terça-feira, 10 de junho de 2014

Igreja divulga 'mandamentos'

Os mandamentos também pedem paz, respeito à população em situação de rua e alegria e tolerância durante os jogos do Brasil
Fortaleza é uma das rotas turísticas mais procuradas no Brasil. Com a Copa do Mundo, o número de turistas aumentará consideravelmente. Pensando nisso, a Arquidiocese de Fortaleza estabeleceu os "dez mandamentos" para a Copa do Mundo no Ceará, lançados, na tarde de ontem, no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja, na Avenida Dom Manuel, Centro.
A Igreja enfatiza a questão da exploração sexual tanto de crianças e adolescentes quanto a de mulheres. O primeiro mandamento é "respeite nossas crianças, jovens adultos e idosos. A nossa gente é a nossa história". Já o sétimo é "admire nossas mulheres com a mesma admiração que tem com sua mãe, irmã, filha e sua melhor companheira. Elas não são descartáveis".
Os mandamentos também enfocam os protestos. "A Igreja entende as manifestações e seus pedidos, mas não apoia o vandalismo e a violência", comenta dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo auxiliar de Fortaleza, depois de citar o segundo preceito, que pede a conservação dos patrimônios.
Os mandamentos também destacam a paz, pedindo o respeito à população em situação de rua. Sobre possíveis perdas nos jogos do Brasil, a Igreja orienta que a alegria continue presente e que a tolerância seja vigente.
Celebrações
A Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o projeto Copa do Mundo Dignidade - Paz, com o objetivo de que os estrangeiros também possam ter experiências espirituais no durante do evento. As arquidioceses das cidades sedes prepararam uma programação especial para este período.
Fortaleza terá missas celebradas em cinco línguas estrangeiras - espanhol, inglês, italiano, francês e alemão, além de em português. Dez igrejas irão promover essas celebrações.
O padre Gilson Soares, coordenador da Pastoral do Turismo, certifica que a intenção da arquidiocese foi fazer com que os turistas possam participar dos ritos da Igreja Católica.
"Faz três meses que trabalhamos esse projeto, queríamos que todas as igrejas tivessem essa programação, mas, infelizmente, foi inviável", complementa.
As missas aconteceram do dia 14 de junho ao dia 4 de julho. As igrejas escolhidas foram as próximas dos pontos turísticos, no centro e na orla.
Missas
14 de junho - 11h
Inglês: Catedral
Espanhol: Cristo Rei
Francês: São Vicente de Paulo
17 de junho - 11h
Inglês: Catedral
Espanhol: Nossa Senhora da Saúde
Espanhol: Cristo Rei
19 de junho - 19h
Espanhol: São Pedro
21 de junho - 11h
Inglês: Catedral
Francês: Nossa Senhora de Fátima
Alemão: Santa Edwiges
22 de junho - 11h
Inglês: Catedral
Francês: São Vicente de Paulo
Alemão: Santa Edwiges
Espanhol: São Benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário