segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Artigo DR Rildson Martins


CNJ – Tribunal de Justiça CE I
Rildson Martins
Advogado
Não podemos deixar de enfrentar a afirmação de que,no mundo real, não existem advogados e juízes larápios.Não, não existem...!!! Há, sim, eventualmente, pessoas que são acusadas de não honrarem os seus juramentos,os seus títulos acadêmicos e funcionais, enfim, de agenciarem desvios de conduta.Quem assim age é a pessoa, a figura humana, travestida de profissional.
A advocacia trata-se de um dos ofícios da mais alta categoria social , considerando que em toda situação aflitiva que envolva risco ao patrimônio ou na liberdade de qualquer pessoa, quem é procurado para promover a sua defesa é exatamente um profissional da advocacia, ou seja, o advogado.
O papel,pois,do advogado, é o de intermediar, com garra e inteligência , a defesa dos direitos violados ou ameaçados de todos os perseguidos e injustiçados .
Consoante o sentir de Vanessa Franklin, é papel do advogado a garantia e o cumprimento do direito do seu cliente, em meio a uma sociedade que está a cada dia mais complexa e burocrática, é preciso que exista um profissional responsável por decifrar o emaranhado de informações que acomete o cidadão diariamente. Além de dar clareza aos problemas, o advogado também faz papel de conselheiro e defensor dos direitos do indivíduo.
A safra de advogados que dificulta uma composição amigável estar em visível declínio, pois , a cultura da conciliação a cada dia se afirma, dada a irretorquível morosidade do judiciário ,merecendo, pois, missa de 3ª categoria , a qualidade da entrega da prestação jurisdicional, em que pese um visível avanço nos julgamentos no tablado do 2º grau, graças aos diligentes empenhos da Presidência e da Ouvidoria do TJCE.
Segundo o escólio de Éderson Garin Porto, o sistema judiciário depende da qualidade ética dos operadores do direito , no respeito, honra, decoro, probidade e respeitabilidade, pois somente assim poderá se atingir o fim colimado pelos participantes da relação jurídica processual. É com base na atuação ética e retilínea do advogado, bem como dos demais "atores" , juízes e promotores, poderá se preservar a realização da justiça.Quem de fato necessita fazer uma reciclagem em seus conhecimentos de ordem ética e moral são as pessoas desses mesmos “ atores”, temos de investir no homem e nos seus valores .Sem ética , não há justiça. Nesse contexto, urge a necessidade premente de que sejam abertos cursos sobre ética e moral destinados aos lidadores do direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário