![]() |
| Com a fixação da coroa, a estátua, de mais de 200 quilos, terá uma altura acima de 50m |
O treinamento com o helicóptero do Ciopaer acontece desde a última terça-feira. Foram várias tentativas para não acontecer falhas. O que também chamou a atenção dos presentes foi a presença de vários políticos, inclusive do governador Cid Gomes, o prefeito da cidade, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e o deputado Ely Aguiar, idealizador da construção.
Embargo
A obra chegou a ser embargada pelo Ministério Público por duas vezes e vinha sendo construída desde 2009. Os serviços foram estão sendo concluídos pela empresa JM Construções.
Segundo o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Quintino Vieira, a próxima etapa de construção será uma réplica da igreja de Fátima, além de uma grande praça. O projeto estará sendo encaminhado para o governador e ser autorizado o processo de licitação para a obra. Ele disse que a meta, após o processo, é concluir os serviços da praça em 90 dias, para a sua inauguração ainda este ano. "No próximo ano, queremos realizar um grande evento, no dia 13 de maio, aqui neste local, dia de Nossa Senhora de Fátima", diz
As condições climáticas no local foram os principais aspectos avaliados para aposição da coroa dourada, com uma cruz azul em cima. A dona de casa Maria do Socorro veio do bairro Seminário, no Crato, e trouxe um banquinho para esperar o momento, que considera único de rara beleza. Ela afirma que essa é uma grande conquista para cidade e as pessoas, que necessitam alimentar a sua fé.
São sete metros de base, mais 38 da estátua e sete da coroa, totalizando mais de 52 metros, conforme técnicos que trabalharam na montagem do monumento. Mesmo sem ser finalizada, o monumento já se tornou um atrativo na cidade e tem alterado a rotina dos moradores, que não esperavam a obra ser concluída. Essa pelo menos era a impressão da estudante Flaviana da Silva. Segundo ela, hoje já pode ser notada uma grande movimentação na sua comunidade. Também disse que está otimista com a possível chegada de melhorias em seu bairro.
A afixação foi iniciada após às 17 horas, da quinta-feira, e não às 16 horas como havia sido previsto, e foi mais de meia hora de algumas tentativas. O vento não ajudou muito os técnicos. O superintendente afirmou que os técnicos eram altamente capacitados para realizar a operação e nenhuma outra empresa privada no Estado do Ceará possui a capacitação para realizar esse tipo de operação.
Visitações
O MP alegava não ser competência do Estado o investimento em obras do porte, de cunho religioso. O resultado é que, mesmo assim, a imagem está sendo finalizada e já tem se tornado cartão postal da cidade. Os compartilhamentos nas redes sociais da imagem têm sido constantes. No mês dedicado à Maria, as visitações se intensificaram e já ocorreram até procissões.
O intuito da obra é fortalecer o turismo religioso, numa região com um potencial voltado para o público fiel. Segundo o memorialista Huberto Cabral, a tradição e devoção à Nossa Senhora Fátima no Crato é antiga.
Em 21 de junho de 1968, uma estátua chegou a ser inaugurada no antigo campo de pouso na Chapada do Araripe. Ainda hoje é bastante visitada. No Brasil, o monumento chega a ser maior que a estátua do Cristo Redentor (38 metros), no Rio de Janeiro, e no Ceará, a do Padre Cícero (27 metros).
O projeto é considerado ousado, e fica numa parte alta da cidade, uma das áreas periféricas mais carentes do município do Crato. Desde que o projeto foi iniciado, que há uma ansiedade de melhorias na localidade. Os moradores locais sequer acreditavam que a construção fosse concluída logo, com as interdições constantes.
A tinta utilizada na estátua é automotiva com pigmentos de resina, o que possibilitará uma proteção ao monumento. A imagem foi montada em módulos de resina de vidro e projetada pelo escultor juazeirense, Franciné Diniz. Nesta etapa de trabalho também serão realizadas obras de infraestrutura do local. Será erguido um mirante com dois pavimentos, incluindo dois banheiros, 226 metros de guarda corpo, com área total de aproximadamente 290 metros quadrados. Os serviços estão sendo realizados por meio da construtora JMD Construções Ltda. O projeto, orçado inicialmente em quase R$ 600 mil com verba do Ministério do Turismo. (E.S)
Mais informações:
Secretaria das Cidades
Avenida Gal. Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag
Cambeba- Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4448

Nenhum comentário:
Postar um comentário