do Cotovelo em Sobral, estão preocupados com a onda de insegurança e os crimes praticados no local. Na última segunda-feira (13), um grupo de delinquentes provocou grande confusão, chegando a discutir e entrar em conflito com os próprios comerciantes.
Eles reclamam que os menores entram nos estabelecimentos pedindo dinheiro e ameaçando quem recusa. Diversas reclamações e denúncias já foram feitas, mas nenhuma providência foi tomada. O prefeito Veveu Arruda se comprometeu a intensificar o trabalho da Guarda Municipal no local, mas nada foi feito.
*Com blog do Wilson Gomes.

Pensamento do dia


Evangelho do dia

Evangelho (Mt 11,25-27)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.