terça-feira, 5 de junho de 2018

TRE firma parceria com Acert


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Nailde Pinheiro, esteve reunida, ontem, com representantes da diretoria da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert). Em pauta, os desafios em comunicação para as eleições 2018, especialmente, o combate às fakenews, e o apoio na realização dos seminários eleitorais que a Acert promoverá nos meses de junho, julho e agosto.
“Temos a satisfação de receber a Acert e reafirmar a nossa parceria histórica, no apoio logístico com a difusão de informações, através de campanha, aos eleitores. Este ano, temos um desafio ainda maior, com a questão das fakenews. O TRE já está em preparação, juntamente com outros órgãos estratégicos, para receber e tratar essas demandas”, assegurou a desembargadora Nailde Pinheiro.
A Acert, que hoje conta com 190 emissoras associadas, reiterou a necessidade do esclarecimento não só do cidadão, como também do próprio comunicador, acerca da legislação eleitoral, já que emissoras são detentoras de concessão pública.
Prevenção
Como ação preventiva, a Acert promoverá seminários regionais com profissionais da imprensa, para debater regras da legislação eleitoral para a atuação dos radialistas e jornalistas, “sempre tendo como meta a informação e a liberdade de imprensa”. Foi solicitado apoio do tribunal na realização dos eventos. Segundo a associação, estão agendados encontros regionais em Barbalha (23/6), Crateús (28/7), Sobral (4/8) e Fortaleza (10/8).
De acordo com Paulo César Norões, presidente da Acert, “em anos eleitorais, a entidade promove esses seminários para esclarecer aos radiodifusores as inovações na lei eleitoral. É um evento informativo. Um trabalho com foco na prevenção. Da mesma forma, realizaremos campanhas educativas de valorização do voto e sobre as notícias falsas”.
A presidente do TRE afirmou que desinformação se combate com informação e garantiu que viabiliza a presença de magistrados e servidores nos eventos da Acert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário