sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Prefeitura de Forquilha realiza oficina de Sensibilização para Catadores de Material Reciclado


Na última semana de Setembro o Prefeito Gerlásio Loiola e o Vice Régis Prado por meio da Sec. Do Meio Ambiente promovem um momento ímpar para o Município de Forquilha: a realização de uma Oficina de Sensibilização para Catadores de Material Reciclado. Um ação que visa integrar esses importantes profissionais no Projeto de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, além do fortalecimento do processo para implantação da coleta seletiva em nosso município.
À Secretaria das Cidades e ao Vereador Cláudio Portela que na ocasião  esteve representando o Legislativo os nossos sinceros agradecimentos. 
Juntos avançando para a consolidação do CGIRS-RMS.

CONTRIBUIÇÃO COM TEXTO E IMAGEM: Paulo Giovani








Nota de esclarecimento aos Cearenses do Deputado José Guimarães(PT)


Acerca das notícias que estão sendo veiculadas sobre um possível acordo entre o Partido dos Trabalhadores e o PMDB para campanha ao governo do Estado em 2018 venho esclarecer que estive, nesta quarta-feira (27/9), em uma audiência com o presidente do Senado, Eunício Oliveira, para tratar sobre a proposta de reforma política que estava em pauta na Câmara dos Deputados.
O governador do Ceará, Camilo Santana, estava presente na sala do senador tratando de outros assuntos referentes à liberação de verbas para o Estado.
Como membro da Executiva Nacional do PT, cabe a mim seguir as decisões do partido no Ceará em relação às eleições de 2018.
Só existe uma definição clara sobre o pleito do próximo ano: apoio à candidatura de Lula e à reeleição de Camilo Santana. Lula lá e Camilo cá. Além disso, vamos dialogar com os partidos aliados para manter a vaga do PT no Senado.
Portanto, não procede a informação que na referida reunião foi fechada aliança para a disputa das eleições majoritárias em 2018.
José Guimarães, deputado federal e membro da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Prefeitura de Irauçuba promove mais um Forum ALIANÇAS DA CIDADANIA


Nesta quinta-feira, 28 de setembro, o Prefeito Nonatinho realizou mais um encontro do Fórum de Políticas Públicas alianças da Cidadania. Este é um Fórum que ocorre mensalmente em Irauçuba, conta com a participação de Presidentes de Associações, Sindicalistas, Vereadores e Gestores Municipais, tendo como finalidade o planejamento, monitoramento, avaliação e deliberação de políticas públicas.

Pauta:
01.sanção de leis que autorizam Termos de Colaboração com três Associações visando a realização de campeonatos de futebol de campo;
02. Entrega a Vereadores, de projeto de autorização legislativa para abertura de crédito no orçamento municipal para obras de eletrificação, o que possibilitará a execução de um grande projeto de modernização e expansão da rede de iluminação pública construído com a participação popular direta;
03. Deliberamos sobre ampliação e divisão de vagas no Programa Garantia-safra 2018 e sobre reativação do Projeto Dialogando com a Comunidade;
04. Recebemos reclamações, sugestões e agradecimentos dos participantes em relação à ações de gestão;
05. Apresentamos projeto de coordenação de áreas de desenvolvimento local do município, que está prevista implantação no próximo mês de Janeiro e terá escolha de coordenadores de forma democrática através de eleição que lideranças comunitárias terão direito a voto, juntamente com Vereadores, Secretários Municipais e Conselho de Gestão Compartilhada;
06. Repassamos informações importantes sobre projetos e ações da Administração;
07. Recebemos sugestões para a Lei Orçamentária Anual - LOA 2018;
08. Entregamos três títulos de terras a produtores rurais, projeto em parceria com o Governo do Estado;
09. Apresentamos Assessoria Contábil contratada pela Prefeitura para prestar serviço gratuito às Associações;
10. Apresentamos o Projeto Paulo Freire que está iniciando no município, que visa a redução da pobreza rural e elevação do padrão de vida das famílias de pequenos produtores rurais, com investimento de mais de R$ 7.000.000,00 em projetos produtivos, beneficiando 36 comunidades, aproximadamente 900 produtores, com assistência técnica de sete técnicos em agropecuária e dois profissionais de nível superior, um agrônomo e um assistente social, tendo a gestão do CETRA e financiamento do Banco Mundial através do Governo do Estado do Ceará, parceria da Prefeitura Municipal.
É a participação popular direta potencializando a Gestão Municipal, que por sua vez, abre-se a novas ideias e assume compromissos com o movimento social organizado.



Agenda do governador Camilo Santana


9h: Anúncio de investimentos em infraestrutura para o município de Pereiro
Local: Ru‪a Projetada S/N , bairro Centro‬ ‪- Pereiro‬
14h: Reuniões‬ ‪internas‬
18h: Festa dos Arcanjos ‬
‪Local: Condomínio‬ ‪Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza ‬
21h: Solenidade para entrega do troféu‬ ‪Sereia de Ouro 2017‬
‪Local: Theatro José‬ ‪de Alencar (TJA), em Fortaleza

Votação contra Temer será até dia 23 de outubro


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem (28) que “com certeza” a segunda denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) será votada em plenário até o dia 23 de outubro.
Maia deu a declaração após se reunir, pela segunda vez nesta semana, com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia. Ele, no entanto, voltou a negar que o tema tenha sido discutido no encontro.
Na última quarta-feira (27), o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), descartou que a denúncia seja fatiada, com votações separadas para presidente e ministros. Ele acrescentou que está encontrando “dificuldades” para escolher um relator.
Denúncia
Na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Temer é acusado de tentar obstruir a Justiça e liderar organização criminosa.
Na peça, o ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que deixou o cargo no último dia 17, sustenta que o presidente e os ministros Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil e Moreira Franco, da Secretaria-geral da Presidência, ambos do PMDB, foram os responsáveis por liderar esquema de corrupção envolvendo integrantes do partido na Câmara, com o objetivo de obter vantagens indevidas em órgãos da administração pública.
A defesa de Michel Temer contestou as acusações e apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para que a denúncia fosse devolvida à PGR. Mas o plenário da Corte decidiu encaminhar a denúncia para a Câmara, à qual cabe autorizar ou não o prosseguimento da investigação na Justiça.
Senado
Maia disse que foi ao STF conversar com Cármen Lúcia sobre um evento comemorativo dos 30 anos da Constituição a ser realizado na próxima quinta-feira.
Questionado sobre o impasse entre o Supremo e o Senado envolvendo o afastamento de Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato, o presidente da Câmara defendeu uma solução conjunta entre o Judiciário e o Legislativo.
Na terça, a Primeira Turma do STF decidiu suspender as funções parlamentares do senador e impor recolhimento noturno ao tucano, mas o Senado decidiu votar na próxima semana se reverte a decisão da Corte. Maia disse que atualmente há um “vácuo legal” sobre como proceder em afastamento judicial de deputados e senadores.

Temer, o presidente mais rejeitado da História


O governo Michel Temer atingiu os seus piores índices de avaliação, aprovação e confiança entre brasileiros, aponta pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada ontem (28).
No levantamento, realizado neste mês, o percentual de entrevistados que avaliam a gestão como ruim ou péssima cresceu de 70% para 77% em relação à pesquisa anterior, feita em julho. O índice dos que consideram o governo como bom ou ótimo oscilou de 5% para 3%, dentro da margem de erro. Outros 16% classificam o governo como regular e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Este é o quarto trimestre consecutivo de piora na popularidade do presidente. Foram entrevistadas 2.000 pessoas, em 126 municípios, entre os dias 15 e 20 de setembro. Quando questionados sobre a maneira de governar do peemedebista, 89% afirmaram desaprovar a gestão (em julho, eram 83%). A aprovação é de 7%, uma queda ante os 11% de julho. Ainda de acordo com a pesquisa, 92% afirmaram não confiar no presidente (ante 87% de julho). O índice de confiança caiu de 10% para 6%.
Dilma
Para 59% dos entrevistados, o governo Temer está sendo pior do que o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que deixou definitivamente o cargo em agosto de 2016 após um processo de impeachment. Para 31%, a percepção dos governos está igual, e 8% responderam que o governo do peemedebista é melhor do que o da antecessora. Em relação às perspectivas sobre o futuro da gestão, 72% afirmam que o governo continuará ruim ou péssimo.
Também foi solicitado que os entrevistados apontassem espontaneamente duas notícias veiculadas sobre o presidente nas últimas semanas. O assunto “corrupção no governo”, sem especificações, foi citado por 23%. A Operação Lava Jato foi lembrada por 11%, enquanto 7% das pessoas mencionaram os 51 milhões de reais atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB). No total, 44% mencionam temas ligados à corrupção.
Temer já foi notificado sobre a denúncia que o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot apresentou contra ele e outras lideranças do PMDB, incluindo os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência). O presidente terá de responder por formação de organização criminosa e obstrução à Justiça. Em agosto, o plenário da Câmara dos Deputados negou a autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) investigar Temer por corrupção passiva.

Justiça determina que Assaré realize concurso público para professores


Atendendo ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Assaré, o Tribunal de Justiça determinou ao Município de Assaré que, no prazo de 30 dias, rescinda todos os contratos temporários irregulares de professores da rede municipal de ensino e proceda à realização de processo seletivo simplificado para o preenchimento dos cargos vagos a fim de atender a interesse público inadiável, limitado ao término do período letivo de 2017.
A Justiça também determinou que o Município realize, no prazo de 120 dias, concurso público para preencher cargos vagos de professores, bem como se abstenha de contratar professores e servidores temporários fora das hipóteses previstas em lei e sem realização de processo seletivo prévio. Todos os prazos começam a contar da intimação da decisão judicial e estão sob pena de multa diária aplicada pessoalmente ao gestor no valor de três mil reais.
De acordo com a decisão judicial, em 10 de janeiro de 2017, o Município já havia procedido à contratação temporária de 132 professores, sendo que, de acordo com o disposto na Lei Municipal 002/2017, elaborada para cumprir o disposto no art. 37, IX da Constituição Federal, primeiro deveria ter sido dada primazia à ampliação de carga horária para professores efetivos, para, somente se ainda permanecesse carência na rede de ensino, proceder à contratação temporária.
Segundo o MPCE, a conduta de contratar temporariamente professores para rede municipal de ensino como efetivada pelo prefeito de Assaré, Francisco Evanderto Almeida, e pela secretária de Educação, Maria Eldevanha de Sousa dos Santos, caracterizaria a prática de ato de improbidade administrativa.
Com informações do MPCE

Novo calendário de saques do PIS/Pasep prevê saques a partir de outubro


O calendário de saque de recursos das contas do PIS/Pasep para os idosos começa no dia 19 de outubro. A partir desta data poderão sacar os cotistas com mais de 70 anos. A partir de 17 de novembro serão disponibilizados os recursos para os aposentados. Em 14 de dezembro será a vez da antecipação do saque para mulheres a partir de 62 anos e os homens a partir de 65 anos fazerem os saques.
O cronograma foi divulgado hoje (28) pelo governo após reunião do presidente Michel Temer com integrantes da equipe econômica, no Palácio do Planalto.
A redução da idade para o saque do PIS/Pasep a mulheres e homens a partir de 62 e 65 anos, respectivamente, foi anunciada pelo governo no final de agosto e será permanente. Para retirar o recurso era preciso ter 70 anos completos. A partir do próximo ano, os saques retomam o calendário regular.
Pelos cálculos do governo, a liberação deve injetar R$ 15,9 bilhões na economia. A medida tem o potencial de atingir um público próximo a 8 milhões de pessoas. O saldo médio dos cotistas é de R$ 1,2 mil, sendo que a maioria tem saldo em torno de R$ 750 na conta do PIS/Pasep.
O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, disse que a antecipação da liberação dos recursos vai contribuir para o aquecimento da economia e a retomada do crescimento do país. “A totalidade desses recursos será liberada ao longo de 2017 e contribuirá de maneira significativa para a continuidade desse processo de retomada do crescimento da economia. É dinheiro que vai entrar para o consumo, para as famílias reduzirem seu endividamento e, portanto, isso ajuda a facilitar o acesso ao crédito e a dinamizar o comércio, o varejo e assim também a produção industrial, agrícola e agroindustrial”, disse Dyogo Oliveira.
O crédito será feito de forma automática para quem tem conta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. A transferência dos recursos do PIS/Pasep para outros bancos poderá ser feita sem custos.
Só tem direito aos recursos o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. Quem começou a contribuir depois dessa data não tem direito ao saque.
O saque do saldo principal é permitido atualmente nas seguintes situações: aposentadoria; 70 anos completos; invalidez; reforma militar ou transferência para a reserva remunerada; câncer de titular ou de dependentes; portador de HIV; amparo social ao idoso, concedido pela Previdência; amparo assistencial a pessoas com deficiência da Previdência; morte e em casos de doenças graves.
Com informações Agencia Brasil

Quadrilha explode duas agências bancárias simultaneamente na cidade de Potengi


Uma quadrilha fortemente armada explodiu duas agências bancárias na cidade de Potengi, localizada no Cariri Oeste (a 532Km de Fortaleza). A ação ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira (28) e a Polícia permanece em diligências no sentido de localizar e prender os criminosos. O ataque ocorre no último dia útil do mês quando as agências iniciam o pagamento dos trabalhadores rurais aposentados em todo o estado.

Imagens mostram que os criminosos agiram contra as agências do Banco do Brasil e do Bradesco, numa ação simultânea. O bando armado invadiu a cidade durante a madrugada e surpreendeu os policiais do Destacamento da PM, atacando as agências e a unidade policial para impedir que os policiais reagissem.

A Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato confirmou o ataque e equipes daquela unidade já se deslocaram para Potengi com o objetivo de iniciar as investigações em torno do fato.

Ataques

Somente neste mês de setembro, pelo menos outras duas cidades foram atacadas por ladrões de banco. No último dia 15, bandidos explodiram a agência do Bradesco do Município de Barreira (a 75Km de Fortaleza), causando uma completa destruição no prédio.

Já no dia 20, o alvo das quadrilhas foi a cidade de Novo Oriente, na Região dos Inhamuns (a 388Km de Fortaleza), onde os criminosos agiram de forma violenta e simultânea, atacando o banco e também a sede do Destacamento da Polícia Militar.

Os criminosos fugiram, mas parte do bando acabou presa cinco dias depois uma operação de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). O grupo formado por cinco homens foi detido com parte do dinheiro roubado. Os acusados foram apanhados em um hotel da cidade de Morada Nova. Armas também foram apreendidas.

Agência do Bradesco também explodida pelos criminosos:





quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Secretario Janilson Sousa emite nota de esclarecimento a população Forquilhense


NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Queremos expressar o nosso sentimento de indignação por parte de uma colocação infundada, maldosa de baixo nível que hoje foi colocado na tribuna, onde um dos legisladores de forma despreparada, atacou em falar que estaria sendo usado ÁCIDO MURIATICO, para limpeza dos dessalinizadores. Nos que fazemos parte da administração temos um compromisso com o POVO e que jamais faríamos qualquer procedimento sem ORIENTAÇÃO TÉCNICA do Químico que nos presta serviço nas manutenções dos dessalinizadores. Deixar bem claro que os produtos utilizados são : DISPERSANTE DE OSMOSE REVERSO, conforme foto em anexo, que tem a função de dificultar a salinização dentro do equipamento evitando que as membranas sejam obstruídas pelo sal que tem na água do poço. O outro produto na foto no saquinho, é SAL CÍTRICO, que por sua vez é quem faz a limpeza do excesso de sal dentro das membrana onde produz a água doce. Por fim pedimos que tenhamos mais respeito com o nosso povo de Forquilha em não sair usando microfones de uma tribuna pra tentar se promover.
Janilson Sousa


Prefeitura de Irauçuba adquire importantes equipamentos para hospital do município


Nesta terça-feira (26) a Emergência do Hospital Municipal de Irauçuba Dr.Pedro de Castro Marinho, recebeu equipamentos novos e de grande importância que ajudarão no atendimento do paciente em estado grave.
Os equipamentos são os seguintes:
Desfibrilador,
Cardioversor com marcapasso,
Monitor Multiparametro e
Laringoscópio.
Tudo para melhor atender a população iraucubense.

Ceará volta a ter menos de 10% de água armazenada em açudes


Pela primeira vez em seis meses, o Ceará voltou a ter menos de 10% de água armazenada nos reservatórios monitorados. O último registro superior ao índice tinha sido em março. No entanto, a situação atual (9,8%) dos reservatórios — amenizada depois de uma quadra chuvosa em torno da média histórica — ainda é melhor que a de setembro do ano passado, época em que só havia, conforme o Portal Hidrológico do Ceará, 8,8% de água acumulada.
Mesmo assim, dois dos maiores e mais estratégicos açudes estaduais têm sofrido consecutivas baixas. No dia 27 de janeiro deste ano, o Castanhão armazenava somente 4,97% da capacidade; ontem, registrava 4,07%. Já o Orós, que, por nove meses (entre julho de 2016 e março de 2017), tomou o protagonismo do abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) junto ao Castanhão, saiu de 12,37% em 27 de janeiro deste ano para 8,31% no relatório de ontem.
Cada vez mais seco, o Ceará contribui, assim, para posicionar o Nordeste como a pior região do Brasil em armazenamento de água para o sistema hidrelétrico. De acordo com banco de dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualizado na última segunda-feira, 25, o Nordeste tem somente 9,64% de água em razão da capacidade total, enquanto que Centro-Oeste tem 25,48%, Norte tem 35,7% e Sul tem 37,8%.
Bacias hidrográficas
De todas as bacias do Ceará, a que está com menos água atualmente é a dos Sertões de Crateús, que opera com 0,6% da capacidade. Em seguida, em pior situação, estão: Baixo Jaguaribe (1%), Banabuiú (2,9%), Médio Jaguaribe (3,7%) — onde está localizado o Castanhão — e Alto Jaguaribe (8,5%) — onde fica o Orós.
A região Norte do Estado, onde mais choveu neste ano, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), é a que mais concentra água nos reservatórios.

A região hidrográfica mais abastecida é a de Coreaú (66,1%), seguida do Litoral (48%), da Metropolitana (24,9%), da Serra da Ibiapaba (24,3%), de Acaraú (21,7%), do Salgado (11,9%) e do Curu (11,5%).

Fim do mundo tem nova data e deve acabar em 15 de outubro


O fim do mundo tem uma nova data: 15 de outubro deste ano. Foi o que informou o numerólogo britânico David Meade, famoso por suas teorias conspiratórias baseadas em relações numéricas de textos bíblicos. A previsão vem depois de o autor do livro "Planet X: The 2017 Arrival" tentar emplacar a ideia de que um misterioso planeta chamado Nibiru, ou Planeta X, colidiria com a Terra no último sábado, acabando com a humanidade.

A teoria conspiratória é a mesma que ele tentou difundir em 2012 e que, na época, foi desmentida por um cientista da Nasa. De acordo com informações da Veja, em seu website, Meade explica que sua previsão original sobre o fim do mundo em 23 de setembro marcava, na verdade, o dia que deu início a uma série de eventos catastróficos que eventualmente levarão ao fim da Terra.

“Não deve acontecer nada em setembro”, escreveu. “É possível que, no fim de outubro, estejamos prestes a entrar no período de tribulação de sete anos, para ser seguido por um milênio da paz.”

Redação O POVO Online

Ministros do STF divergem sobre Aécio


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Primeira Turma da Corte decidiu “poetizar” e assumiu “comportamento suspeito” na terça-feira (26), ao decidir afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de suas atividades parlamentares e impor a ele o recolhimento domiciliar noturno.
Mendes afirmou que as medidas cautelares equivalem à imposição de prisão contra o parlamentar, o que a própria Primeira Turma considerou inconstitucional, por entender que o senador não foi flagrado praticando crime inafiançável.
“Eu tenho impressão que a Primeira Turma notoriamente decidiu pela prisão, o que não tem respaldo na Constituição, e que o Senado tem que deliberar sobre isso. A Constituição prevê que cabe a Senado e Câmara tomar a decisão”, disse Gilmar Mendes nesta quarta-feira.
O ministro defendeu que o próprio Supremo rediscuta o caso de Aécio, dessa vez no plenário da casa. Ontem, a Primeira Turma rejeitou, por unanimidade, um pedido da defesa para que o processo fosse discutido pelo pleno.
“Quando a Turma começa a poetizar, começa a ter um tipo de comportamento suspeito, certamente seria bom que a matéria viesse para o plenário. Acho que matérias controvertidas devem vir para o plenário”, defendeu.
Divergência
Após a sessão plenária dessa quarta-feira, os ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, que votaram a favor do afastamento de Aécio e de seu recolhimento noturno, rebateram a tese de Gilmar Mendes.
Ambos citaram uma alteração no Código de Processo Penal (CPP) aprovada pelo Congresso em maio de 2011 que elenca entre as medidas alternativas à prisão preventiva o recolhimento domiciliar noturno.
“Foi o Congresso Nacional que definiu que essa não é uma hipótese de prisão”, disse Barroso. “Portanto, com todo o respeito a todas as opiniões, não há uma dúvida jurídica aqui. O direito é claríssimo. Agora, as pessoas todas podem ter a sua opinião política a respeito dessa matéria, menos eu, que não sou comentarista político”, acrescentou.
Fux afirmou que “evidentemente” o recolhimento domiciliar noturno é uma medida alternativa à prisão, sem necessidade de aprovação legislativa. Ele disse ser preciso aguardar qual será a interpretação dada pelo Senado sobre o assunto.

Vacina contra dengue será apresentada na Comissão de Saúde da AL nesta quinta


A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa recebe, nesta quinta-feira (28), a partir das 8h30, uma exposição sobre a vacina contra dengue – denominada Dengvaxia e produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. A apresentação ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e vai ser realizada pela diretora-médica da instituição, Sheila Homsani.
Essa é a primeira vacina contra dengue que teve a comercialização permitida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A imunização abrange os tipos 1, 2, 3 e 4 da doença. Ela poderá ser aplicada em pacientes de 9 a 45 anos, que deverão tomar três doses subcutâneas, com intervalo de seis meses entre elas.
Ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Concurso para agentes penitenciários tem mais de 76 mil inscritos


Mais de setenta e seis mil pessoas estarão em Fortaleza neste fim de semana para participar do concurso que selecionará mil novos agentes penitenciários. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) comunicou que 76.906 mil pessoas se inscreveram para responder à prova objetiva, que acontecerá no próximo domingo e terá mais de 40 pontos de realização.
Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, o número de inscritos superou consideravelmente as projeções iniciais, mas houve tempo suficiente para preparar todos os detalhes e realizar uma prova tranquila e segura como o cargo exige. O concurso recebeu a inscrição de 10,2 mil pessoas de Pernambuco, segundo maior estado em número de participantes. O Ceará ficou em primeiro e teve 49,9 mil inscritos.
A Universidade Estadual do Ceará reunirá 4,8 mil participantes e os campi da faculdade Estácio somarão 6,3 mil inscritos. A expectativa é que o resultado seja divulgado até o fim de outubro e as próximas etapas aconteçam em novembro. Os participantes devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões que serão às 7h e 8h, respectivamente.

Eunicio Oliveira e Camilo Santana almoçam juntos


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), e o governador Camilo Santana (PT) almoçaram juntos, nesta quarta-fera (27), no gabinete da presidência do Senado. Durante o encontro, Camilo e Eunício discutiram investimentos para o Ceará, liberados através do senador, que seguirá usando seu prestígio junto ao presidente Michel Temer (PMDB) para conseguir verbas para o Estado.

Eunício e Camilo não quiseram comentar o encontro, mas é fato que a relação política entre o senador e o governador está cada vez mais fortalecida. Aliados próximos dizem que a má vontade do presidenciável Ciro Gomes (PDT) não impedirá a continuidade da aproximação entre PT e PMDB no Ceará.

Camilo voltou a afirmar que reconhece a colaboração do presidente do Senado e que continuará a procurar Eunício para destravar investimentos para o Ceará. O governador, assim como o ex-governador Cid Gomes (PDT), buscam o acordo com Eunício para as Eleições 2018. Cid chegou a abrir mão de sua vaga na chapa para o Senado, facilitando o acerto com o peemedebista.

Eunício não se manifestou sobre a aliança com o Camilo, mas já disse que, caso o senador Tasso Jereissati (PSDB) for candidato ao Governo do Ceará, Eunício disputará a reeleição na chapa do tucano.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Prefeitura de Irauçuba promove encontro esportivo com crianças e adolescentes


Prefeito Elmo Aguiar de Cariré estar entre os melhores do Ceará diz pesquisa


Na manhã desta terça-feira (26) em Fortaleza, foram escolhidos os 35 melhores prefeitos do Estado do Ceará. A promoção que tem à frente o publicitário Roberto Farias, da PPE – Publicidade, Promoções e Eventos, chega à sua 30ª edição, com bastante credibilidade em todo o estado.
A apuração dos votos foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, sendo presidida pelo radialista Antônio Viana, pelo publicitário Roberto Farias e o Reitor da Faculdade da Grande Fortaleza, Irapuan Aguiar.
A seleção foi feita através da Internet, a qual registrou mais de 70 mil votantes, e por uma comissão julgadora de alto nível. Também participaram do processo de escolha, através do voto secreto, diversos profissionais na área de comunicação – radialistas e jornalistas.
Os 35 prefeitos escolhidos foram avaliados através dos critérios de probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, tratamento ao funcionalismo, cumprimento de promessas, capacidade de captação de recursos, reconhecimento popular, entre outros.
A festa de entrega dos diplomas acontece no dia 30 de outubro, no La Maison Dunas. A solenidade será realizada a partir das 20 horas. A cerimônia reunirá autoridades, familiares e amigos dos homenageados.
AGRACIADOS – A relação dos 35 melhores prefeitos cearenses, na ordem de votação, é a seguinte: 1º Fortaleza, 2º Camocim, 3º Solonopole; os demais vem por ordem de votação/alfabética: Mombaça, Caucaia, Russas, Crato, Parambu, Campos Sales, Canindé, Eusébio, Horizonte, Juazeiro do Norte, Orós, Sobral, Umirim, Icó, Itatira, Maracanaú, Redenção, São Benedito, Cedro, Granja, Novo Oriente, Pacujá, Várzea Alegre, São Gonçalo do Amarante, Cariré, Frecheirinha, Acopiara, Pacatuba, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Acaraú e Aquiraz.

OBS:. Elmo Aguiar Prefeito de Cariré com uma administração voltada para o povo e sempre procurando melhorias para o município merece estar nesta lista.

RADIALISTA GENALDO AZEVEDO ESTÁ PRECISANDO DA SUA SOLIDARIEDADE


Acometido de um mal estar que culminou com a necessidade de uma cirurgia cardíaca a ser realizada nesta quarta-feira (27/9), o radialista Genaldo Ferreira está precisando da solidariedade do povo sobralense através da doação de sangue.
Para tanto, basta a quem interessar se dirigir ao Hemoce de Sobral, localizado na Rua Jânio Quadros, ao lado da Santa Casa, e informar na recepção que a doação, que pode ser de qualquer grupo sanguíneo, é destinada a GENALDO FERREIRA AZEVEDO.

Extinção do TCM – Recurso contra a emenda será julgado pelo Supremo no dia 4 de outubro


Entrou na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal o recurso impetrado pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) contra a emenda, de autoria do deputado estadual Heitor Férrer (PSB) e aprovada pela Assembleia Legislativa, que extinguiu do Tribunal de Contas dos Municípios.
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou para o próximo dia 4. A informação é do grupo de advogados articulado pela Atricon e respaldado pelo ex-presidente do TCM, conselheiro Domingos Filho.

Horário de Verão terá início dia 15 de outubro


O Horário de Verão 2017/2018 terá início no domingo, dia 15 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. À meia-noite do dia 14 (zero hora do dia 15), o relógio deverá passar para 1h e este dia terá uma hora a menos.

Com o Horário de Verão aplicado ao “horário de Brasília”, o Leste do Amazonas e os estados de Roraima e Rondônia ficam com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília; Acre e Oeste do Amazonas ficam com três horas a menos.

Conforme determina o Decreto 6.558, de 8 de setembro de 2008, o Horário de Verão é adotado “a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente”. Assim, o Horário de Verão terminará a zero hora do dia 19 de fevereiro de 2017. Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano e cujos dias são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931.

O Observatório Nacional é responsável pela geração, distribuição e conservação da Hora Legal Brasileira (HLB), desde 1850, quando essa atividade teve início no país. É na sua sede, no bairro São Cristóvão, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que será feita a troca de horário no próximo domingo. Para saber a hora certa, basta acessar a página http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/ e clicar no link “acerte seu relógio”.

Também está disponível na internet a Rádio DSHO/ON. Acessando a página http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/MenuRadioDSHO.html, é possível escutar os enunciados de dez em dez segundos da Hora Legal Brasileira, de acordo com o respectivo fuso horário de cada região do território nacional.

Vacina da zika só estará disponível em dois anos, afirma ministro da Saúde


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta terça (26), em Washington, que a vacina para a zika só deve estar disponível para a população no fim de 2019. O tema foi tratado durante o encontro que o ministro brasileiro teve com o secretário de Saúde dos EUA, Tom Price, na segunda, na capital americana.
Barros disse ter pedido a Price ajuda para “agilizar o processo de produção”, que será feito em parceria com a empresa americana GE Healthcare. “Penso que em dois anos podemos ter um resultado positivo, mas evidentemente depende da evolução dos testes clínicos fase três [referente a testes em humanos]”, disse o ministro.
“Acredito que não teremos antes disso os resultados e a segurança necessária para que a vacina esteja no mercado e tenha capacidade e escala de produção.” A vacina já passou pela fase de testes em macacos e camundongos e em breve será chamada “fase três”, de testes em humanos.
Antes disso, no entanto, a Fiocruz contratará a GE Healthcare para a produção da vacina. Segundo o ministro, foi inaugurada recentemente uma fábrica de biológicos na sede da Fiocruz, no Brasil, capaz de desenvolver o banco de células master –necessário para a produção da vacina–, mas esse banco não poderia ser desenvolvido imediatamente.
“Para adiantar o processo de desenvolvimento, será contratado este desenvolvimento do banco de células master aqui nos EUA e isso permitirá ganhar tempo no desenvolvimento da vacina”, disse. De acordo com Barros, os americanos tinham pedido um ano de prazo para a produção da vacina a ser testada em humanos no Brasil e nos EUA. “Nós estamos pedindo para diminuir esse prazo para iniciar os testes.”
Questionado sobre o custo para a produção da vacina em parceria com a empresa americana, o ministro disse que “os valores são muito modestos” e que não há uma previsão orçamentária ainda porque o contrato não foi concluído. “O desenvolvimento feito pelo Instituto Evandro Chagas teve custo muito baixo para o Brasil, mas temos parceiros e vamos continuar investindo para que a gente consiga terminar a vacina”, afirmou.
Segundo o ministro, os testes em animais permitiram identificar possíveis sequelas da vacina que não tinham sido mapeados antes, como esterilidade. Também com Price, Barros discutiu um intercâmbio nas áreas científica e técnica sobre bancos de tecidos nos dois países.
“Há um interesse em fazer intercâmbio para que possamos ampliar a possibilidade de obter esses tecidos para recuperação de pessoas, em especial acidentados de trânsito”, disse.
MAIS MÉDICOS
Barros também discutiu sobre o futuro do programa Mais Médicos com o ministro da Saúde de Cuba, Roberto Morales Ojeda, à margens do encontro de ministros da região na sede da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) em Washington.
Em outubro, os dois governos e a Opas vão definir o número de médicos cubanos que seguirá atuando no Brasil. Segundo ele, o governo tem a meta de diminuir dos cerca de 8.000 atuais para 7.400 até 2019. No início, havia 11.400 médicos cubanos. Hoje, no total –considerando os médicos brasileiros–, há 18 mil profissionais no programa.
O ministro afirmou ainda que Cuba estava preocupado com os cerca de 150 processos movidos por médicos cubanos no Brasil para permanecer no país ao fim do ciclo individual de três anos e para receber diretamente o salário pago pelo governo brasileiro.
“Alguns receberam decisões de primeira instância, das quais recorremos, e temos conseguido sustentar as regras do acordo do convênio que são fundamentais para podermos manter esses profissionais”, disse o ministro.
Barros também se encontrou com a ministra do Equador, Verónica Espinosa, com quem discutiu a questão de rotulagem de alimentos. A Anvisa realizará ainda neste ano uma audiência pública para dar início ao processo de exigir, nos rótulos, informações visíveis sobre as quantidades de sal, açúcar e gorduras trans dos alimentos.
Fonte: Folhapress

TJCE aceita denúncia contra prefeito de Barro


A Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aceitou denúncia contra o atual prefeito do Município de Barro, José Marquinélio Tavares, por fraude em licitação. O relator do processo foi o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos.
Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Púbico Federal (MPF), José Marquinélio Tavares, Francisco Marlon Alves Tavares e Antônio Sevirino de Sousa praticaram vários crimes, entre 2008 e 2010, envolvendo licitações no citado município.
Em 2008, a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mauriti (Apamim), que tem como presidente Antônio Sevirino, ganhou licitação de Barro para realização de serviços de exames laboratoriais diversos. Em 2008, a associação recebeu R$ 77.104,00 dos cofres públicos. Em 2009, foi pago R$ 73.614,00 pela continuidade dos serviços e, em 2010, o valor repassado foi de R$ 79.894,00.
Ainda segundo o MPF, a sede da Apamim era em Mauriti, a 80 km de Barro. A irregularidade visava beneficiar a clínica Antônia Tavares e o Laboratório Dr. Marlon Tavares, de propriedades de Francisco Marlon, irmão do prefeito. Ocorre que tão logo venceu a licitação, a Apamim firmou contrato com as referidas empresas para a prestação integral dos serviços.
Para o órgão ministerial, seria inviável o transporte dos moradores do Município de Barro até Mauriti, seja pela distância entre as localidades, seja pela relação custo-benefício do deslocamento, na medida em que vários serviços e exames laboratoriais possuíam valores muito baixos, variando entre R$ 4,40 e R$ 13,80. Alega que a simples locomoção entre as cidades restaria mais onerosa do que a realização dos próprios procedimentos.
Ainda segundo o MPF, o prefeito manipulou a licitação exclusivamente para beneficiar a empresa de seu irmão, tendo a associação funcionado como laranja. A denúncia foi recebida pelo Juízo da 16ª Vara Federal de Juazeiro do Norte.
Na contestação, os réus sustentaram incompetência da Justiça Federal, disseram não ter participado da licitação, pois apenas prestaram serviço à Apamim. Argumentaram ainda que a responsabilidade é do titular da Secretaria de Saúde, que tem a autonomia no gerenciamento e aplicação de recursos.
A Justiça Federal, no entanto, reconheceu a incompetência para julgar o processo sob o entendimento de que os valores desviados não são verbas do Fundo Nacional de Saúde.
Por conta disso, os autos (nº 0005554-40.2017.8.06.0045) foram encaminhados ao TJCE. Na sessão dessa segunda-feira (25/09), a Seção Criminal, por unanimidade, recebeu a denúncia contra o gestor.
“Cumpre ressaltar que, para o recebimento da denúncia, apenas uma análise superficial deve ser feita, não sendo possível adentrar no mérito da ação. É dizer, cabe apenas a averiguação da viabilidade da denúncia, não sendo possível proceder a uma análise subjetiva dos elementos que envolvem os fatos, notadamente da culpabilidade dos agentes, devendo limitar-se ao exame da tipicidade da conduta, interesse processual ou ocorrência de causa extintiva de punibilidade”, explicou o relator.
Fonte: TJCE

Ceará chega aos mil transplantes em 2017


No mês de conscientização para a doação de órgãos para transplantes, o Ceará ultrapassa a marca dos mil transplantes no ano e chega ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, com o total de 1.098 transplantes realizados em 2017. Já são 161 transplantes de rim, um de rim/pâncreas, 21 de coração, 143 de fígado, 3 de pulmão, 62 de medula óssea (42 autólogos e 20 alogênicos), 705 de córnea, um de esclera e um de valva cardíaca. Em relação ao ano de 2016, até o mês de agosto, este ano o Ceará realizou mais transplantes de fígado e o mesmo número de transplantes de pulmão e de medula óssea, embora o maior número de transplantes alogênicos em 2017.
Como em 2016, a marca dos mil transplantes foi alcançada em agosto. De janeiro a agosto de 2016, houve 1.153 transplantes no Ceará. Em igual período de 2017, foram realizados 1.012 transplantes no Estado. A queda no ritmo dos transplantes em 2017, entretanto, é em grande parte justificada por uma grande conquista do Estado em 2016, ano em que o Ceará zerou a fila de espera de transplantes de córnea, depois de 34 anos realizando esse procedimento, iniciado em 1982. Na diferença de 141 transplantes a menos este ano, até agosto, 101 são de transplantes de córnea. “Fila zero” de córnea é uma meta estabelecida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e indica a situação em que o paciente que precisa de um transplante não necessita esperar pelo tecido porque ele já está disponível para a cirurgia. Na segunda-feira, 25 de setembro, a lista de espera para esse tipo de transplante contava apenas sete pacientes ativos.
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplantes do mundo, no qual cerca de 95% dos procedimentos e cirurgias são feitos com recursos públicos. O Ceará, anualmente, fica entre os Estados que mais realizam transplantes de órgãos no país, com recordes sucessivos.
Além do elevado nível de especialização e excelência das equipes transplantadoras no Ceará e do trabalho das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs), a efetivação das doações e um dos principais fatores que contribuem para o crescimento no número de transplantes. O Ceará conta hoje com 52 hospitais notificantes e 18 CIHDOTTs. Para ser um doador não precisa deixar mais nada por escrito. Basta avisar a sua família sobre a vontade de doar e ajudar a salvar vidas.
Com informações da Secretaria da Saúde do Ceará